ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quarta-feira, 22 de julho de 2009

TURISMO: Praias de Acaraú, deslumbramento da natureza!





O acúmulo da água das chuvas da estação invernosa deste ano deu um novo visual à praia de Aranaú: no meio das dunas que contornam o litoral desta praia formaram-se várias lagoas. Numa rápida comparação, há quem diga que o lugar é parecido com os Lençóis Maranhenses.

Comparações à parte, Aranaú surpreende pela riqueza de dunas que mudam de lugar conforme a força do vento. Os nativos aproveitam o belo cenário para brincar nas dunas, escorregando em seus paredões. Neste período do ano, eles tomam banho nas límpidas águas das lagoas temporárias, que ao refletirem o azul do céu ganham uma coloração anil. De cima das dunas, é possível observar um vasto coqueiral logo à frente e a Lagoa dos Espinheiros, que abastece a vila de pescadores de Aranaú.

A vizinha praia da Barrinha é marcada por arrecifes e pela presença de algas em toda a sua extensão. O mar da Barrinha é tomado por canoas de pescadores que tiram dali o seu sustento. Não se vê quase ninguém nestas praias, a não ser os moradores da vila de pescadores. O silêncio do lugar só é quebrado pelo som das ondas ao arrebentarem na praia ou pelo motor dos buggies nas dunas. Outro detalhe que chama atenção em Barrinha são as árvores retorcidas pela força do vento e até mesmo com suas raízes arrancadas.

Acesso
O acesso é possivel de Acaraú para o distrito de Aranaú pela BR-403, cerca de 30 km.

As altas dunas de Aranaú são convidativas para passeios de buggies ou em veículos com tração nas quatro rodas. No entanto,como as dunas são móveis, é preciso conhecer muito bem a região, para evitar acidentes.

E os passeios de buggies pelas dunas de Aranaú que a emoção aflora. Muitas dunas formam imensos funis e os bugueiros experientes realizam manobras radicais nos paredões de areia de formatos sinuosos. Num determinado trecho entre as dunas, foi formada pela força da natureza uma espécie de ponte de areia, que separa duas lagoas temporárias. A descida no buggy em meio a essas lagoas é de tirar o fôlego. O momento é único e deve ser perpetuado em vídeo ou em fotos, por isso não esqueça de levar uma máquina fotográfica ao visitar as dunas de Aranaú.

O passeio nas dunas de Aranaú tem sido muito procurado por grupos interessados no turismo de aventura. ´O passeio de um dia, visitando as praias de Acaraú, tanto as urbanas como as desertas, custa R$ 180,00 para quatro pessoas.

Apoio

Após o passeio pelas dunas de Aranaú e Barrinha, o visitante pode seguir para a praia do Preá, onde tem a opção de degustar um delicioso robalo frito nos restaurantes locais, ou retornar para a cidade de Acaraú e conhecer as praias urbanas. Uma coisa é certa: a visita às praias de Acaraú é um relaxante passeio que você pode incluir nas suas próximas viagens de férias.

Nenhum comentário: