Os encontros de fé agora também podem ser virtuais. As tradicionais missas católicas do domingo, na Igreja de Fátima e na Cristo Rei, em Fortaleza, estão sendo transmitidas on line, pela internet para todo o Brasil e o mundo. Basta acessar o site e acompanhar as celebrações sem sair de casa, no conforto do lar.
Esta é apenas uma das muitas novidades para tentar aproximar e integrar ainda mais os fiéis. Paróquias já oferecem serviços variados, muitas têm contas nas redes sociais, acumulam centenas de seguidores no Twitter e no Facebook, mandam e recebem e-mails diários. Há outras que até possibilitam solicitação de batistério, agendam intenções de missa, divulgam horários das celebrações, tudo disponível com um único clique.
A universitária e cantora, Jeanne Silva, 31, adorou a novidade e já se acostumou a rezar nas ondas da "web". Tem semanas que assiste as celebrações duas vezes, uma ao vivo, no templo, e outra na frente do monitor. "Quando estou trabalhando e não consigo ir à Igreja de Fátima, ligo o computador, me concentro e sinto a força da fé, mesmo estando longe. A emoção é bem similar", explica a jovem.
No Santuário, na Avenida 13 de Maio, em Fortaleza, as missas de hoje, nos horários das 17h e 19h, podem ser assistidas pela TV Fátima, canal virtual instalado no portal da própria Igreja. As celebrações mensais de cada dia 13 também estão on line às 5h, 12h e 18h30. As primeiras exibições começaram há sete meses, mas alcançaram êxito no último festejo, no dia 13 de maio. Foi mais de um milhão de fiéis presentes no templo e outros 1,3 mil "plugados" virtualmente. Gente do Brasil inteiro e do mundo, católicos da Itália, Alemanha, Estados Unidos, França e demais países.
De setembro de 2010 a maio deste ano, mais de oito mil oraram via internet. "Os meios de comunicação ajudam à levar o Evangelho para quem está doente ou fora da Capital. Entretanto, isto não conta como sacramento, não dá para comungar e se confessar", comenta padre Ivan de Sousa, pároco do Santuário.
A Igreja do Cristo Rei, na Rua Nogueira Acioli, também está realizando celebrações virtuais no portal da paróquia. A missa de hoje, às 19h, poderá ser vista na tela do computador. A primeira experiência foi durante a Páscoa, após muitas reivindicações de fiéis que viajaram, mas não queriam perder as homilias tão tradicionais. "Não podemos negar a importância da internet na vida da população. Temos boa audiência", comenta padre Eugênio Pacelli. Outras duas serão exibidas: no dia 29, às 9h, e 31, às 19h.
Das 121 paróquias da Capital, cerca de 20 já possuem portais. A perspectiva é que até o final do ano, todas tenham endereços eletrônicos. Um vasto mundo "virtual" disponível aos católicos. O site da Arquidiocese de Fortaleza recebe cerca de duas mil visitações diárias.
Convênios com empresas de audiovisual já garantem transmissão, em tempo real, de casamentos, batizados e missas de 7º dia. Fabrício de Oliveira, proprietário da Via Sat Produções, festeja o "boom" das tecnologias. "Muitos querem nossos serviços, desejam passar o evento para os parentes que estão em outros estados", afirma.
CONTRASTE
A tradição do velho papel
Se por um lado as novas tecnologias estão "bombando" nas Igrejas, a manutenção dos velhos hábitos ainda permanece e é necessário, mesmo com tanta modernidade. O auxiliar de administração, Antônio Ximenes, arquivista do Seminário da Prainha, é quem cuida de documentos importantes e frágeis.
São folhas de batistérios, casamentos e óbitos de todo o Ceará. "Tem gente que perde todos os seus registros e vem buscar aqui o batistério para poder comprovar a data de nascimento ou para casar no religioso", afirma o arquivista.
Pensando na demanda de pessoas que estão à procura destes e de outros documentos, a Arquidiocese de Fortaleza lançou uma ferramenta inovadora: a possibilidade de encontrar o batistério com o auxílio da internet. "Muitos ligam de outros estados querendo achar batistério e não sabem por onde começar a procura, não lembram onde foram batizados", afirma. Daí, poderem agora acessar o sistema on line no site, fazendo a solicitação. A busca é iniciada na hora. É a tecnologia aliada aos antigos documentos de papel, ainda não virtuais.
No arquivo do Seminário da Prainha, há certidões antigas, livros datados de 1731. São relíquias, fontes documentais para historiadores e curiosos sobre biografia de quem nasceu e morreu no Ceará. "Um rapaz de outro Estado entrou no nosso portal tentando localizar parentes de oito gerações anteriores a sua. Queria completar a árvore genealógica da família", diz.
A opinião do especialista
Veicular palavra da vida
O verbo é o princípio. A consonância entre o ser humano e a sociedade, ou seja, a pessoa que produz uma informação e aquela que a recebe, aliada a uma forma de linguagem, faz o verbo acontecer de modo efetivo, claro, sem ruídos. Este é o princípio da comunicação, o do bom entendimento. É por meio da linguagem, em suas mais variadas formas como a fala, os gestos, a expressão facial, a escrita, os símbolos, a linguagem Braille e de sinais, que o ser humano se comunica, estabelece suas relações e extrai conhecimento.
Onde antes a linguagem oral atingia um pequeno grupo de pessoas, hoje, com as novas tecnologias de comunicação, alcança um universo incontável de internautas. E apoderar-se uma nova forma de comunicação midiática tem sido uma direção tomada pela Igreja para veicular a palavra da vida, a mensagem de Deus, como parte integrante de sua missão fundamental. O rádio trouxe a boa nova em meados do século passado transmitindo missas e a internet, agora, faz este papel renovador. A Igreja, em sua visão contemporânea, agrega a internet e a televisão como experiências recentes, como veículos de evangelização.
Deve renovar-se também o modo de produzir conteúdos, adequando-os a esses novos veículos. Conteúdos que agreguem e fidelizem. O evangelizador não pode prescindir a relevância de uma comunicação adaptada ao mundo digital, porém sem dispensar a forma respeitosa e discreta que é dedicada ao evangelho. Caso contrário, a comunicação fica comprometida, inclusive referente ao uso nas redes sociais, com dificuldades em alcançar os jovens e de fornecer ao fiel o sopro da renovação de sua caminhada na fé.
A Igreja caminha ao encontro da expressividade ideal para que a nova forma de transmitir sua mensagem não fique no meio do caminho, que atinja os ouvidos e a alma de quem dela se beneficia.
Charleston Palmeira, fonoaudiólogo e professor universitário
MAIS INFORMAÇÕES
As missas "on line" no Santuário de Fátima acontecem todos os domingos nos horários de 17h e 19h, e nos dias 13 de cada mês nos horários de 5h, 12h e 18h30, todas transmitidas no site http://www.igrejadefatima.com.br. A Paróquia Cristo Rei realiza transmissões no site http://www.cristoreice.com.br/
Fonte: Jornal Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário