ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

sexta-feira, 22 de maio de 2009

SAÚDE:Prefeitos da região de Acaraú assinam protocolo para criação do consórcio de saúde


Foi criado mais um consórcio regional de saúde no Ceará. Desta vez na microrregião de Acaraú. Os prefeitos de Acaraú, Morrinhos, Cruz, Bela Cruz, Marco, Itarema e Jijoca de Jericoacoara, municípios da 12º Coordenadoria de Saúde,estiveram  reunidos com o Secretário da Saúde do Estado, João Ananias, na sede de CRES, em Acaraú, na Rua Floriano Peixoto, s/n, para a assinatura do Protocolo de Intenções. A gestão do Centro de Especialidades Odontológicas de Acaraú, que já está em construção pelo Governo do Estado,  e também a gestão da policlínica serão feitas através do consórcio regional.

Antes dos municípios da CRES de Acaraú, já foram assinados Protocolos de Intenções nas CRES de Baturité, Tianguá e Itapipoca. O consórcio regional de saúde é o modelo de gestão adotado pelo Governo do Estado para as novas unidades de saúde pública que serão entregues à população em todas as 21 regionais de saúde até 2010. Cinco CEOs regionais já estão em construção. Um deles em Acaraú para atender não apenas a população do município, mas de toda a região, com previsão de ser concluído em setembro deste ano. Por dia, o CEO Regional de Acaraú fará 136 atendimentos.                    

Depois de assinado, o Protocolo de Intenções foi encaminhado para ratificação na Assembléia Legislativa e transformado em lei. Em seguida, foram elaborados o estatuto e o regimento interno e feita a pactuação do contrato do programa, obrigações  referentes a encargos, serviços e bens necessários à implementação do consórcio. Outra etapa é o contrato de rateio, que estabelece as obrigações financeiras, os compromissos da aplicação dos recursos pelos entes consorciados. Por fim, foram definidas a dotação orçamentária  específica ou créditos adicionais por cada ente consorciado. Organizado e estruturado, o funcionamento do consórcio está pronto para funcionar. 

Nenhum comentário: