ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SAÚDE: Primeira dentição não causa febre alta e outros sintomas graves, diz pesquisa



Febres altas e outros sintomas potencialmente graves não devem ser atribuídos ao nascimento de dentes em bebês. É o que indica uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) publicada na revista médica Pediatrics. De acordo com o estudo, a dentição infantil normalmente causa apenas sintomas leves, como irritabilidade, salivação, um ou dois dias de diarreia e problemas para dormir.
Apesar de contrariar crenças já estabelecidas entre os pais de que o nascimento dos primeiros dentes de leite possa causar febres altas e períodos prolongados de diarreia, a pesquisa brasileira está de acordo com estudos anteriores que não conseguiram relacionar sintomas severos com a dentição. No levantamento da UFMG foram analisados 47 bebês que tinham entre cinco meses e um ano e três meses de idade, durante oito meses.
Descobriu-se, então, que nos dias em que os bebês tiveram uma erupção dos dentes, eles apresentavam um pequeno aumento na temperatura, ficavam mais inquietos, tinham casos leves de diarreia, problemas para dormir e pouco apetite. Os sintomas, no entanto, não eram severos ou mesmo duradouros.
"Quando há esses sintomas severos, deve-se procurar por outras causas antes de atribuí-los diretamente ao nascimento dos dentes", diz Joana Ramos-Jorge, dentista pediátrica e coordenadora da pesquisa. Segundo a especialista, a febre no período de dentição não deve ser subestimada, uma vez que pode indicar outros problemas.
Durante a fase do levantamento de dados, a equipe encontrou dois casos em que o médico erroneamente atribuiu sintomas sérios (como febres altas) ao nascimento dos dentes. Em um deles, a criança estava com infecção gastrointestinal, no outro, meningite. "É preciso primeiramente considerar outras causas para esses sintomas", reforça Joana.

Nenhum comentário: