ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

BONS VENTOS: Ceará terá mais 542 MW de energia eólica em 2010



O Ceará voltará liderar a produção nacional de energia eólica em 2010 com a entrada de todos os 14 parques do Proinfa em funcionamento, quando terá 518,3 MW de potencia instalada. Já em 2012 dobrará a produção, com a entrada em funcionamento das novas usinas, que somarão 542 MW, contratados no último leilão promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no último dia 14. A soma da potência das novas usinas com as 14 do Proinfa, mais as três existentes anteriormente, dará ao Estado 1.060,3 MW. Os cálculos foram feitos pelo coordenador de Energia e Comunicações da Seinfra, Renato Rolim, que ressalta a importância desse desempenho do Ceará na produção de energia elétrica a partir de fonte limpa no País.

 No primeiro leilão exclusivo para a compra de energia eólica, promovido pela Aneel no dia 14 último, o Ceará teve 22 projetos negociados, o maior número entre os participantes, totalizando 542 MW. Ao todo 17 empresas compraram o direito de produzir e comercializar energia eólica no Ceará por um prazo de 20 anos, a partir de 2012. Os 22 novos parques ficarão localizados nos municípios de Acaraú, Aracati, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Amontada, e Trairi. O Estado tem atualmente 17 usinas entre em operação e em testes, sendo 14 do Proinfa e três implantadas antes do Programa de incentivo. O Rio Grande do Norte obteve o primeiro lugar em projetos contratados, com 66 projetos que somarão 657 MW.

 "Com esse resultado, o Estado se consolida cada vez mais na produção eólica", destacou o secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, para quem o crescimento da utilização da matriz eólica no País é bom para o Ceará. O potencial eólico do Estado é de 25 mil MW em terra e 10 mil MW no mar, podendo ainda aumentar bastante sua produção. Esse potencial representa 10 vezes a demanda máxima de energia elétrica requerida atualmente pelo Estado.

Assessoria de Imprensa da Seinfra

Guedes (comunicacao@seinfra.ce.gov.br /  3101.3763)

Nenhum comentário: