ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quinta-feira, 30 de julho de 2009

SAÚDE: Especialização capacitará enfermeiros obstetras para Acaraú


Capacitar enfermeiros para reduzir a mortalidade materna e neonatal no Ceará é a meta do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica, cuja abertura acontecerá no próximo dia 31 de julho, às 8h30min, na Escola de Saúde Pública do Ceará. O curso é promovido pela Coordenadoria de Pós Graduação em Atenção à Saúde da ESP-CE, em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará e com apoio do Ministério da Saúde.

Segundo Garcia Neto, coordenador do curso, no Ceará, existem 31 hospitais-maternidades pólo, que são referência em obstetrícia e neonatologia e, segundo pesquisa realizada através do Instrumento de Avaliação das Maternidades, identificou-se uma grande carência de enfermeiros obstetras nas salas de parto.

Para suprir essa lacuna, serão capacitados 156 enfermeiros da rede pública de saúde do Ceará, contemplando os municípios de Acaraú, Caucaia, Maracanaú, Canindé, Itapipoca, Quixadá, Aracati, russas, Limoeiro do Norte, Sobral, Camocim, Tianguá, Tauá, Icó, iguatu, Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte e áreas indígenas ( Acaraú, Itarema, Caucaia, Pacatuba). O levantamento das unidades e a definição do público-alvo foram feitos a partir de critérios estabelecidos pelo Grupo de Trabalho do Núcleo de Atenção Primária/Saúde Sexual e Reprodutiva - NUAP da Secretaria da Saúde do Estado Ceará juntamente com a colaboração das Coordenadorias Regionais de Saúde –CRES.

Ensino e Serviço

Segundo a coordenadora de Pós-graduação em Atenção à Saúde da ESP-CE, Isabel Cavalcanti, no ano passado foram capacitados enfermeiros do Programa Saúde da Família no Curso de Aperfeiçoamento das Áreas Estratégicas da Atenção Básica. Agora é o momento de capacitar o nível secundário, pois a meta é a qualificação em todos os níveis. “É importante ressaltar que nossa intenção não é que o enfermeiro substitua o médico obstetra, mas pretendemos qualificar esse profissional para que ele possa dar um suporte maior, contribuindo para reduzir os índices de mortalidade materna”. Isabel destaca que haverá um módulo específico sobre os aspectos legais e éticos do exercício da profissão.

Também estão entre conteúdos abordados: o processo de cuidar em enfermagem à mulher na fase reprodutiva; no pré-natal de baixo risco; no parto e pós-parto; nas urgências e emergências obstétricas e ao recém-nascido na sala de parto; nas intercorrências da gestação; à mulher no parto de alto risco e ao binômio mãe-filho no puerpério.

Metodologia

O eixo central do curso será o Método Clínico Centrado no Paciente, uma perspectiva transformadora, que parte do encontro entre o profissional e o paciente baseada no diálogo e gerando satisfação para ambas as partes.

Com 652 horas-aula, o curso será dividido em 13 módulos. Cada módulo terá 20h/a de atividades presenciais, que acontecerão na sede da ESP-CE, sempre às sextas-feiras (8h às 22h) e sábados (8h às 14h); 20h/a de atividades teórico-práticas (12h de estágio supervisionado e 8h de discussão dos casos clínicos com os preceptores).

Segundo Isabel Cavalcanti, entre coordenadores, supervisores, facilitadores e preceptores cerca de 50 profissionais estão envolvidos na organização desse curso. “Estamos centrando esforços em um trabalho que trará resultados práticos na saúde materno-infantil”, conclui.


Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP-CE

Assessoria de Comunicação e Marketing - Ascom

Fones: (85) 3101.1412 - 96191828 - 8746.3329

Nenhum comentário: