ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

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segunda-feira, 19 de março de 2012

ACARAÚ: Matéria do blog publicada a dois anos, repercute entre leitores



Após dois anos de sua publicação, uma matéria que foi originalmente publicada aqui no blog de notícias "Acaraú, Vivendo e Sempre Aprendendo!", vem repercutindo através do envio de vários emails por parte dos nossos leitores, a maioria querendo informações, elogiando e criticando sobre os devaneios escritos por este humilde blogueiro.

A matéria em questão foi intitulada como "Sonhos de um blogueiro Acarauense", e foi  escrita por mim, Erasmo de Andrade, onde eu dissertava na época sobre uma possível construção de uma linha de metrô de superfície no litoral do Baixo Acaraú, com o intuito de alavancar o turismo e a mobilidade entres as cidades da região.

Confira o conteúdo da matéria originalmente publicada no dia 24 de fevereiro de 2010:




Possível trajeto do metrô do Baixo Acaraú

"Estava lendo ás matérias dos jornais locais sobre os metrôs de superfície que estão em fase de implantação em Sobral e Juazeiro e comecei a sonhar com um metrô de superfície para a região de Acaraú, com a justificativa de sermos uma das regiões de maior fluxo turístico do estado do Ceará e de que em breve teremos o aeroporto regional instalado no município de Cruz, onde haverá uma necessidade de transportes rápidos, seguros e baratos para transportar os nossos visitantes.

Composição usada nos metrôs do estado do Ceará

O metrô de superfície do baixo vale Acaraú, teria inicio em uma primeira fase no município de Itarema, mais precisamente no distrito de Almofala e se interligaria a importantes cidades e distritos como Acaraú, Cruz, Itarema (sede), Jijoca, Aranaú e Juritianha, sendo que o município de Cruz se juntaria a Itarema e teria duas estações, sendo uma na sede e outra no terminal aeroviário regional que será implantado, assim alavancando a logística do potencial turístico de nossa região.

Metrô Cearense

O grande questionamento que tive o cuidado de me fazer foi com a questão ambiental e financeira, já que uma obra dessa magnitude em nossa região teria um impacto ambiental grande por onde passasse. Seria necessário um estudo aprofundado por parte dos órgãos competentes para que tivéssemos uma visão ampla do impacto causado pela obra no nosso meio ambiente. Passado essa primeira fase, veio a questão financeira, já que nenhum dos municípios beneficiados teriam condições de bancar uma obra dessas. A solução imaginada por mim seria uma parceira entre os Governos federal, Estadual, Municipais e iniciativa privada, onde através de uma gestão co-participativa cada um entraria com uma parte do valor orçado e posteriormente gerenciaria o empreendimento.

Estação do Metrô na cidade do Crato

O metrô de superfície do baixo vale do Acaraú teria estações hibridas, ou seja, além de comportar o metrô, no local existiriam também pontos de táxi e ônibus para fazer o translado dos passageiros, facilitando assim o deslocamento. E uma “central do turista” seria o ponto de apoio, onde se poderia conseguir todas as informações sobre a cidade onde a estação esta localizada e comprar artesanato da cultura local.

O metrô de superfície do baixo Acaraú traria conforto e segurança para os usuários

Com um percurso aproximado de 80 km sobre trilhos, o metrô de superfície do baixo vale do Acaraú teria sete estações hibridas e custaria a bagatela aproximada de R$ 100 milhões se tomarem como base os gastos do governo do estado com o metrô do Cariri, que com 13 quilômetros e um custo total de R$ 12,5 milhões foi implantado entre as cidades de Juazeiro do Norte e Crato. A demanda inicial seria estimada em 5 mil passageiros por dia, operando numa velocidade máxima operacional de 60 quilômetros por hora.

Agora faço como o dito popular, “Sonhar não custa nada!”, já um metrô de superfície... A idéia é de graça! Alguém se habilita?

Fotos meramente ilustrativas com informações do Governo do Estado do Ceará"

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