A Playstation Network, rede on-line de games do PlayStation 3 e do PSP, começou a voltar ao ar ontem, domingo (15) ao Brasil.
Voltaram a funcionar as partidas de games on-line, a visualização da lista de amigos e a sincronização de troféus.
Segundo relatos de alguns usuários, o serviço ainda é instável. A loja de games on-line, entretanto, continua fora do ar.
Nos Estados Unidos, o sistema voltou ao ar neste sábado (14). No Twitter, usuários comemoravam o retorno. A Sony informou que ainda há instabilidades devido ao enorme número de tentativas de acesso em todos os países.
Partes da Europa, Nova Zelândia, Austrália, México e América do Sul também já conseguem acessar a rede. Durante a manhã, o serviço voltou a funcionar na Irlanda, Inglaterra e em partes do Oriente Médio.
Uma atualização automática que prepara o videogame para o retorno dos serviços está disponível, e o download é obrigatório. Antes de se conectar à PSN, o sistema pede para que seja criada uma nova senha, por segurança.
Usuários fazem relatos
O representante comercial Francisco Canindé Ferreira, do Rio de Janeiro, contou que conseguiu jogar on-line o game Call of Duty por volta das 15h deste domingo. O Fifa 2011, disse, também estava liberado. Na véspera, ele já havia feito o download da atualização. “Baixar jogos ainda não é possível”, ressalvou.
O estudante Pedro Henrique Marassi, de São José do Rio Preto (SP), conseguiu jogar neste domingo. "Hoje cedo liguei, atualizei e fui tentar jogar, mas apareceu uma mensagem de que estava em manutenção. Agora à tarde, consegui acessar normalmente o Fifa 2011. A parte de compras ainda está fora do ar, mas meus amigos aparecem online, consigo conversar com eles".
Já o auxiliar de armazém Enderson Vieira de Oliveira, de São Paulo, teve problemas. “Consegui jogar umas quatro partidas de Call of Duty e Black Ops hoje à tarde (domingo). Parei para assistir o jogo entre Corinthians e Santos e depois voltei pra jogar de novo. Mas agora aparece a mensagem de que está em manutenção, como antes”, contou.
Restauração em fases
Em coletiva de imprensa realizada em Tóquio, neste sábado (14), a Sony anunciou que daria início à restauração. No Brasil, porém, ainda não há previsão de retorno.
Em comunicado (veja no blog), a empresa informou que a restauração será feita país por país, começando pelas Américas, depois Europa, Austrália, Nova Zelândia e Oriente.
Um ataque hacker entre os dias 16 e 17 de abril obrigaram a Sony a desligar os servidores da rede de games on-line no dia 20 de abril. Mais de 100 milhões usuários no mundo tiveram dados como nome completo, endereço e número de cartão de crédito podem ter sido roubados.
“Eu gostaria de mandar meu mais sincero sentimento pela inconveniência causada a vocês, e agradecer a todos pela paciência que mostraram enquanto nós trabalhávamos no processo de restauração”, afirmou Kazuo Hirai, presidente executivo da Sony Corporation.
A companhia informou ter realizado diversos testes para melhorar a segurança da rede e prometeu ainda serviços gratuitos para compensar os usuários pelo período fora do ar. Segundo a empresa, serão 30 dias de PlayStation Plus e de Music Unlimited.
Fonte:Portal G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário