ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

terça-feira, 16 de março de 2010

EVENTO CULTURAL: 8ª Regata de São José da Barrinha em Acaraú


A valorização das tradições náuticas e religiosas da comunidade da Barrinha de Baixo e do Baixo Acaraú. Esse é o principal objetivo da 8ª Regata de São José da Barrinha, evento cultural, composto por regata de embarcações, concurso de gastronomia e apresentações artístico-culturais.As atividades ocorrerão nos dias 18 e 19 de março, na Praia da Barrinha de Baixo, localizada no município de Acaraú.

No dia 18, a partir das 18h, na Praia da Barrinha em Acaraú, haverá um concurso de gastronomia regional, com o tema “peixe”. O primeiro lugar ganhará um fogão e um prato do cardápio promocional da Taberna do Paulo por uma semana; o segundo, uma cortesia para seis pessoas nesse restaurante, situado em Acaraú; e o terceiro lugar, um jogo de panelas. Às 20h, haverá uma missa na igreja de São José da Barrinha, onde se realiza, desde o dia 01, novena em homenagem a São José. Às 21h, ocorrem apresentações artístico-culturais e, a partir das 22h, as atividades encerram-se com a apresentação da banda Som da Praia e Cobra Criada.
 
Em 19, considerado o dia de São José, padroeiro do Ceará, a partir das 8h, parte uma procissão da igreja de São José da Barrinha, com destino à praia, para compor uma procissão, pelo mar, com a imagem de São José. Às 9h30min, aproximadamente 40 embarcações de 140 pescadores da região do Baixo Acaraú iniciarão a regata de barcos a vela, enquadrados em três categorias, baseadas no tamanho desta: de 25, 20 e 16 metros quadrados. 

Os cinco primeiros lugares de cada categoria ganharão troféus, além de premiação em dinheiro. Os espectadores poderão realizar passeios gratuitos de canoas à vela. Nesse dia, haverá uma feira de artesanato, barracas de comidas típicas e apresentações de capoeira. O encerramento das atividades do segundo dia está previsto para ocorrer às 18h.
 
O evento tem por finalidade a divulgação da localidade como potencial turístico, o despertar da comunidade para a atividade do turismo sustentável, a valorização das tradições culturais e a preservação do meio ambiente. “A 8ª Regata de São José da Barrinha em Acaraú tem uma grande importância para a comunidade de pescadores artesanais da localidade, preservando as tradições culturais e valorizando a região como pólo turístico”, defende o professor Armando Fontenele, do campus de Acaraú do IFCE.

Programação da 8ª Regata de São José da Barrinha em Acaraú

Dia 18/03 – quinta feira

18h Concurso de Gastronomia Regional; tema: “Peixe”

20h Missa na Igreja de São José da Barrinha

21h Apresentações culturais (Praça da fábrica de gelo)

22h Banda local – Som da Praia e Cobra Criada

03h Encerramento

Dia 19/02 – sexta feira (feriado de São José)

08h Procissão partindo da Igreja com destino à praia e seguindo por mar, acompanhada pela Banda Municipal de Acaraú e coral de crianças

09h30min Início da Regata (3 categorias sucessivas) com passeios de canoas a vela (gratuito) intercalados.

*** Durante todo o dia, poderá ser conferida feira de artesanato, barracas de comes e bebes e apresentações de capoeira.

13h Fim da Regata e passeios

12h Início da Banda de Forró Som da Praia e Forró Mexe Mais 

16h Encerramento

18h Encerramento

Fonte: AVOL

Nenhum comentário: