ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Avião cai com 155 em NY; todos sobrevivem

Um avião da US Airways com 155 pessoas a bordo caiu nas águas geladas do rio Hudson, em Manhattan, Nova York, na tarde desta quinta-feira (15). Todos os passageiros foram resgatados com vida, segundo informações da porta-voz da Administração Federal da Aviação Civil americana (FAA).

 

O incidente foi considerado como um pouso de emergência, e não uma queda da aeronave, confirmou ao G1 a porta-voz da FAA, Laura Brown.


O avião, um Airbus A-320, havia decolado do aroporto de La Guardia com o voo 1549 com destino a Charlotte, na Carolina do Norte. Segundo a US Airways, havia 150 passageiros e cinco tripulantes. Informações anteriores davam conta de números entre 135 e 150 pessoas. A FAA chegou a falar em 148 passageiros, mas a companhia aérea confirmou 155 pessoas como número oficial.

 

 

Ampliar FotoFoto: Ilustração/G1

Mapa mostra o suposto trajeto percorrido pelo avião desde o aeroporto de La Guardia até o pouso forçado no rio Hudson (Foto: Ilustração/G1)

A FAA disse estar investigando relatos de que o avião teria atingido gansos em revoada ao decolar do aeroporto LaGuardia. Um passageiro contou à Reuters que ouviu uma espécie de explosão minutos após a decolagem. "O motor explodiu. Havia fogo por todo lado, e o cheiro era de gás", afirmou Jeff Kolodjay, num cais no centro de Manhattan.

"As pessoas estavam sangrando em toda parte. Batemos forte na água. Foi assustador", disse. 
 

Segundo o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, ainda é cedo para especular sobre as causas do acidente. O avião foi rebocado e vai ser analisado para que se descubram o que fez as turbinas pararem de funcionar. Bloomberg afirmou que nenhum passageiro teve ferimentos graves. Segundo a CNN, um dos principais problemas dos sobreviventes levados ao hospital era hipotermia por conta da baixa temperatura da água do rio.

 

 

O governador do estado de Nova York, David Peterson, disse que o que aconteceu foi um milagre, e que o piloto do avião era um herói por conseguir pousar na água sem deixar vítimas. 

 

Resgate


Após o acidente, sobreviventes foram vistos sobre as asas da aeronave, aguardando serem resgatados. Imagens de agências de notícias mostravam barcos já fazendo o resgate dos sobreviventes, e a aeronave afundava aos poucos no rio.


Pouco depois do início dos resgates, um sobrevivente do acidente disse à rede de TV CNN que achava que não havia vítimas, e que todas as pessoas a bordo haviam sobrevivido. Segundo este sobrevivente, momentos antes de o avião se chocar contra o rio, o comandante do voo avisou aos passageiros para se prepararem para o impacto. Segundo a reportagem da CNN, os passageiros que eram resgatados chegavam à terra em boas condições. 

“Estou certo de que todo mundo saiu”, disse o passageiro que se identificou como Alberto Panero. "É incrível que todos estejam vivos.” 

Um outro passageiro disse ter ouvido um barulho semelhante ao de uma explosão logo após decolar. “O motor explodiu. Havia fogo em todos os lugares”, disse o passageiro Jeff Kolodjay, de Norwalk, Connecticut, à agência Reuters. “Algumas pessoas estavam sangrando durante o resgate. O impacto na água foi bastante forte. Foi assustador”, completou. 

 

Acidente

 

Responsáveis pela segurança interna dos Estados Unidos descartaram qualquer possibilidade de o acidente ter sido causado por terroristas. “Não há nenhuma informação que indique que o incidente esteja relacionado com a segurança”, disse a porta-voz do Departamento de Segurança norte-americano, Laura Keehner. “Continuamos monitorando a situação, que até agora está focando no resgate.” O próprio prefeito Bloomberg disse não haver possibilidade de ter sido um atentado.

 

Pelo menos oito barcos que fazem o transporte pelas águas do rio Hudson foram usados no resgate. Eles se aproximavam do avião que ainda flutuava e traziam a bordo os passageiros que vestiam coletes salva-vidas. 

“Vi o avião voando muito baixo, masde forma controlada. Ele caiu na água. Assim que conseguiu parar ele ficou boiando”, disse Alex Whittaker, que estava no 22º andar de um prédio na Times Square. “As portas se abriram e pude ver as pessoas saindo.” 

A US Airways publicou um comunicado dizendo que está investigando o acidente. O presidente da empresa pediu que não se especulasse sobre o que levou o avião a fazer o pouso forçado.

 

 

Foto: Reuters

Sobreviventes de acidente de avião em rio de Nova York aguardam socorro sobre as asas da aeronave (Foto: Reuters)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Exportações de frutas do Ceará batem recorde


Acaraú.Parece incrível, mas as exportações de frutas do Ceará não param de crescer. E de crescer geometricamente. A Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) informou ontem que as exportações de 2008 fecharam o exercício na marca recorde de US$ 131 milhões, ou seja, 71% a mais do que as do ano de 2007, que já haviam crescido mais de 60% em relação ao ano anterior de 2006. Da lista de frutas exportadas, o melão respondeu por mais de 70%. Tudo está a indicar que, na fruticultura, não há nem haverá limites para o crescimento da economia cearense. Vale lembrar que, há apenas cinco anos — em 2003, o Ceará exportou em frutas o equivalente a apenas US$ 3 milhões. De lá para cá, esses números multiplicaram-se numa velocidade alucinante. A fruticultura é hoje o setor da economia do Ceará que mais cresce. Certamente, no final deste ano, ela estará liderando a pauta das exportações do Estado, pois a área cultivada segue sendo ampliada. O setor do agronegócio — cujos líderes são empresários jovens e modernos, em cujas reuniões os assuntos são sempre ligados à inovação tecnológica, aos ganhos de produtividade e à conquista de novos mercados, e nunca às reivindicações pessoais ou corporativas — é uma das três prioridades da gestão do governador Cid Gomes, que, desde sua posse, investe para garantir a infra-estrutura e a logística de transporte de que os empresários precisam.

Vivo expande planos e serviços no Ceará


Está disponível no Ceará, desde o começo da semana, o serviço pós-pago para usuários pessoa física da Vivo. A operadora de telefonia móvel que opera desde outubro do ano passado no Estado promete reunir economia e controle ao oferecer o plano Vivo Controle aos cearenses. A nova opção chegou ao mesmo tempo em que Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato começaram a receber o sinal da empresa. O Vivo Controle para pessoa física é um plano pós-pago com mensalidade de R$ 34 em que as ligações locais saem pelo valor único de R$ 0,80 o minuto, para qualquer operadora e em qualquer horário. Caso o cliente utilize toda a sua franquia antes do vencimento, poderá recarregar seu celular como se fosse um pré-pago. “Esta é a vantagem do plano, que oferece aos usuários a segurança de um plano pré-pago. Caso não utilize todos os minutos, o saldo poderá ser revalidado no mês seguinte com validade de 60 dias”, informou Joaquim Perúcio, diretor da Vivo para o Nordeste. Ele disse que o lançamento faz parte do plano de expansão da operadora no Ceará. “Nossa meta é completar o portfólio de serviços nos próximos meses, quando ofereceremos o plano pós-pago convencional. Além disso, também trabalhamos para chegar cada vez mais rápido aos municípios cearenses. Atualmente, com o início da operação em Crato, Juazeiro e Barbalha, temos cobertura em 10 cidades cearenses”. A oferta de lançamento do plano, segundo Perúcio, é imperdível. “Os aparelhos habilitados no Vivo Controle são vendidos a partir de R$ 10,00. Além disso, acreditamos que haverá muitas migrações do sistema pré-pago para o novo plano. Nesse caso, o cliente Vivo pré vai migrar gratuitamente e receber R$ 100 de bônus por mês, durante 3 meses, em chamadas de para Vivo e fixo”, explicou o diretor, ressaltando também que todos os planos e as áreas de cobertura da operadora no Ceará funcionam em tecnologia de 3ª geração. Promoção Em caráter promocional até 31 de janeiro, clientes que se cadastrarem na promoção “Até 10 vezes” ganham crédito complementar de R$ 340 para ligar de Vivo para Vivo, durante 6 meses. E, ao efetuar recargas, os usuários também contam com os benefícios do Vivo Pré nessa mesma promoção – a cada minuto completo na mesma ligação efetuada, ele ganha 10 minutos de Vivo para Vivo e fixo, com o limite de 20 minutos por dia.

Inglês teria traçado mapa da Lua antes de Galileu


Foto: BBC
Mapa da Lua feito por Thomas Harriott (Foto: BBC)

Documentos encontrados na Grã-Bretanha indicam que um inglês pode ter mapeado a Lua antes de Galileu Galilei.


Thomas Harriott teria traçado mapas completos da superfície lunar há 400 anos, meses antes do gênio italiano.


O professor Allan Chapman, da Universidade de Oxford, afirma que Harriott compilou um mapa completo da superfície lunar em uma série de folhas.


"O conjunto completo marca o nascimento da cartografia moderna, antecede Galileu e o próximo trabalho semelhante só apareceria 30 anos mais tarde", diz Chapman.


 

Foto: BBC
Thomas Harriott (Foto: BBC)

O pesquisador defende que, em seu 400º aniversário de nascimento, Thomas Harriott seja comemorado como um dos grandes cientistas da história britânica.


Harriott era um rico nobre inglês que, segundo historiadores, não almejava fama e fortuna, diferentemente de Galileu.


Quatro séculos mais tarde, os mapas de Harriott vão ser expostos pela primeira vez, e talvez o inglês venha a ser mais reconhecido por seu trabalho pioneiro.

domingo, 11 de janeiro de 2009

TERRA DO SOL: Turistas estrangeiros lotam praias cearenses

Acaraú. Italianos, holandeses, portugueses, alemães... Não importa a nacionalidade, os recortes do litoral cearense ficam repletos de turistas internacionais nesta época do ano. Seja pelo cabelo louro, pelos olhos claros ou, quando a aparência não é tão evidente, pela fala diferenciada, é fácil identificá-los nas dunas da Praia do Cumbuco, em Caucaia, nas pedras de Jericoacoara, em Jijoca, ou nas águas quentes de Canoa Quebrada, em Aracati, entre outros destinos do Estado.

De acordo com estimativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), 65 mil estrangeiros devem visitar o Ceará nesta alta estação, que começou no último dia 15 de dezembro e vai até o Carnaval, em fevereiro. A estimativa é 4,8% superior aos 62 mil visitantes internacionais que passearam pelo território cearense entre o Natal de 2007 e o período momino de 2008. Belezas naturais, sol forte – em contraste com o rigoroso inverno no hemisfério norte – e bons ventos são alguns motivos que os trazem a estas paragens.

Em Caucaia, os “gringos” tomam conta das ruas do Cumbuco e aproveitam a praia local e as lagoas do Cauípe e do Banana para se refrescar. É o caso de um grupo de quatro casais italianos que fica na Região Metropolitana de Fortaleza até o próximo dia 14, depois de passarem quatro dias na Capital. Sempre que as finanças permitem, eles elegem um lugar do mundo para passar as férias. Depois de República Dominicana, Venezuela, Cuba e México, o Brasil foi escolhido pela primeira vez em 2009.

Sorriso no rosto

Entre os oito, estão os turistas Bruno Lucittini, 58, e Mauro Romanici, 54. Questionados sobre o porquê da escolha, não faltam motivos para a resposta. “Por causa do sol. Porque lá na Europa estamos com um frio de - 5° e 50cm de neve”, diz um. “Pela hospitalidade”. “Pelo sorriso no rosto”. “Pelo churrasco”, vão se revezando nas respostas, este último contestado por uma integrante da turma, segundo o qual na Itália se come muito melhor que aqui. Tudo às gargalhadas, numa esquina perto da praia.

Animação também entre uma família de suecos que veio passar 15 dias no Ceará. Nesta semana, eles estavam no Cumbuco, mas o objetivo, segundo Terese Enoksson, 32, é conhecer a maior variedade de locais possível. O convite para a viagem foi feito pelos sogros dela, que estiveram aqui em 2006. A satisfação foi tamanha que os dois voltaram, trazendo Terese, o marido e seus irmãos e filhos, em um total de oito pessoas. Para os suecos, a possibilidade de lazer em contato com a natureza, como um passeio a cavalo pela beira da praia, é um motivo para vir ao Ceará.

Bons preços

Clima e temperatura agradáveis e a simpatia do povo brasileiro também são elogiados. Na avaliação de Teresa, os preços cobrados aqui – para comida, hospedagem e opções de lazer, por exemplo – são relativamente baratos em relação aos cobrados na Suécia.

Enquanto uns vêm pela primeira vez, outros fazem de tudo para voltar sempre que podem. É o caso do alemão Axel Lesch, 44, que está no Ceará pela sexta vez. Na primeira, em 2000, veio com um amigo, que hoje mora no Cumbuco, onde é proprietário de um restaurante especializado em comida alemã no local. Questionado se pretende seguir os passos do compatriota, Lesch confessa que deseja um dia comprar uma casa para morar aqui.

Enquanto isso não acontece, o alemão solteiro aproveita a “sensação de liberdade” que o Ceará lhe proporciona, como ele mesmo define. Lesch alugou uma casa por duas semanas no Cumbuco, a um custo de R$ 60,00 por dia. Depois, segue para uma semana em Canoa Quebrada e Aracati. À parte o aluguel, ele estima que gastará cerca de R$ 1.500,00 em toda a viagem, valor que avalia como barato para um“ tour” de três semanas. A alta cotação do dólar em relação ao real é um fator favorável, segundo ele. 

ÍCARO JOATHAN
Repórter


SAIBA MAIS

Perfil

De acordo com a Pesquisa do Perfil do Turista e Alta Estação relativa ao período entre dezembro de 2007 e fevereiro de 2008, feita pela Setur, 92% dos turistas que estiveram no Ceará, incluindo brasileiros e estrangeiros, aprovaram as localidades visitadas. Segundo o estudo, 50,8% optam por hospedagem informal, principalmente casa de parentes e amigos, gastando cerca de R$ 74,00 por dia. O restante paga hospedagem, principalmente em hotéis, com despesa diária média é de R$ 182,00. Cerca de 70% têm faixa etária entre 26 e 50 anos

Nacionalidade

A maioria dos turistas estrangeiros, nesta época do ano, vêm da Itália (18%), Holanda e Portugal (11%, cada), Estados Unidos (7,7%), Suíça (6,9%) e Alemanha (5,7%)

Otimismo

Segundo o coordenador do Núcleo de Estudos de Pesquisas da Setur, José Valdo Mesquita, o fluxo de turistas internacionais nos próximos meses deve aumentar, conseqüência do vôo direto de Fortaleza para Atlanta, nos Estados Unidos, cuja operação começou no mês passado

Mais informações:
Secretaria do Turismo do Ceará
(85) 3101.4672

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Ceará firma parceria com certificadora de flores e frutas holandesa


O Instituto Agropolos do Ceará firma parceria com a certificadora de floricultura e horticultura do Mundo, a MPS/ECAS. O convênio será assinado nesta sexta-feira, 9, pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), pelo Instituto Agropolos, e pela certificadora holandesa MPS/ECAS. O Ceará já é o maior exportador de rosas, o segundo maior de flores e plantas ornamentais e o quinto maior exportador de frutas do Brasil.  Para Marcelo Pinheiro, presidente do Instituto Agropolos, a parceria abrirá muitas portas para o Estado, porque os produtos cearenses passarão pelos mais rigorosos padrões de qualidade e serão ainda mais valorizados no exterior. Segundo ele, o convênio com a MPS visa oferecer serviços de auditoria e consultoria para certificação dos empreendimentos do agronegócio cearense.  O objetivo é reduzir o impacto ambiental, através da minimização do uso de produtos agroquímicos nas plantações, proporcionando melhores condições de saúde, segurança e bem-estar para os trabalhadores da empresas, além do auxílio na otimização dos controles dos processos produtivos, reduzindo os custos de produção. 

MUNDO LOUCO: Após divórcio, médico pede de volta rim que doou à ex-mulher


Ampliar FotoFoto: Reprodução/NY Daily News

O médico de Long Island (EUA) Richard Batista quer que a ex-mulher devolva o rim que ele doou para ela. (Foto: Reprodução/NY Daily News)

O médico de Long Island (EUA) Richard Batista, que mantém uma prolongada disputa de separação com Dawell Batista, quer que a ex-mulher devolva o rim que ele doou para ela ou pague uma compensação financeira de US$ 1,5 milhão.


Batista disse à imprensa, no escritório de seu advogado em Long Island, que decidiu tornar pública sua demanda porque se sente frustrado diante da demora do divórcio, que se arrasta há quase quatro anos. 

Batista acusa a ex-mulher de impedi-lo de ver seus filhos, que têm 8, 11 e 14 anos de idade, algumas vezes durante meses inteiros. "Este é meu último recurso. Não queria fazê-lo de maneira pública", disse o médico. 

Batista disse que doou o rim a Dawnell Batista, de 44 anos, em junho de 2001. A mulher entrou com pedido de divórcio em julho de 2005. Segundo Dominick Barbara, advogado de Batista, a ex-mulher começou uma relação extraconjugal entre 18 meses e dois anos após receber o transplante de rim. 

Douglas Rothkopf, advogado que representa Dawnell Batista, não quis comentar as exigências de Richard Batista. Porém outros advogados acreditam ser difícil que ele tenha êxito em seu pedido. 

"Estou neste negócio há mais de 40 anos e nunca havia ouvido algo parecido", disse Seymour J. Reisman, um advogado de Long Island, que é especialista em divórcios. "Não se trata de uma propriedade conjugal ou de um bem conjugal", afirmou Reisman.

Quase metade das mulheres dos EUA prefere internet a sexo, diz pesquisa


A maioria dos adultos norte-americanos considera o acesso à internet essencial para o dia-a-dia, e quase metade das mulheres do país chega a preferir acessar a rede a assistir TV ou fazer sexo, de acordo com pesquisa realizada pela Harris Interactive. 

Segundo o estudo, patrocinado pela fabricante de microchips Intel, 65% dos adultos americanos sentem que não podem viver sem acesso à Internet e 71% acreditam que é importante ou muito importante possuir dispositivos com acesso à internet, como laptops, netbooks e telefones celulares, principalmente em tempos de crise econômica. 

classifica a internet como uma ferramenta essencial para o gerenciamento das finanças pessoais, para encontrar descontos e os melhores negócios durante compras online. Muitos classificaram o acesso à internet como indispensável na comparação com outros itens, como jantar fora, comprar roupas ou frequentar academias. 


Em relação ao sexo, o acesso à internet foi considerado mas importante por praticamente metade das mulheres: 46%. Entre os homens, o índice foi menor: 30% prefere ficar sem sexo por duas semanas do que ficar sem ter como checar emails e notícias na rede durante o mesmo período. 

Para mulheres entre 18 e 34 anos, o percentual foi de 49%, enquanto para as mulheres entre 35 e 44 anos, foi de 52%. Para homens entre 18 e 34 anos, o percentual foi de 39%. 

O acesso à internet é essencial no atual clima econômico: 95% dos adultos acreditam que a conexão é muito importante, importante ou de alguma importância para pessoas que possuem dispositivos que permitam o acesso. A maioria, 82%, concorda que dispositivos com acesso à internet os ajudam a se manter atualizados, em tempo real, e 87% diz que o acesso à internet os ajudou a economizar dinheiro.

Contrato garante assistência técnica


Acaraú. Com a chegada de recursos orçamentários de 2009, o diretor-geral substituto do Dnocs, Felipe Cordeiro, assinou o contrato para execução dos serviços de assistência técnica e extensão rural para os pequenos produtores de 21 perímetros de irrigação de seis estados do Nordeste. O consórcio Magna/Cetrede venceu a concorrência pública do Dnocs que prevê ainda apoio à administração, operação e manutenção da infra-estrutura nos projetos irrigados. O presidente da Comissão de Licitação do Dnocs, Jimmy Antônio Nunes da Rocha, informou que o Diário Oficial da União publicou ontem a assinatura do contrato. O diretor Felipe Cordeiro dará hoje a ordem de serviço para o início dos trabalhos. O resultado da concorrência foi publicado no dia 2 de outubro no Diário Oficial da União. Já foram empenhados R$ 7 milhões em dezembro de 2008, do total de R$ 22.585.769,07 previsto na proposta vencedora da concorrência pública. Nos seis Estados, serão atendidos 6.235 pequenos produtores, dos quais 3.496 do Ceará nos projetos Baixo Acaraú, Tabuleiros de Russas, Jaguaribe/Apodi, Morada Nova, Icó Lima Campos, Araras Norte, Curu-Pentecostes e Curu-Paraipaba. No Piauí, vão ser atendidos 749 pequenos produtores nos perímetros Tabuleiros Litorâneos, Lagoas do Piauí, Caldeirão, Platôs de Guadalupe, Vale do Fidalgo e Gurguéia. No Maranhão serão atendidos 513 pequenos produtores nos projetos Várzea do Flores, Tabuleiro São Bernardo e Salangô. Na Bahia, 455 nos perímetros Vaza Barris e Brumado. Em Pernambuco, 565 produtores no Moxotó. Já na Paraíba, 457 pequenos produtores integrantes do Projeto São Gonçalo. O contrato prevê a alocação de 210 profissionais especializados para apoio aos projetos durante o período de seis anos. A execução dos serviços inclui a instalação de três escritórios regionais em Fortaleza, Teresina e Recife, nos quais serão alocados três agrônomos coordenadores, especialistas em mercado, quatro da área de comercialização, três da de horticultura e três “experts” em irrigação e drenagem, que darão assistência técnica aos projetos, de modo regionalizado. Agrônomos, técnicos e tecnólogos devem fixar-se nos perímetros Já nos perímetros de irrigação do Dnocs serão fixadas mais 28 agrônomos, 17 técnicos de organização, 82 técnicos agrícolas/agropecuários, 25 auxiliares de serviços gerais, oito operadores de canais e bombas, dois gerentes de operação e manutenção de perímetro, dois zootecnistas, além de técnicos de Nível Médio em operação e manutenção e assistentes administrativos. A empresa ganhadora terá de fixar equipe com agrônomos, técnicos agrícolas e tecnólogos nos projetos de irrigação. Do total de profissionais, 65 serão fixados nos projetos do Ceará, sendo dez no Baixo Acaraú; dez no Tabuleiros de Russas; 13 no Curu-Paraipaba; sete no Curu-Pentecoste; sete no Araras Norte; sete no Jaguaribe-Apodi; 13 no Morada Nova e oito no Icó Lima Campos.

