ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ACARAÚ: Nutrimar irá exportar camarão orgânico para Europa


Um dos líderes da carcinicultura no Ceará e atestados por selos de qualidade de entidades certificadoras nacionais e internacionais. Com 8 mil toneladas de camarões por ano, produzidos em tanques de uma antiga fazenda salina banhada pelas águas da Costa Negra, em Acaraú, no litoral oeste cearense, o empresário Livino Sales soube como poucos impulsionar o setor no Estado e promovê-lo pelo Brasil.
No último ano, sua empresa se empenhou em popularizar o consumo do camarão no mercado interno e agora querem conquistar a Europa com um novo produto, o camarão orgânico.
Dez por cento da produção total da Empresa Nutrimar Pescados é voltada para o cultivo orgânico, o que impõe ao sistema uma cadeia de produção baseado em boas práticas de manejo dos viveiros e processos operacionais na fazenda que não agridem o meio ambiente. Com o dólar em baixa, todas as exportações foram focadas nos orgânicos, que agregam 20% a mais do valor dos crustácecos convencionais. “Vivemos um momento crítico para exportações do camarão convencional, mas por outro lado o mercado europeu quer um produto mais natural possível e que respeite o meio ambiente”, diz Fabrício Ribeiro, um dos sócios da Nutrimar Pescados.

“Se quisermos, e se houver colaboração política, avançaremos no mercado mundial”, exclama Sales. “É preciso entender que temos capacidade para produzir de forma sustentável e ao mesmo tempo estimular a economia. Isso não é extrativismo.”
O polo de carnicicultura criado na região fez surgir uma nova realidade local. As produções dos municípios de Acaraú, Jijoca, Cruz e Itarema abastecem quatro frigoríficos de camarões. As águas da Costa Negra conferem ao crustáceo qualidade nutricional superior. Os empresários pleiteiam desde 2009 no Instituto de Propriedade Industrial (Inpi) o selo de Denominação de Origem Comprovada (DOC) para agregar ainda mais valor de mercado aos camarões da região.
“Todo o ciclo do camarão orgânico é produzido aqui, com acompanhamento diário e rigoroso. Os peixes que compõem a farinha que alimenta os camarões são produzidos aqui, de forma totalmente natural, assim como os nossos laboratórios são responsáveis por desenvolver as algas e bactérias necessárias para fazer o controle biológico dos tanques”, explica Ribeiro.

Camarão Orgânico Cearense como Tema de Palestra no Maior Evento de Aquicultura do Mundo
Durante o próximo Encontro da Sociedade Mundial de Aquicultura (WAS 2011) que será realizado entre os dias 06 e 10 de Junho desse ano será apresentada na Feira Nacional do Camarão (Evento Simultâneo a WAS 2011), a palestra “O sucesso da produção de camarão orgânico cultivado no Brasil” que será proferida pelo Engenheiro de Pesca Clélio Fonseca, Gerente Operacional da Fazenda de Camarão Orgânico Aquarusta que faz parte do Grupo Nutrimar Pescados. Todas as informações relativas desde o cultivo à comercialização do produto orgânico cearense seram abordadas para todos os presentes nesse grande evento da aquicultura mundial.

Nenhum comentário: