ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

sexta-feira, 10 de junho de 2011

ACARAÚ: Secretário do Meio Ambiente escreve ao blog sobre o Largo do Poeta





O Blog de noticias "Acaraú, Vivendo e Sempre Aprendendo!" recebeu um email do excelentíssimo secretário municipal do meio ambiente, senhor Márcio Pinheiro, onde o mesmo comenta sobre matéria publicada no último dia 08 deste mês neste humilde blog sobre a recuperação do espaço público chamado Largo do Poeta, confira na integra o conteúdo da mensagem:

Caro Erasmo,

Realmente a demora para a revitalização do Largo do Poeta foi enorme e é possível que se ouve-se um melhor cuidado não tivessem ocorrido alguns problemas, mas é importante informar que alguns fatores foram incentivadores do ocorrido. Entre eles posso citar:

A iluminação era muito baixa, facilitando o vandalismo nas luminárias;
A pintura da madeira foi feita com verniz, sabemos que o verniz após a forte incidência do Sol e da maresia perde suas atribuições.

O Fato é que o Projeto de Revitalização do Largo do Poeta foi exaustivamente debatido e estudado, inclusive foram formadas parcerias para a utilização do espaço. É importante que o cidadão acarauense se conscientize que este patrimônio é de todos e muito importante para a melhoria de vida no nosso Município.

Entre as alterações que propomos para evitar o vandalismo e a deterioração da madeira posso citar:
Colocação de postes de madeira com três metros de altura na passarela de madeira e postes de concreto na entrada;
Pintura será realizada com óleo queimado, evitando assim a descoloração da madeira e o aparecimento de cupim.

Bem a demora é sempre difícil de explicar e fácil de criticar, mas a esperança em ter, novamente ,um local de boa convivência com o verde e os animais dentro de um perímetro urbano, sem dúvida compensa essa demora.

Por fim, acrescento que está sendo muito gratificante para mim estar como Secretário do Meio Ambiente. Nestes poucos seis meses aprendi a conviver com os acarauenses e perceber algumas das suas necessidades e anseios, e sinceramente espero que o meio ambiente urbano e rural de Acaraú consiga se equilibrar e favorecer a todos os filhos e apaixonados por este município, assim como este que vos escreve. 

Cordialmente

Márcio Pinheiro
Eng. Químico
Especialista em Gestão Ambiental Urbana e em Auditoria Ambiental

DO BLOG

Nobre secretário, muito me honra receber um email de vossa excelência, espero realmente que através de sua pessoa, erros deprimentes da administração municipal não venham mais a acontecer. Particularmente, sou um admirador do seu trabalho a frente da SEMAM, e espero sinceramente que consiga realizar todos seus projetos pelo bem do meio ambiente Acarauense.

Quanto ao Largo do Poeta, foi um logradouro publico diferenciado idealizado pelo ex-prefeito e hoje deputado estadual Manoel Duca para homenagear um dos grandes poetas Acarauenses e com o intuito da população desfrutar no seu tempo livre de seus benefícios. Para quem é Acarauense e tem um mínimo de bom senso, sabe que o abandono da praça foi um duro golpe no coração de quem tem apreço por nossa cidade, independente de raça, credo ou opção politica, afinal de contas, os políticos são passageiros, mas o Acaraú é eterno.

Mas quem vive de passado é museu, vamos pensar no futuro e para tanto, queria pedir licença ao nobre secretário para que me permita fazer sugestões. Para começar que tal a PMA designar equipes da guarda municipal fixas para o local, afinal de contas, se isso tivesse ocorrido antes, talvez estivéssemos falando sobre outros assuntos, outra sugestão, seria de criar uma exposição itinerante sobre as poesias de Seu Nicodemos de Araújo, imagine você poder passear pelo Largo e conhecer as obras do Poeta? Ou em outra oportunidade, uma exposição através de fotos sobre a fauna e flora Acarauense? Podíamos irmos mais além, sei que para essa parte cultural existe a SECULT, mas nada impede de se cogitar ideias em prol do município e em uma tarde no final de semana levar a família acarauense ao largo para conhecer sua história, seus heróis, seus filhos mais importantes e suas realizações, tudo isso sendo contado em forma de poesia, declamada por alunos de escolas municipais? Ou um "happy Hour" para ver o por do sol ao som de apresentações teatrais ao ar livre, de cantores de nossa região? 

Além do mais, o Largo do Poeta era um espaço que foi idealizado para alavancar a cultura e turismo do município, antes do excelentíssimo senhor prefeito municipal, Pedro Fonteles, assumir e se omitir sobre o  abandono e depredação alheia do Largo, a PMA através de suas secretarias bem que poderia elaborar um cronograma para que o espaço fosse usado sempre em prol do melhor para todos os visitantes e habitantes de nosso município, seria muito interessante ver a SEMAM e a SECULT trabalharem juntas em prol de um Acaraú melhor, de verdade.

Como se pode notar, as possibilidades são enormes para se fazer daquele espaço público um sucesso em termos de cultura, laser e turismo, o que nos falta não são ideias como o nobre secretário pode ver, mas sim uma vontade, principalmente de realizar um Acaraú que o povo vem querendo a anos.

Mas de qualquer forma, venho a público parabenizar e agradecer ao senhor, Márcio Pinheiro, pelo papel que vem desempenhando tão bem em prol do meio ambiente de Acaraú.

Desde já, me coloco a disposição...

Grande Abraço,

Erasmo de Andrade
Acarauense e Blogueiro

Nenhum comentário: