ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

JUSTIÇA: De cada 100 processos, apenas 10 são julgados




Advogados fazem uma vigília em frente ao Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza.

O motivo é um protesto organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, contra a demora no julgamento dos processos pelo judiciário cearense.

Segundo pesquisa divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça, o mais congestionado do país. A vigília começou às 15h00 de hontem, terça-feira (03), e só deve terminar às 15h00 de hoje, quarta-feira (04).

A justiça estadual do Ceará foi considerada a mais lenta e congestionada no Brasil. De cada 100 processos que ingressam na justiça, apenas 10 são julgados.

Segundo o relatório do Conselho Nacional de Justiça, a situação do Ceará é ainda pior se for considerado o desempenho do Tribunal Regional do Trabalho.

TELEFONIA: Usuários do Skype perderão número para receber chamadas no Brasil


O Skype, serviço de chamadas telefônicas pela internet, informou que o serviço "Skype Online", número que permite receber ligações diretas de telefones fixos e celulares, sem o uso do computador, prestado pela Transit Telecom, deixará de funcionar no Brasil.
A empresa notificou a Skype e aos usuários que não iria mais fornecer o produto no país, porém, ainda não revelou o motivo. Após as assinaturas expirarem, elas não serão renovadas.
Consultada, a Skype informou que "não há planos para restabelecer os 'Números Online' no Brasil neste momento. "Avaliamos continuamente as necessidades de nossos usuários e iremos explorar as parcerias locais que permitam atender a essas necessidades", disse Alejandro Arnaiz, gerente sênior de desenvolvimento de negócios para a América Latina .
Confira a nota oficial da Transit Telecom na íntegra:
"Pedimos desculpas pela inconveniência que a decisão da Transit poderá causar aos nossos usuários, que, infelizmente, está fora de nosso controle. Conforme os Termos da Serviço da Transit Telecom, os Número Online permanecerão funcionando até que as atuais assinaturas dos usuários expirem. Infelizmente, não será possível renovar as assinaturas quando as atuais expirarem.
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente da Transit Telecom, pelo email contato@transitbrasil.com.br, ou pelos números de suporte 17 103 ou (11) 3511-0200. Também é possível contatar um representante do Serviço ao Cliente Skype, pelo email cro@Skype.com".
Fonte: Portal G1

SAÚDE: Mais 10 leitos de UTI neo-natal em funcionamento na região Norte


A população da macrorregião Norte passa a contar com assistência ampliada aos recém-nascidos. Aumentou de cinco para 15 o total de leitos de UTI neo-natal. Já estão funcionando na Santa Casa para atendimento aos bebês encaminhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O  investimento na ampliação foi de R$ 4 milhões, recursos do governo do Estado, prefeitura municipal de Sobral e Ministério da Saúde

Até o final do ano passado não havia UTI neo-natal na região Norte.  Sempre que surgia a necessidade a Central de Regulação, que coordena as demandas e ofertas do sistema público de saúde, encaminhava o bebê para atendimento na capital. Agora, com essa estrutura de acolhimento, garantimos a interiorização do serviço de alta complexidade, com atendimento na própria região, afirma o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Ele destaca que a garantia dessa assistência contribui para reduzir a mortalidade infantil no Estado.

Até o final deste ano a população da macrorregião de Sobral, formada por cinco microrregiões, no total de 55 municípios, receberá mais leitos de UTI para assistência à saúde dos bebês, na rede pública. Com a inauguração do Hospital Regional Norte, em Sobral, serão 40 leitos de UTI a mais. Desse total, 10 são neo-natal e 10 pediátricos, além de 30 berçários de médio risco.

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado

Fonte: Portal do Governo do Estado do Ceará

CEARÁ: UVA altera data do vestibular 2011.2



A data de aplicação das provas do vestibular 2011.2 da Universidade do Vale do Acaraú (UVA) foi adiada para o dia 19 de junho. A informação é da Comissão Executiva de Processos Seletivos (CEPS) da instituição.
A mudança foi realizada para atender a uma solicitação da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que realiza seu vestibular no dia 12 de junho, quando também seria realizado o processo seletivo da UVA.
Com a mudança na data, o período de inscrições também foi prorrogado. Os candidatos que desejam prestar vestibular tanto para Uece quanto para UVA têm, agora, até o dia 20 de maio de 2011 para se inscreverem.
Mais informações no site da UVA ou pelo telefone (88) 3677.4210

terça-feira, 3 de maio de 2011

ACARAÚ: EEM do distrito de Juritianha realiza I Econtro do Curso de Elaboração de Projetos


No dia 16 de abril de 2011 aconteceu no Laboratório de Infomática Educativa da Escola de Ensino Médio Vicente de Paulo da Costa, o 1º encontro presencial do Curso de Elaboração de Projetos, que tem como professora formadora, Luciana Costa, Coordenadora do Laboratório de  Informática Educativa. 

Nesta ocasião contamos com a palavra de incentivo do diretor da escola, Carlos Artur, que falou sobre a importância desse curso para um melhor desenvolvimento dos projetos a serem elaborados e implementados na Escola Vicente de Paulo da Costa. Nesse 1º encontro tivemos como pauta principal a apresentação do sistema online do curso através do ambiente virtual de aprendizagem e-proinfo; apresentação da proposta curricular do curso; apresentação do Eixo I; apresentação das atividades do eixo I; apresentação do ambiente ThinkQuest (no qual as avaliações dos encontros presenciais serão realizadas). 

Esse curso tem como um de seus  objetivos capacitar os professores em como elaborar um projeto envolvendo o uso das tecnologias disponíveis na escola.

 

ENERGIA ELÉTRICA: Brasileiros pagam caro por conta de luz


A energia elétrica fornecida para as residências no Brasil é mais cara do que em diversos países ricos. O levantamento foi feito pelo professor de economia na Trevisan Escola de Negócios, Alcides Leite. Segundo o estudo, a conta de luz brasileira é mais cara que nos Estados Unidos, na França, Suíça, Reino Unido, Japão e Itália. Contudo, ainda é mais barata que na Alemanha e Áustria. No Brasil, segundo Leite, o quilowatt-hora (kWh) custa US$ 0,254. Praticamente o dobro do preço nos EUA (US$ 0,133), o maior consumidor per capita desse serviço no mundo.


Para o coordenador do Movimento Brasil Eficiente (MBE), Paulo Rabello de Castro, a explicação dos elevados valores está ligada à carga tributária incidente  sobre o setor elétrico nacional. “Os tributos e encargos representam 45% do valor da tarifa paga pelo consumidor residencial. Segundo a OCDE, trata-se da quinta maior carga tributária, atrás apenas da vigente em países do Norte da Europa”, especificou.

Se considerarmos o valor do kWh da pesquisa e uma família que consome 300 kWh mensalmente, o gasto anual com conta de luz  ficaria cerca de R$ 1447,50. (Dotação do dólar considerada: R$ 1,583) Se desconsiderarmos os impostos, a mesma família pagaria, em Brasília (onde o kWh é 0,3632721), por exemplo, R$ 1307,78 anualmente. O que representaria uma economia de R$ 139,72 ao ano.

O economista ressalta que as classes mais baixas, “cujos gastos com serviços essenciais e alimentação representa parcela majoritária da renda”, são penalizadas com os preços.

Rabello afirma ainda que o setor da indústria é o mais prejudicado pelo alto custo energético. “Segmentos eletrointensivos, como os de alumínio, papel e celulose, petroquímicos e siderúrgicos, vêem parte de sua competitividade ser comprometida. Alguns não exportam o volume que desejariam, ao mesmo tempo em que enfrentam crescente concorrência com produtos importados”, explicou.

Tributos na conta de luzO consumo de energia no Brasil sofre a adição de três tributos. O Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de competência estadual, com alíquotas que variam conforme o estado e que não integram o valor da tarifa. 

O Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) cobrados pelo Governo Federal sobre a receita bruta das empresas. 

E, por fim, a Contribuição Social de Iluminação Pública (COSIP / CIP), amparado no art. 149-A da Constituição Federal, que criou a possibilidade de instituição da contribuição para custeio do serviço de iluminação pública dos Municípios e Distrito Federal.

*Nota sobre a pesquisa: O levantamento foi feito no site da Agencia Internacional de Energia (IEA) para os principais países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) e no site da Agencia Brasileira de Energia Elétrica (Annel) para o Brasil. Os preços utilizados foram da Eletropaulo, companhia energética da região de São Paulo e levaram em consideração os impostos pagos pelos brasileiros na conta de luz.

SAÚDE: Usuários do SUS serão identificados por cartão válido em todo o país



Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ser identificados por meio de um único número válido em todo o território nacional. O Sistema Cartão Nacional de Saúde foi regulamentado em portaria do Ministério da Saúde publicada ontem, segunda-feira (2) no Diário Oficial da União.
O objetivo é construir um registro eletrônico que permita aos cidadãos, aos gestores e aos profissionais de saúde acessar o histórico de atendimentos dos usuários no SUS.
Dessa forma será possível, por exemplo, saber a participação de uma determinada pessoa em campanhas de vacinação, se ela foi atendida num posto de saúde ou se fez exames e cirurgias. Quem não tiver o cartão também poderá receber atendimento.
A meta é implantar o registro eletrônico de saúde em todos os municípios brasileiros até 2014. Ao todo, deverão ser emitidos 200 milhões de cartões, nos próximos três anos, numa ação desenvolvida em conjunto com estados e municípios.
De acordo com a portaria, as secretarias estaduais e municipais de Saúde que já têm algum tipo de sistema integrado de registro de dados na área terão um ano para emitir e distribuir os novos cartões. Com o formato de um cartão de crédito, ele terá uma etiqueta com dados pessoais do usuário e um número, fornecido pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a portaria, medidas de segurança tecnológica vão garantir que não seja violado o direito constitucional à intimidade, à vida privada, à integralidade das informações e à confidencialidade dos dados dos usuários.

IFCE: Campus de Acaraú combate evasão escolar



O Serviço de Assistência Estudantil do campus do IFCE no município de Acaraú está em funcionamento desde o mês de março deste ano. O setor, que encontra-se em processo de estruturação, tem por objetivo prestar assistência social, por meio da concessão de benefícios, como bolsa de trabalho, a alunos carentes do campus, evitando, desta forma, a evasão escolar.

      Neste primeiro momento, de estruturação do setor, fez-se o diagnóstico sócio-econômico dos alunos e lançou-se edital para concessão de bolsas de trabalho. O Serviço selecionou, por meio de análise curricular e de entrevistas, 12 bolsistas, que darão suporte aos setores de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus. Os bolsistas recebem uma bolsa de R$ 255,00 para um trabalho de 20h semanais.

      O Serviço de Assistência Estudantil é coordenado pela Professora do campus das áreas de Aquicultura e Pesca, Soniamar Rodrigues, que também é graduada em Serviço Social. Para os alunos que quiserem conhecer o setor e tirar suas dúvidas sobre os benefícios, o horário de funcionamento é de 18h as 21h, às segundas, quartas e sextas; e de 8h as 12h, às terças e quintas.

EDUCAÇÃO: MEC vai mudar critério para que instituições recebam isenção por bolsas do ProUni


O Ministério da Educação (MEC) vai mudar as regras do Programa Universidade para Todos (ProUni) sobre a concessão de isenção fiscal às instituições participantes. A ideia é que o benefício recebido pelo estabelecimento de ensino seja proporcional ao número de bolsas preenchidas e não ao total ofertado, como ocorre hoje. A pasta ainda estuda o mecanismo mais efetivo para que a mudança seja efetivada.
Atualmente, pela lei que criou o programa, as faculdades recebem a isenção fiscal em troca da oferta de bolsas, independentemente de elas terem sido ocupadas ou não. O problema já foi apontado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que calcula um total de R$ 104 milhões de isenções fiscais concedidas indevidamente via ProUni. Neste semestre, apesar do número recorde de inscritos, 4% das bolsas ficaram ociosas na primeira rodada de inscrições.
Além do problema no preenchimento das bolsas, o MEC vai investigar o caso de estudantes da Universidade Paranaense (Unipar) que não são de baixa renda, mas estudam na instituição com bolsa do ProUni, como mostrou reportagem veiculada ontem (1º) na imprensa. Para receber bolsa integral, o estudante deve ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. No caso do benefício parcial, o limite chega a três salários mínimos por membro da família. Outro pré-requisito é ter cursado todo o ensino médio em escola pública.
O problema não é novo e os primeiros casos foram denunciados em 2009 também pelo TCU. O MEC passou a cruzar os dados dos bolsistas com informações da Receita Federal e do Registro Nacional de Veículo Automotores (Renavam) para detectar as irregularidades. Desde então, foram canceladas 4.253 bolsas e 15 instituições foram desvinculadas do programa.
É de responsabilidade das instituições de ensino verificar a veracidade dessas informações e fiscalizar a situação dos alunos. O secretário de Ensino Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, admite que existe a possibilidade de o candidato fraudar essas informações, mas avalia que as faculdades têm feito esse trabalho “com muito zelo”.
“Esses mecanismos estão sendo aprimorados, estamos em contato permanente com a CGU [Controladoria-Geral da União] e a Receita Federal. Existe efetivamente uma ação dentro do que existe de melhor em tecnologia de informação para fazer os cruzamentos”, afirma.
Se for comprovado que a instituição foi negligente ou favoreceu algum aluno que não se encaixa no perfil do programa, ela fica proibida de participar do programa e pode sofrer outras sanções no processo de regulação do MEC. No caso de alunos que tenham fraudado informações para receber o benefício, além da perda da bolsa, eles podem responder judicialmente pelo crime de falsidade ideológica.
Costa pede que a comunidade acadêmica – alunos, professores e gestores – também faça o controle social das bolsas do programa. As denúncia de recebimento indevido do benefício devem ser encaminhadas ao MEC. “Estamos sempre abertos e é importante que a gente receba esse tipo de denúncia. Sempre verificamos e as denúncias nunca são negligenciadas”, afirma.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

CENSO 2010: População do Ceará é na sua maioria formada por mulheres, mas em Acaraú são de homens


Dados apresentados no Censo Demográfico 2010, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a população do Ceará é na sua maioria formada por mulheres. Dos 8.452.381 habitantes, 4.332.293 são do público feminino. Os homens somam apenas 4.120.088 no Estado. A supremacia feminina foi registrada em praticamente todo o País. Dos mais de 190 milhões de habitantes no Brasil, 97.348.809 são mulheres, enquanto que os homens contabilizam um número de 93.406.990.

Em Fortaleza, a tendência também pode ser comprovada. Dos seus 2.452.185 indivíduos, 1.304.267 são mulheres, enquanto que o público masculino é formado por 1.147.918. Contudo, diferente da Capital, em diversos municípios cearenses os homens é que são maioria, como no caso de Acopiara, Fortim e Acaraú.

O levantamento do IBGE também demonstrou que a população do Ceará não é mais exclusivamente jovem, encaminhando-se, desta forma, para um Estado composto por pessoas mais velhas. Conforme a pesquisa, a população de indivíduos a partir de 60 anos somam 909.475, representando 10,7% do total. Aquelas pessoas com 65 anos ou mais contabilizam 641.556, ou seja, 7,6%. Enquanto isso, a população com menos de um ano de idade é formada por apenas 126.35, representando 1,49% dos habitantes do Ceará.

Contingente populacional

Em apenas dez anos, Fortaleza teve um aumento de 14,51% no número de pessoas residentes em seu espaço. Mais uma vez, a Capital cearense conquista o quinto lugar entre as cidades mais populosas do Brasil, com 2.452.185 indivíduos, ficando atrás apenas de São Paulo (11.253.503), Rio de Janeiro (6.320.446), Salvador (2.675.656) e Brasília (2.570.160).

A partir das informações obtidas pelo IBGE, Fortaleza passa a ser considerada a segunda maior cidade do Nordeste, que hoje possui um total de 53.081.950 habitantes.

No País, a região Nordeste perde, em número de habitantes, somente para o Sudeste, que tem 80.364.410. No total, diz o Censo, o Brasil possui uma população de 190.755.799 de pessoas. Os recenseadores do órgão federal visitaram 67,5 milhões de domicílios no período de 1º de agosto a 31 de outubro de 2010, tendo sido realizadas entrevistas em mais de 56 milhões de domicílios (83,7%).

Ceará

Acompanhando o ritmo da Capital e das demais cidades brasileiras, a população do Ceará também cresceu. No ano 2000, haviam 7.418.476 pessoas no Estado. Dez anos depois, este número passou para 8.452.381. A estatística deixa o Ceará na oitava posição entre os estados com relação ao contingente populacional, atrás de São Paulo (41.262.199), Minas Gerais (19.597.330), Rio de Janeiro (15.989.929), Bahia (14.016.906), Rio Grande do Sul (10.693.929), Paraná (10.444.526) e Pernambuco (8.796. 448).

Entre os municípios cearenses, depois de Fortaleza, em segundo lugar, apresentando 325.441 habitantes, está Caucaia, seguido de Juazeiro do Norte, com 249.939, Maracanaú, com 209.057, e Sobral, com 188.233. A cidade com o menor contingente populacional é Guaramiranga, composta por apenas 4.164 pessoas.

Apesar do evidente aumento na quantidade de pessoas residentes tanto em Fortaleza como no Ceará, ao longo dos anos, a taxa média geométrica de crescimento anual vem decrescendo.

De acordo com Francisco José de Moreira Lopes, chefe da unidade estadual do IBGE, essa diminuição já é observada em todo o território nacional desde a década de 1980, quando teve início o planejamento familiar e, consequentemente, um maior controle de natalidade.

"A população continua crescendo, porém em um ritmo mais lento. De 1980 a 1991 a taxa de crescimento populacional era de 2,78%, de 1991 a 2000, 2,17%, e de 2000 a 2010, 1,36%. Isso demonstra bem o que está acontecendo no país", explica Francisco Lopes.

Desigualdades

Para a professora e coordenadora do Laboratório de Estudos da População da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Adelita Carleial, Fortaleza não está preparada para receber esta grande quantidade de habitantes. Segundo a socióloga, à medida que se aumenta a população as desigualdades sociais também aumentam, já que não há na Cidade a efetivação de políticas públicas estruturais para lidar com problemas que surgem com este crescimento populacional.

"É preciso que se estude e se observe a cidade de uma outra maneira com projetos sociais importantes e pontuais, em especial, na área de emprego e educação para que assim estas desigualdades diminuam e as oportunidades estejam ao alcance de todos", comenta.

Casais homossexuais

Pela primeira vez, o IBGE contabilizou o número de casais homossexuais que residem em um único domicílio. Segundo os resultados obtidos com o levantamento, o Brasil possui 60.002 casais gays.

No Ceará, este número é de 2.620, dado que o coloca em segundo lugar entre os estados do Nordeste que possuem a maior quantidade de casais homossexuais morando juntos, ficando atrás da Bahia (3.029). São Paulo é o estado com o maior número, 16.872.

ACARAÚ

   População  57.551
   Masculino   50,57%
   Feminino    49,43%
   Urbana       49,07%
   Rural          50,93%

JÉSSICA PETRUCCI
REPÓRTER

CEARÁ: Última semana de inscrições do programa Selo Município Verde



O Governo do Estado, através do Conselho de Políticas e Gestão do Meio, Conpam, informa que de hoje, segunda-feira(2) a sexta-feira (6), de maio será a última semana para municípios que desejam concorrer a certificação do Selo Verde, enviar documentação necessária á respctiva inscrição. Há três formas de inscrever-se: diretamente na sede do Conpam, Rua Oswaldo Cruz, 2366, Aldeota ou através do site: ww.conpam.ce.gov.br. e também via Correios, mas mediante apenas com AR, Aviso de Recebimento. Os documentos necessários à inscrição estão disponibilizados no mesmo site. Só serão aceitas as inscrições que chegarem até ás 18 horas do dia 6 de maio próximo.
               Para a Coordenadora do Programa Selo Município Verde, técnica Socorro Azevedo, a cada ano, desde quando foi instituída a certificação no ano de 2004, o número de participantes tende a crescer. Ano passado inscreveram-se 139 dos 184 municípios cearenses, porém, só 33 obtiveram certificação seja nas categorias B e C. Até hoje nenhum município conseguiu obter o selo categoria "A". Aos municípios que desejam inscreverem-se faz necessário dispor de Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Condemas, em pleno funcionamento. 
              Aduziu ainda Socorro Azevedo, "aquelas cidades que assim não criaram o Condema poderão fazê-lo até o dia 6 data limite para a inscrição. Para tanto basta que o prefeito envie mensagem com o respectivo projeto de lei de criação junto á Câmara de Vereadores e aprove em tempo hábil, a fim de que seja feita a primeira reunião de instalação do Conselho".
              Hoje, o Ceará dispõe de Condemas em 163 cidades. É propósito do Presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, até o final do ano fechar o Estado com criação dos Condemas, condição "sine qua non" para que o gestor público possa inscrever a cidade levando a comunidade a maior conscientização quanto à questão ambiental.

ODONTOLOGIA: CEO-R de Acaraú recebe certificação nacional



O Centro de Especialidades Odontológicas Regional de Acaraú (CEO-R) recebeu oficialmente o certificado emitido pela empresa 3M do Brasil como Padrão Ouro em Monitoramento do Processo de Esterilização. A certificação, altamente criteriosa, é baseada nas orientações estabelecidas pela Association for the Advancement of Medical Instrumentation e pela Sociedade Brasileira de Enfermagem de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização.

No Brasil, das 81 instituições que possuem o título, 15 são do Nordeste, dentre as quais estão o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Instituto do Câncer do Ceará (ICC).

Os centros são uma das frentes de atuação do Programa Brasil Sorridente. O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos Municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal.

O CEO-R de Acaraú entrou em funcionamento em maio de 2010 e com apenas nove meses de atividades foi o primeiro do País a receber esta certificação. Atualmente, com quase um ano de funcionamento, mantém sua qualidade reconhecida e recebe oficialmente a certificação. A unidade preza pelas práticas que envolvem o máximo cuidado com os pacientes oferecendo um ótimo serviço à população.

"Processamos mensalmente cerca de cinco mil itens, nos quais realizamos testes que garantem o correto monitoramento em todas as fases da esterilização. Com isso, garantimos a segurança do paciente e a qualidade no serviço prestado. A certificação é o reconhecimento de tudo isso. Saber que trabalhamos com a excelência é enriquecedor e motivador" declarou o diretor geral da unidade, Luiz Diego Loiola Ferreira.

Para manter a qualidade dos serviços, o CEO de Acaraú realiza diariamente a esterilização segura dos instrumentos utilizando equipamentos que são submetidos a testes físicos, químicos e biológicos. Integradores químicos são processados no interior das bandejas e afixados aos prontuários dos pacientes, o que dá a garantia de que o material utilizado foi submetido a um processo com alto padrão de controle de infecções e biossegurança. Para o coordenador estadual de Saúde Bucal do Ceará, Ivan Mendes Júnior, a certificação é um avanço no processo de trabalho do CEO.

SAÚDE: Programa de saúde bucal vai oferecer aparelho ortodôntico e implante dentário


O programa do Governo Federal "Brasil Sorridente" pretende oferecer aparelhos ortodônticos e implante dentário. Segundo o Ministério da Saúde, os novos serviços devem ser incluídos pelas secretarias estaduais e municipais de saúde.
Com os dois novos tratamentos, o governo federal estima atender mais 1,15 milhão de brasileiros este ano. Em 2010, foram 25 milhões de atendimentos nos centros de odontologia do programa em todo o país.
O ministério estima um aumento de R$ 134 milhões no orçamento total do programa para este ano com a inclusão dos serviços. O dinheiro será repassado aos estados e municípios conforme os atendimentos. No ano passado, as ações na área de saúde bucal somaram R$ 710 milhões.

VESTIBULAR: IFCE em Acaraú abre inscrições para exame de seleção 2011.2


O campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE), no Município de Acaraú, abrirá inscrições, de 09 a 20 de maio para o exame de seleção dos cursos técnicos para o semestre 2011.2. São ofertadas, ao todo, 140 vagas.

Para o turno da manhã, ofertam-se os cursos de Aquicultura e Serviços de Restaurante e Bar; e para o turno da noite, há vagas para os cursos de Construção Naval e Pesca. São ofertadas 35 vagas por curso.

As inscrições deverão ser realizadas via internet, por meio do site www.ifce.edu.br. A prova de Conhecimentos Gerais e Redação ocorrerá no dia 19 de junho. O resultado final está previsto para ser divulgado em 11 de julho. No próximo dia 06 de maio, será divulgada a relação de candidatos contemplados com a isenção da taxa de inscrição. Para os candidatos que irão pagar para a participação no processo seletivo, após a inscrição no site, devem imprimir Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar a taxa de R$ 40,00 em qualquer agência do Banco do Brasil.

Todos os candidatos, inclusive os isentos, devem inscrever-se no site e imprimir o protocolo de inscrição que deverá ser entregue no prédio do campus, situado na avenida Desembargador Armando de Sales Louzada, s/n, Mons. José Edson Magalhães, Acaraú-CE, no horário das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

A não entrega do protocolo de inscrição e do comprovante de pagamento da GRU (para os não isentos) no campus implicará em indeferimento do candidato e este não poderá realizar a prova. No site do IFCE, o candidato tem acesso ao edital completo. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo telefone da sede: (88)3661.1682.

JOGOS: Rede on-line do PlayStation volta ao ar nesta semana, diz Sony


O vice-presidente da Sony, Kazuo Hirai, informou que parte da PlayStation Network (PSN), a rede on-line de games do PlayStation, deve voltar ao ar nesta semana.A rede, que permite que usuários do PlayStation joguem on-line, está fora do ar desde 20 de abril por ter sofrido uma invasão de hackers.

Desde a queda, a Sony diz ter reforçado o monitoramento do software e a proteção de dados, bem como investido em novas medidas de segurança. Quando o serviço for retomado, um programa vai dar "boas-vindas" aos usuários com 30 dias gratuitos no PlayStation, entre outros benefícios.

A retomada da rede vai ser feita em fases, de região em região, afirma Hirai, a começar pela restauração das partidas de jogos do PS3 e do PSP. Os jogadores serão orientados sobre o procedimento de troca de senhas e proteção da conta.A empresa afirma que configurações, histórico de downloads e lista de amigos armazenados na PSN não serão afetados pela queda do serviço. 

No entanto, dados como nome completo, endereço e número de cartão de crédito (suspeita-se que 10 milhões estejam envolvidos) das mais de 77 milhões de contas afetadas podem estar nas mãos dos responsáveis pelo ataque.Hirai diz ainda que FBI e outras autoridades foram contatadas para investigar o que a Sony chama de "ataque virtual criminoso" ao data center em San Diego, na Califórnia.


SEGURANÇA: Delegacia Civil de Acaraú necessita de mais profissionais


Na Delegacia Regional da Polícia Civil de Acaraú, existem apenas 5 inspetores e 5 escrivães, além do Delegado Titular, Dr. Flávio Novais. Quantitativo semelhante é atestado nas outras delegacias civis da região Norte: Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca de Jeicoacoara, Marco, Morrinhos e Santana do Acaraú. Em Acaraú, o quadro ínfimo de policiais supre apenas as necessidades internas do órgão, comprometendo a atuação dos inspetores em seu trabalho de investigação na rua, no combate direto ao crime. 

Na Delegacia Civil chega diariamente pessoas presas em flagrante delito trazidos pela Polícia Militar para que o órgão encaminhe os réus ao presídio do município. A Delegacia Civil também atende diretamente a população, por meio da expedição de Boletins de Ocorrência, de folha corrida e emitindo autorização para realização de eventos em locais públicos.

A criminalidade no Baixo Acaraú tem aumentado e o quantitativo de policiais civis não está dando conta da demanda. "Ocorre um aumento vertiginoso no número de assaltos a postos de gasolina, mercadinhos e civis, o que tem exigido a demanda cada vez maior de profissionais", afirmou o Inspetor da Delegaria Regional de Acaraú, Osmar Araújo, ouvido pelo Vale do Acaraú Notícias.

Segundo o Inspetor, os policiais do Ronda do Quarteirão, que atendem Acaraú, inibiram de certa forma a violência. "Bairros como o Sítio Buriti e Pedrinhas enfrentam atualmente um sério problema de drogas, que acaba interferindo diretamente no aumento da criminalidade em Acaraú", afirmou o inspetor Osmar Araújo. 

Serviço:
Delegacia Regional da Polícia Civil de Acaraú
Rua Cel José Júlio Lousada, 1088 
Acaraú - CE
Telefone: (88)3661.1017

MUNDO LOUCO: Invadindo a cena no Teatro de Rua


Na noite de terça-feira, 19/04/11, atores encenavam a Paixão de Cristo nas ruas do Largo do Carmo durante a Semana Santa em São João del Rei (MG), quando um sujeito que estava na multidão, aparentemente embriagado entra em cena indignado, resolvendo agir prontamente em defesa de Jesus Cristo. 

Repare que um dos atores que representava Pôncio Pilatos teve de se ausentar para não ser alvo da ira do popular, foi então que parte do elenco teve que agir de forma discreta para impedir que o "defensor" de Jesus que parecia não entender que se tratava apenas de  uma encenação pela passagem da Semana Santa,  atrapalhasse a apresentação.

Agradecimentos ao leitor Daniel Filho que nos enviou este vídeo hilariante.

IFCE: Campus de Acaraú adquire novas obras para biblioteca


O campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE), no Município de Acaraú já adquiriu, por meio de licitação, 300 livros. Entre os temas, encontra-se Literatura, Educação, Turismo, Agronegócio, Tecnologia da Informação, Matemática, Empreendedorismo. As obras ficarão disponíveis na biblioteca da sede, a partir do segundo semestre deste ano para consulta dos alunos e empréstimo. A Instituição apresenta atualmente cerca de 300 alunos matriculados nos cursos técnicos em Pesca, Aquicultura, Construção Naval e Serviços de Restaurante e Bar, além dos cursos superiores de Licenciatura em Física e em Ciências Biológicas.

A biblioteca não se encontra em funcionamento ainda em virtude de que o espaço necessita de algumas adaptações, como a instalação da internet para acessar o programa de serviço de empréstimos, que se dá on-line. "O campus está buscando fazer o mais rápido possível as adequações necessárias na biblioteca para oferecer um serviço de qualidade a todos os alunos e servidores, além do público externo", declarou o bibliotecário do campus, Aarão Macambira. 

O campus do IFCE em Acaraú está adquirindo, por meio de licitação, R$ 60 mil em livros. Os docentes já repassaram toda a bibliografia necessária ao bibliotecário Aarão Macambira, que já fez a solicitação dos exemplares. A biblioteca, que será informatizada, ficará aberta ao público externo para consulta local.

SANTO: João Paulo II é beatificado


O papa João Paulo II, beatificado neste domingo (1) por seu sucessor Bento XVI, poderá ser canonizado “dentro de alguns anos”, declarou o número 2 do Vaticano, cardeal Tarciso Bertone.
“Basta um milagre cientificamente provado e considerado como tal (uma cura), vista como inexplicável do ponto de vista científico pela comissão médica, pela comissão teológica, assim como pelos cardeais e bispos membros da Congregação para a Causa dos Santos”, explicou o cardeal.
Durante a manhã, depois da declaração de beatificação, muitas pessoas presentes na praça São Pedro clamaram “Santo Subito” (Santo Já).
O processo de beatificação de João Paulo II foi realizado em tempo recorde, apenas seis anos após a sua morte.