TCM diz não ter recebido denúncia


O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), até ontem, não havia recebido dos atuais prefeitos, nenhuma denúncia formal, com documentação comprobatória, sobre o desmonte de prefeituras. A informação é do presidente do TCM, Ernesto Sabóia, ao esclarecer que o processo normal de fiscalização, com a visita de técnicos ao Interior do Estado, somente será retomado no final do mês de fevereiro próximo. Ele espera que os gestores cumpram as recomendações feitas pelo TCM e pelo Ministério Público Estadual durante a reunião que fizeram, no dia 12 de dezembro, com a participação de 120 prefeitos eleitos, de que apresentem relatórios dos casos de irregularidades aos órgãos para que as providências sejam tomadas. Por intermédio da imprensa, alguns dos novos prefeitos estão denunciando procedimentos dos seus antecessores que se constituem em desmonte. Alguns casos apenas comprovam irregularidades constatadas nas visitas dos técnicos aos municípios no ano passado, mas há casos que sequer chegaram a ser denunciados. Ernesto Sabóia garante que o TCM vai agir com rigor quando chegarem denúncias com relatórios de controle interno das prefeituras, conforme foi sugerido pela operação desmonte aos novos gestores. Auditoria Naquela oportunidade, foi sugerido o prazo de 30 dias para a realização de uma auditoria e posterior encaminhamento do relatório ao TCM, a fim de que sejam adotadas as providências cabíveis pelo próprio Tribunal de Contas ou até mesmo pelo Ministério Público Estadual, visto que a parceria firmada durante a operação desmonte, será mantida. Embora ainda esteja correndo o prazo dado pelo Tribunal, nenhum relatório ou denúncia formal chegou ao órgão, segundo o presidente Ernesto Sabóia. Como as visitas dos técnicos do TCM aos municípios duraram poucos dias, a orientação, reitera o presidente, é para que a nova administração, com a posse da documentação existente na prefeitura, e depois de uma auditoria profunda, possa fazer uma avaliação criteriosa, com as informações necessárias, comprovando as irregularidades apontadas anteriormente ou não, para que sejam ajuizadas as ações cíveis ou criminais que couberem.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Biológos no Ceará se unem contra extinção do peixe-boi

Vida marinha está ameaçada. Muitos peixes-bois têm encalhado na costa, por conta do desequilíbrio ambiental. No Ceará, o fenômeno preocupa. 

Carinho e cuidados de recém-nascido. O filhote de peixe-boi foi encontrado doente em uma praia do Ceará. Para salvá-lo, os biólogos trataram dele até a idade certa de voltar para o mar. Momentos assim são sempre festejados. 

Um grupo de biólogos, geógrafos e engenheiro de pesca se uniu para defender o peixe-boi. Nas pesquisas, eles descobriram que o motivo de tanto encalhe do bichinho na costa pode estar ligado à destruição dos mangues, berço para a reprodução da espécie. 

"O peixe boi marinho percebe isso diretamente e migra para outros ecossistemas. Ele migra para outros sistemas, porque ali ele não tem refúgio, não tem a quantidade de alimento e nutrientes ideais para a sua permanência naquele ambiente", explica o geógrafo Jeová Meireles. 

Quando o peixe-boi encontra um ambiente poluído, a alternativa é voltar para o alto mar, onde nascem os filhotes. Sem proteção, os pequenos mamíferos são arrastados pelas correntes marítimas até a praia, onde podem morrer. 

A estimativa do grupo é de que, do Espírito Santo ao Amapá, existam apenas 250 peixes-boi. "Hoje em dia, ele é o mamífero marinho mais raro no litoral brasileiro e o mais ameaçado de extinção no Brasil", afirma o biólogo marinho Alberto Campos. 

Uma saída para proteger o peixe-boi é a revitalização dos mangues com o plantio de espécies nativas. O biólogo japonês Takayuka Tsuji fez esse trabalho no norte do país e diz que a técnica pode ser aplicada também no Nordeste. 

"Acho que pudemos introduzir o método de recuperação de mangues no Ceará, porque as espécies são iguais e as condições de clima são parecidas", diz Takayuka Tsuji. 

Outro trabalho é feito entre os pescadores. Quem antes capturava o peixe-boi, hoje é um guardião da espécie. "É um cuidado que é igual seja um filho para a gente cuidar", afirma o pescador Francisco das Chagas do Nascimento.

Energia elétrica ficará 1% mais barata para os consumidores no Nordeste


Ao aprovar na última terça-feira (6) novas regras para a conta de consumo de combustíveis (CCC), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reduzirá em 1% o custo de energia elétrica para consumidores de todas as regiões do país. Gerida pela Eletrobrás a CCC é um encargo que subsidia a compra de combustíveis usados na geração térmica de energia em localidades que não fazem parte do sistema interligado nacional, situadas principalmente na Região Norte.

Com a medida anunciada, esse tributo que incide nas tarifas da conta de luz de todos consumidores será reduzido de 4% para 3%. E o ajuste do preço dos combustíveis pagos pela CCC estará limitado ao praticado no mercado. Assim, o pagamento pelos combustíveis estará vinculado ao preço publicado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), sem Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) .

O objetivo das novas regras é tornar mais transparente a prestação de contas das usinas Aneel sobre o uso do subsídio para gastos com combustíveis, ficando a cargo da Eletrobrás submeter agência proposta de relatório que será divulgada até o dia 15 de cada mês no site da empresa.

"Da forma dispersa como esses dados eram disponibilizados ficava difícil para o cidadão comum acompanhar e entender como os encargos estavam sendo aplicados", disse o assessor da Superintendência de Regulação dos Serviços de Geração da Aneel Odenir José dos Reis. Segundo ele, caso tivesse vigorado em 2008 a nova metodologia representaria uma economia de R$ 960 milhões.

As cotas da CCC têm de ser pagas mensalmente pelas distribuidoras. O valor é calculado com base em uma previsão anual de geração termelétrica feita pelo Grupo Técnico Operacional da Região Norte, sob coordenação da Eletrobrás.

"Aprovamos também um limite para o consumo das unidades geradoras que deverá ser o menor valor entre a média dos valores disponíveis no Sistema de Coleta de Dados Operacionais, o limite publicado pela Aneel e o valor pactuado no contrato de compra e venda de energia", explicou Odenir.

CEFET VIRA IFET E DIRETOR PASSA A REITOR


O Diário Oficial da União desta terça-feira traz o ato de nomeação do professor Cláudio Ricardo para o cargo de reitor do Instituto Federal do Ensino Tecnológico (Ifet) do Ceará. O Ifet entra no lugar do Centro Federal de Ensino Tecnológico (Cefet) e terá a diferença de expandir a oferta de cursos de ensino superior.
Cláudio Ricardo encontra-se, inclusive, em Brasília acertando a liberação dos recursos para começar a tocar essa transformação. Contará com R$ 50 milhões para trabalhar e tocar o empreendimento que prevê, em todo o Estado, a implantação de 20 unidades de ensino no Interior, inclusive Acaraú.

Prefeitos Eleitos no Ceará Apontam o Caos Administrativo

A cada quatro anos, o ritual se repete. Em muitos municípios cearenses, os novos prefeitos gastam os primeiros dias de suas gestões constatando o quão preocupante é a situação das prefeituras ao receberem a administração das mãos de adversários políticos. Mesmo nas cidades visitadas pela operação antidesmonte, realizada em conjunto por Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Ministério Público (MP), os gestores ainda têm muitas reclamações e acusações contra seus antecessores. 

O POVO conversou com os novos administradores de seis municípios visitados pela equipe de fiscalização. A despeito do trabalho do TCM e do MP no período pós-eleições, as denúncias de desmonte se mostraram uma constante. Completando uma semana nos cargos, os prefeitos relatam ter encontrado grandes dívidas, hospitais, escolas e veículos sucateados, coleta de lixo paralisada, ausência de documentos de contabilidade, entre outros problemas que indicam má administração, ou mesmo improbidade, e que dificultam o pontapé inicial dos novos governos. 

Pindoretama, Palmácia e São Luís do Curu foram cidades onde a visita da operação antidesmonte acabou levando ao afastamento dos prefeitos, ou, no caso de Palmácia, o chefe do Executivo renunciou ao mandato em meio a um processo judicial. José Gonzaga Barbosa (PPS), em Pindoretama, Marinez Rodrigues (PRB), em São Luís do Curu, e João Desidério (PSB), em Palmácia, deixaram os cargos sob denúncias de descumprimentos de trâmites legais nas movimentações financeiras ou mesmo de desvio de recursos. 

Em Pindoretama (a 49 km de Fortaleza), a prefeita Regina Vasconcelos (PSDB) ainda não sabe nem mesmo o valor exato das dívidas da Prefeitura, pois a documentação contábil não foi repassada pela gestão anterior. Segundo Regina, contudo, há débitos pendentes em relação a contas de luz e telefone. A energia já teria sido cortada em alguns prédios públicos. Só em relação ao período de 2005 a 2006, o Município teria acumulado uma dívida de mais de R$ 2 milhões com o INSS. 

Regina Vasconcelos relatou ainda que a coleta de lixo está paralisada há mais de dois meses e que os postos de saúde estão fechados. A Secretaria da Educação também estaria sem condições de funcionar, pois todo o material da instituição estaria depositado em um auditório da Secretaria de Assistência Social. “Tá um desmantelo, nós estamos sem rumo. Não temos onde trabalhar”, lamentou. 

Wellington Pereira, chefe de gabinete do prefeito de Palmácia (a 73km da Capital), Cláudio Martins (PT), afirmou que o hospital municipal está parado, sem remédios e sem alimentação para os pacientes. Ele informou que o repasse de recursos federais à Prefeitura estaria bloqueado desde o dia 10 de dezembro e que será decretado estado de emergência no Município. 

Em São Luís do Curu (a 95 km de Fortaleza), os problemas relatados são similares. Segundo Fernando Abreu, secretário de Ação Governamental e marido da atual prefeita, Josélia Abreu (PSDB), o hospital sofre com falta de pessoal e de material e o Programa de Saúde da Família estaria sem funcionar “há muito tempo”. “É caótica, calamitosa a situação do Município”, declarou. 

Ontem, O POVO já havia mostrado o caso de Caucaia, outro município visitado pela operação antidesmonte, onde o prefeito informou haver uma dívida de mais de R$ 14 milhões, escolas demolidas e postos de saúde fechados. 

"Normal" 
Para os ex-gestores, as prefeituras foram entregues em condições “normais”. Marinez Rodrigues, ex-prefeita de São Luís do Curu, afirma que deixou “tudo organizado” até seu afastamento. “Até o dia 6 de novembro estava tudo normal”, disse. “Quando eles entram (no governo), eles querem algum fundamento pra dar estado de emergência”, contra-atacou. 

O vice de Marinez, Humberto Tabosa (PT), que assumiu depois de seu afastamento, afirmou que os serviços da Prefeitura funcionaram no período em que passou à frente do governo, ainda que precariamente. “Um município em que não foi feito nada, fica difícil a pessoa consertar em um mês”, disparou contra a ex-aliada. 

Antônio Horácio (PRB), vice que assumiu no lugar de João Desidério, disse ter transmitido a Prefeitura de Palmácia numa situação “normal”. De acordo com ele, apesar de assumir problemas com a frota de veículos, a saúde e a educação funcionaram normalmente. “Ao deixar a Prefeitura, nós a deixamos bem”, avaliou. 

O POVO tentou contato com o ex-prefeito de Palmácia, João Desidério, durante a tarde de ontem. Contatado em seu escritório, o filho de Desidério informou que não tinha o telefone celular do pai. O ex-prefeito de Pindoretama, José Gonzaga Barbosa, também não foi encontrado. Seu assessor jurídico indicou um telefone fixo no qual a reportagem conseguiria o contato de seu vice, José Andrade Costa, mas a ligação não foi atendida. 


EMAIS 

- Os casos de dilapidação do patrimônio público na transição municipal no Ceará relatados nos últimos dias não são novidade. 

- Em 1997, CPI do Desmonte instalada na Assembléia pediu, após seis meses de trabalho, o indiciamento de 42 ex-prefeitos. Relatório final contou com 24 mil folhas de documentos. 

- Em 2000 foi criada uma Comissão Especial do Desmonte. No fim, 22 ex-prefeitos foram denunciados e relatório de 711 páginas foi entregue ao Ministério Público. 

- 2005 mais uma CPI do Desmonte foi intalada na Assembléia. Concluída em 2006, encontrou irregularidades em 34 prefeituras, entre 2001 a 2004. 

- Em Fortaleza, a CPI de 2005 apurou que a gestão de Juraci Magalhães deixou uma dívida de R$ 189,751 milhões sem justificativas de despesas. 

- Segundo o deputado  relator da CPI do Desmonte de 2005, vários ex-prefeitos não puderam se recandidatar em eleições posteriores devido a punições. O parlamentar não soube precisar o número de punições. 

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Projeto dará acesso à recurso federais


Fortaleza. Interligar pelo menos um computador em cada município do Estado do Ceará no Ministério Público a uma base de dados para acompanhamento, pelo cidadão, de todas transferências de recursos do Estado e União Federal para cada Prefeitura cearense. Este é o objetivo do Projeto Infovias a Serviço da Transparência, apresentado pelo deputado Ariosto Holanda ao presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Fernando Mattos, em reunião no Ministério da Ciência e Tecnologia. “O projeto está agora integrado com o Portal da Transparência da CGU, de modo a possibilitar uma navegação mais amigável para o acesso aos dados de todos os recursos federais e estaduais repassados às prefeituras”, disse o superintendente do Instituto Atlântico, José Eduardo Martins, organismo que desenvolveu a parte de tecnologia da proposta. Um piloto do Infovias a Serviço da Transparência será realizado em cada município no Ceará e depois estendido aos outros estados do País. Participaram da reunião o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCT, Joe Valle, e o secretário de Política de Informática do MCT, Augusto Gadelha, além de um assessor da Controladoria Geral da União (CGU). Um piloto do projeto será realizado em cada cidade no Ceará e depois no País No encontro foi solicitada uma atualização nos custos do projeto que o deputado Ariosto pretende entregar em janeiro ao MCT com a procuradora-Geral de Justiça do Estado, Socorro França, e com o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, Ernesto Saboia.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Festa em Acaraú reúne multidão na Praça do Centenário





Fotos : Totó Rios


 A banda Calsinha Preta marcou presença em Acaraú neste primeiro  sábado do ano (3) e junto com ela, uma multidão.A festa aconteceu na praça do centenário para brindar a chegado no ano novo.Além da Calsinha Preta, teve também ás apresentações da banda Lagosta Bronzeada,Rafaella Manville e DJ´s residentes.

COPA 2014 : Projeto do novo Castelão será apresentado segunda-feira


O projeto do Complexo Esportivo do Novo Castelão será apresentado na segunda-feira, 5, ao governador do Estado Cid Gomes e o secretário do Esporte Ferruccio Feitosa. A apresentação, prevista para ser iniciada às 9h30min na Sala de Reunião do Palácio Palácio Iracema, deverá adequar a atual estrutura às necessidades da Fifa para tornar Fortaleza uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014.  Atendendo as especificações da Fifa e com pontos diferenciais às demais candidaturas, a estrutura do complexo esportivo que irá ser integrado ao estádio Castelão terá Centro Olímpico Esportivo, Arena Multiuso climatizada e Pista de Atletismo olímpica. "Esgrima, boxe, tênis, karatê, vôlei de praia, saltos ornamentais, nado sincronizado, etc. São muitas as modalidades que serão atendidas com o complexo esportivo. O governador Cid Gomes não está medindo esforços para que esse sonho se torne realidade", afirma Ferruccio Feitosa.  A concepção do Estado é transformar o maior equipamento esportivo do Ceará, o estádio Castelão, em um dos grandes centros olímpicos do País e também um enorme complexo turístico. Afinal, a nova área terá ainda shopping, cinemas, restaurantes e hotel. "Duas torres eólicas abastecerão toda a rede elétrica do complexo. Será a Copa 2014 da 'energia limpa'. Algo totalmente diferencial", conclui.  No próximo dia 15 no Rio de Janeiro, a comitiva cearense entregará à Fifa e à CBF o projeto básico do Castelão. Dois meses depois, no dia 15 de março, a Fifa anunciará as 12 cidades do Brasil que irão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014.  Calendário de prazos  15/01 - Apresentação do projeto básico do Castelão à Fifa  15/03 - Escolha das sub-sedes da Copa de 2014  31/07 - Limite para o processo público licitatório do grupo investidor e obtenção de licenciamentos  30/11 - Limite para contratação do grupo investidor  31/01/2010 - Limite para o início dos investimentos  31/12/2012 - Entrega definitiva do estádio

Vereadores e Mesa Diretora da Camara Municipal é empossada em Acaraú

Segunda-Feira (1), o plenário da Câmara de Vereadores de Acaraú ficou repleto de simpatizantes  para a posse dos vereadores e a eleição da nova mesa diretora. Foram empossados Edilson Salgueiro (Presidente), Paulo Andrade (Vice-Presidente), Junior Mundó (1° Secretario),  Manoel Rocha, Colombo, Teteu, Paulo Silveira, Paulo Rocha, Emanoel Melo e Edson Brandão.A eleição ocorreu de forma tranquila e sem maiores contratempos, sendo o placar 6 x 4 para a reeleição de Edilson Salgueiro como presidente da camara municipal.

IMPULSO A OBRAS NO ESTADO DO CEARÁ



Construção de estradas e aeroporto, ampliação do Porto do Pecém, implantação de fibra óptica para acesso à internet — estes, entre vários outros projetos governamentais, envolvendo obras e contratação de outros serviços, movimentaram as licitações em 2008 e somaram, em valor já contratado, um total de R$ 2,31 bilhões. Se acrescidos os processos que ainda estão em andamento, o montante sobe para quase R$ 4,5 bilhões.
De acordo com o coordenador geral da Central de Licitações da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Tarso Pinheiro Borges, a expectativa é de que estes processos em andamento estejam concluídos até o fim do primeiro bimestre de 2009. Em 2008, foram 2.714 processos concluídos, incluindo também remanescentes de 2007, sendo que 130 destes não obtiveram êxito. Desta forma, se 2007 foi de ´fechar as torneiras´ para as compras e investimentos governamentais, em 2008, os números mostram que os recursos começaram a sair dos cofres — tanto do Tesouro estadual como de instituições de fomento, por meio de empréstimos ao governo local. Praticamente todos os gastos do governo com contratação de serviços, compra de materiais e investimento em obras tem que passar pelo processo licitatório. A secretaria mais envolvida em licitações no último ano foi a de Saúde, com 534 processos do tipo. Já de processos recebidos só em 2008, a quantidade chega, até a penúltima semana de dezembro, a 3.248. Do valor licitado, quase metade (48,3%) foi direcionado a obras, contabilizando um aporte de R$ 1,12 bilhão. A quase totalidade delas foi licitada através de concorrências públicas, que envolvem os processos de valor acima de R$ 1,5 milhão, contabilizando R$ 1,03 bilhão. Dentro desta modalidade, os setores mais beneficiados, em volume, foram a Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra), a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e o Departamento de Edificações e Rodovias do Estado do Ceará (DER). A Seinfra obteve, em concorrências concluídas, R$ 361,8 milhões, a Cagece ficou com R$ 234 milhões e o DER, com R$ 213 milhões. Além destes recursos, outros R$ 1,09 bilhão em processos de licitação iniciados em 2008 ainda estão em andamento. Para este ano, ainda não há valores fechados de quanto se estima ser licitado para obras, mas o governador Cid Gomes já afirmou que pretende, em 2009 e em 2010, realizar o maior investimento da história do Ceará. Em obras de infra-estrutura, estão previstos R$ 5,27 bilhões, de 2007 a 2009, através do Mapp (Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários) do setor. No entanto, estes valores estão sendo revistos e só devem ser divulgados em janeiro as obras para 2009 e em fevereiro as que ficarão para 2010. O governo projeta investimentos, nos quatro anos de gestão, de R$ 7 bilhões, sendo que já foram investidos cerca de R$ 2 bilhões nos dois primeiros anos.