ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Programa Agrinho propõe mudança de hábitos no campo



                        
                         Com apoio do Banco do Nordeste, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-CE), começou a promover a realização do “Programa Agrinho”, que teve inicio  a partir do dia 7,  na região da Serra da Ibiapaba, Maciço do Baturité e Baixo e Médio Jaguaribe. O evento objetiva proporcionar mudanças de hábitos e de atitudes quanto à preservação ambiental, à saúde, à educação e à cidadania, mediante uma ação conjunta escola-comunidade rural, visando formar cidadãos empenhados na defesa das questões de interesse do seu meio de convivência.
“O Banco do Nordeste, como instituição impulsionadora do desenvolvimento sustentável do Nordeste, dispõe-se em apoiar a iniciativa educacional voltada para as crianças e os jovens, visando mudança de atitudes em relação a meio ambiente, saúde e cidadania, o que contribuirá para a formação de futuras gerações”, destaca o gerente Ambiente de Responsabilidade Socioambiental, Danilo Lopes.
O Agrinho é um programa que prioriza a criança, transformando-a pela educação, em agentes de melhoria das condições sociais e econômicas da família e da comunidade onde vivem. O evento busca ainda o esforço conjunto na perspectiva de superar a barreira do desconhecimento e das práticas tradicionais adotadas pela geração atual e as  precedentes.
O material didático, composto de cartilhas, jornais e manual do professor, fornecido pelo Senar com a logomarca dos patrocinadores, apresenta temas em forma de estórias infantis, tendo como personagem principal um garoto chamado Agrinho, daí o nome do Programa. Como incentivo, são realizados anualmente concursos, visando premiar alunos, docentes e municípios.
Expansão do Programa
Espelhado no sucesso que o Programa alcançou no Estado do Paraná, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-CE), decidiu, em 2003, implantar um projeto-piloto na região da Ibiapaba com o tema Meio Ambiente. A partir dessa iniciativa, o Senar/CE vem, ano a ano, expandindo a área de atuação e introduzindo novos temas, tendo atingindo em 2009, 42 municípios, 1.214 escolas, 8.941professores e 175.769 alunos, nas regiões da Serra da Ibiapaba, Maciço de Baturité e Baixo e Médio Jaguaribe.
O uso indiscriminado e inadequado dos defensivos agrícolas, nas regiões produtoras de alimentos hortigranjeiros e de flores, vem causando enormes prejuízos e repercussões negativas quanto: a saúde da população, principalmente a dos trabalhadores rurais e de suas famílias que lidam diretamente com os agrotóxicos e a degradação de recursos naturais da Região.Para 2010, o Senar/CE pretende ampliar o Programa, nas regiões do Vale do Acaraú, Baixo Vale do Acaraú e do Sertão Central, com mais 16 municípios, 48.100 alunos, com o tema meio ambiente.
Fonte: AVOL

Nenhum comentário: