O levantamento foi feito pela consultoria MBI (Mayer & Bunge Informática), que entrevistou 183 profissionais brasileiros. O estudo, realizado a pedido do Grupo Educacional Impacta Tecnologia, revelou que aproximadamente 25% dos entrevistados acreditam que o uso das redes sociais no trabalho afeta negativamente a produtividade dos funcionários.
Por outro lado, no entanto, 73% dos consultados consideram a liberdade de acesso às redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut, LinkedIn, entre outras) essencial para as empresas que contam com algum tipo de ação ou iniciativa nesses sites. Aqui, podemos destacar lojas virtuais, prestadoras de serviços de telefonia ou TV por assinatura, bancos, entre outras.
Por outro lado, no entanto, 73% dos consultados consideram a liberdade de acesso às redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut, LinkedIn, entre outras) essencial para as empresas que contam com algum tipo de ação ou iniciativa nesses sites. Aqui, podemos destacar lojas virtuais, prestadoras de serviços de telefonia ou TV por assinatura, bancos, entre outras.
A pesquisa também mostra que o maior benefício que as redes sociais podem trazer para as empresas é a manutenção dos contatos pessoais e profissionais. De fato, alguns contatos podem ser agilizados por essas redes, bem como algumas empresas podem passar informações sobre produtos e serviços. Há casos, ainda, de alguns negócios serem fechados com maior rapidez por meio do Twitter e do Facebook.
Esse comportamento, entretanto, é uma exceção à regra. Para 23% dos entrevistados, as redes sociais não ajudam a divulgar atividades relacionadas ao trabalho, e podem até atrapalhar a relação cliente / empresa.
Esse comportamento, entretanto, é uma exceção à regra. Para 23% dos entrevistados, as redes sociais não ajudam a divulgar atividades relacionadas ao trabalho, e podem até atrapalhar a relação cliente / empresa.
O Facebook é a ferramenta mais utilizada entre os profissionais entrevistados, seguida pelo LinkedIn, Twitter e Orkut. O estudo também informa que a maioria dos profissionais consideram que o tempo ideal para se dedicar às redes sociais são 8 horas semanais.
Apenas 4,5% dos entrevistados acreditam que as mídias sociais podem substituir os e-mails em um curto prazo de tempo, enquanto 82% acreditam que o correio eletrônico vai perdurar por muitos anos.
Fonte: Portal Techtudo
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