ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

terça-feira, 10 de abril de 2012

AUTOMOTIVO: Honda Civic é o carro que menos usa materiais tóxicos


Sedã lidera ranking divulgado por ONG

Uma pesquisa realizada pela organização não-governamental The Ecology Center, dos Estados Unidos, aponta que o Honda Civic é o veículo vendido no mercado americano que utiliza a menor quantidade de materiais potencialmente nocivos à saúde. O sedã japonês se mostrou isento de PVC (policloreto de vinila) e retardantes de chamas à base de bromo, apresentando apenas pequena quantidade de metais pesados. Completaram o pódio dos modelos menos tóxicos oToyota Prius e o Honda CR-Z.

Já o Mitsubishi Outlander amargou o último lugar da avaliação. Foram encontradas quantidades elevadas de bromo e cromo no interior do crossover. Também receberam notas baixas o Chrysler200 SC e o Kia Soul. Na avaliação foram levados em consideração 11 itens de interior, como bancos, volante, painel e manopla do câmbio. O estudo envolveu 204 carros, fabricados em 2011 e 2012.

O estudo também aponta a tendência das grandes fabricantes de banir gradualmente a utilização de PVC nos interiores dos carros. Dentre os modelos avaliados, 16,7% eram isentos de PVC, aumento de 2% em relação ao estudo anterior. O uso desse material é bastante contestado pelas organizações ambientais, pois seria de difícil reciclagem e também por conter substâncias com potencial cancerígeno em sua formulação.

Os dez melhores:

1 – Honda Civic
2 – Toyota Prius
3 – Honda CR-Z
4 – Nissan Cube
5 – Acura RDX
6 – Acura ZDX
7 – Audi S5
8 – smart Coupé
9 – Toyota Venza
10 – smart Passion


Os dez piores

1 – Mitsubishi Outlander
2 – Chrysler 200 SC
3 – Kia Soul
4 – Nissan Versa
5 – Mazda CX-7
6 – Hyundai Accent
7 – Chevrolet Aveo5
8 – Kia Sportage
9 – Volkswagen Eos
10 – MINI Clubman S


O ranking completo pode ser visto no site healthystuff.org.

Nenhum comentário: