Através do grito. Assim é como se recarregarão os telefones celulares no futuro, segundo uma nova investigação que está desenvolvendo a Universidade de Sungkyunkan, em Seul. O projeto desta tecnologia poderia terminar com o principal problema dos smarphones: a escassa duração de sua bateria.
“A potência do som se pode utilizar para carregar a bateria durante as conversas” explicou Sang-Woo Kim um dos pesquisadores principais ao diário britânico The Thelegraph. E é que o som, ao igual que a luz durante o dia, está por todas partes, o que levou aos cientistas a desenvolver soluções baseadas nestes dois tipos de energias, a acústica e a solar.
“Se estão explorando vários enfoques sobre o varrido de energia em ambientes sonoros. O som sempre está em nossa vida. Isto nos levou a realizar estudos sobre a geração de energia em torno da voz, a música ou o ruído ambiental”, acrescentou o cientista.
Para conseguir os pesquisadores estão trabalhando sobre um receptor com fibra de zinco que, ao receber o som o transformam em energia elétrica que conseguiria recarregar a bateria dos telefones.
Segundo os primeiros experimentos, conseguir transformar a energia acústica em energia elétrica é possível. Para ser mais concretos, um protótipo desta tecnologia converteria uns 100 decibéis (o som gerado pelo tráfico) nuns 50 milivolts de eletricidade.
Agora só resta criar um invento adaptado aos dispositivos portáteis como os smartphones que, com a pouca energia acústica que se gera ao falar, consigam recarregar as baterias o suficiente.
Fonte: Portal Bulhufas
Nenhum comentário:
Postar um comentário