ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

domingo, 18 de março de 2012

ALEX PONGITORI: DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO E SEUS EFEITOS – PARTE III



Alex Pongitori Silveira é um acarauense apaixonado pela sua terra e formado em Turismo pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Professor e Coordenador dos cursos de Guia de Turismo e Hospedagem da EEEP Marta maria Giffoni. Acredita, com todas  suas forças, que o Turismo ainda vai mudar, pra melhor, a realidade de nossa cidade. E é colunista aos domingos do Blog de Notícias Acaraú, Vivendo e Sempre Aprendendo!


DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO E SEUS EFEITOS – PARTE III

Uma das questões mais debatidas atualmente é a da sustentabilidade, ainda que o termo não se aplique exclusivamente a questões ambientais, erro que costumeiramente as pessoas cometem, é quando a problemática é usualmente mais utilizada, especialmente no que concerne ao conflito entre desenvolvimento econômico e impactos ambientais, impactos esses decorrentes de muitos fatores, inclusive, de problemas citados nas partes I e II desse editorial.

Impactos Ambientais do Turismo

Já que o pressuposto para que o turismo aconteça é um espaço geográfico, é sabido que impactos acontecem, negativos especialmente se não houver nenhum plano de manejo proposto pelos destinos, o que poderíamos incluir Acaraú nesse contexto, especialmente quando a atividade passa a gerar uma urbanização dos locais, por conta do surgimento de infraestrutura turística e do número de visitantes.

Impactos negativos urbano-ambientais do turismo
Impactos negativos
Riscos socioambientais
Lixo gerado (excesso, aterros ilegais).
Poluição dos lençóis freáticos que abastecem as cidades.
Lançamento de esgotos sem tratamento e lixo em praias, rios, lagos e lagoas.
Poluição dos recursos, inviabilizando a pesca, o banho e oferecendo risco à saúde da população e do turista.
Estreitamento das áreas verdes dos destinos – construções desordenadas.
Degradação do patrimônio ambiental, com prejuízos à flora e fauna local.
Ocupação de áreas de encosta e morros.
Erosão.
Desmatamento.
Problemas ecológicos ligados aos biomas locais, climáticos e com animais e plantas.
Poluição (ar, sonora e visual).
Perda da qualidade de vida e problemas de saúde (bronquite, asma, etc.
OLIVEIRA PUPPIM

Os impactos urbano-ambientais são apenas alguns dentre uma série de outros que podem acontecer por causa da atividade turística em áreas naturais. Entretando, o maios impacto positivo que o turismo praticado de forma sustentável pode gerar é a criação e/ou conservação de áreas naturais. Uma vez que esses espaços passariam a ter uma série de restrições quanto ao desenvolvimento de atividades econômicas no seu espaço e entorno. Uma iniciativa que exemplificaria bem essa situação em nossa cidade é o Largo do Poeta, se ele não fosse apenas uma infraestrutura, já que não existem normatizações no sentido específico daquele espaço servir de força motriz no que diz respeito a proteção e conservação do mangue.

Um outro impacto positivo do turismo para o meio ambiente, e de extrema valia, é a conscientização da população, e de outros elementos envolvidos na atividade, à cerca da necessidade de resguardar esses recursos para si próprios, para os visitantes e para seus filhos no futuro. Afinal de contas, o turismo em espaços naturais depende da boa conservação dos mesmos. Ninguém vai a praias onde o mar foi poluído, bem como ninguém visita trilhas abarrotadas de turistas, fazendo o mesmo, ao mesmo tempo.

Alex Pongitori
Turismólogo

Nenhum comentário: