ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

TECNOLOGIA: Nokia anuncia smartphone com câmera de 41 Megapixels!


Responda rápido: qual a resolução típica de uma câmera atual em um smartphone? 5 MP é a média, com 8 MP nos modelos “top” (como o Galaxy S II, RAZR e iPhone 4S). Foi por isso que a a Nokia surpreendeu nesta segunda-feira ao anunciar durante o Mobile World Congress 2012, feira de telecomunicações que acontece em Barcelona entre os dias 27 de Fevereiro e 1 de Março, um aparelho com câmera de 41 (!!) MP. É o Nokia 808 PureView.
O aparelho é baseado em um processador de 1.3 GHz com 512 MB de RAM, uma tela de 4” com resolução de 640x360 pixels e o sistema operacional Nokia Belle (antigamente chamado Symbian Belle). O módulo da câmera, na traseira do aparelho, usa óptica Carl-Zeiss, como é de praxe nos aparelhos High-End da Nokia. Como é de se esperar, com um sensor de 41 MP ele não é muito pequeno, o que explica a “corcova”. Ainda assim, na parte mais grossa são 1,4 cm de espessura, com peso total de 170 gramas.
Nokia 808 PureView. Câmera de 41 MP com ótica Carl Zeiss
Mas pra quê tantos pixels? Segundo a Nokia, são duas possibilidades: é possível “comprimir” uma imagem de 41 MP para 2, 3, 5 ou 8 MP, coletando 7 “pixels” de informação para cada pixel na tela (técnica chamada de oversampling), o que resulta em imagens com um nível de detalhe superior, excelente contraste e ótima nitidez. Ou então “exagerar” e gravar uma imagem bruta de 38 MP, que depois pode ser livremente recortada, reenquadrada e redimensionada para expor detalhes que antes não estavam visíveis, e gerar impressões em grande formato.
Além das fotos o 808 PureView grava vídeo em Full HD com zoom real de 4x sem perda na qualidade de imagem. Também é possível gravar som com qualidade de CD, e a tecnologia Dolby Headphone simula som surround a partir de uma fonte estéreo. E, claro, como todo Nokia ele também faz e recebe chamadas, navega na internet (via Wi-Fi ou 3G), tem GPS com Nokia Maps e pode ser conectado à TV com um cabo HDMI. O aparelho tem 16 GB de memória interna, e aceita cartões microSD de até 32 GB cada.
O Nokia 808 PureView deve chegar às lojas no exterior em Maio deste ano, com preço estimado em cerca de US$ 600. Ainda não há informações sobre o lançamento no Brasil, mas ele é provável: Algumas das imagens de demonstração do aparelho foram feitas no Rio de Janeiro.


Fonte: Portal UOL

Nenhum comentário: