ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

domingo, 19 de fevereiro de 2012

CARNAVAL, TURISMO e PROMOÇÃO




Alex Pongitori Silveira é um acarauense apaixonado pela sua terra e formado em Turismo pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Professor e Coordenador dos cursos de Guia de Turismo e Hospedagem da EEEP Marta maria Giffoni. Acredita, com todas  suas forças, que o Turismo ainda vai mudar, pra melhor, a realidade de nossa cidade. E é colunista aos domingos do Blog de Notícias Acaraú, Vivendo e Sempre Aprendendo!





Carnaval, Turismo e Promoção


Os eventos são uma grande oportunidade de promover um destino. Muitas cidades, como Guaramiranga, utilizaram-se dessa estratégia para mostrarem pro mundo seu potencial para turismo e, dessa forma, estimular uma demanda. 

Hoje, a cidade tem um dos calendários oficiais mais repletos de eventos, e vem se destacando no segmento turístico de nosso Estado. Tomando o exemplo como base, vamos fazer uma análise do Carnaval de nossa cidade, que não é nem necessário dizer que já é um dos maiores e mais famosos do Vale do Acaraú.


Nosso Carnaval tem uma história bem antiga, inicialmente eram blocos de rua, marchinhas clássicas e até escolas de samba. Hoje o que vemos são bandas genéricas, paredões e até alguns blocos. O fato é: o carnaval de hoje é melhor que o clássico? Sim? Não? Na verdade a questão não é essa, há público para ambos e dependendo dos objetivos, ambos poderiam tornar-se meio de divulgação do turismo de Acaraú. 



Durante o evento, a quantidade de pessoas de fora, turistas, que chegam à cidade é bem grande, que ótima oportunidade de lhes apresentarem coisas interessantes, que pudessem tornar-se atrativos para um retorno, ou  ainda que essas mesmas pessoas fizessem marketing boca a boca e estimulassem outras pessoas a vir conhecer a cidade. O mais importante nisso tudo é que se houver o que fazer essas pessoas voltarão, se lhes forem oferecidos atrativos de qualidade elas retornarão.

No fim, o que quero dizer é que precisa-se entender que o nosso carnaval não é mais uma simples festa, que pode gerar renda para muitos naquele momento específico e apenas. Não, já se tornou um evento, que necessita de planejamento a longo prazo para atingir metas mais ousadas e menos pontuais. Se o carnaval de Salvador foi o principal produto utilizado para vender a imagem da Bahia, por qual motivo Acaraú não pode fazer o mesmo, em menor escalam claro.

Alex Pongitori
Turismólogo 

Nenhum comentário: