Estudantes pré-universitários competirão com jovens de todo o mundo por US$ 4 milhões em bolsas de estudos e prêmios na Intel ISEF. Intel Brasil levará 18 projetos brasileiros para competirem na Intel ISEF, maior feira de ciências pré-universitária do mundo, que acontece nos EUA. A Intel ISEF reúne mais de 1.500 estudantes de 60 países, regiões e territórios. Os projetos pré-universitários foram selecionados nas feiras nacionais Febrace e Mostratec. No ano passado, o Brasil foi o 3º país mais bem colocado na Intel ISEF, conquistando 19 prêmios, sendo cinco deles em 1º e 2º lugar.
A Intel Brasil anuncia a Delegação Brasileira de jovens estudantes selecionados para disputar a edição de 2011 da maior feira pré-universitária de ciências do mundo – Intel ISEF (Intel International Science and Engineering Fair). Patrocinado pela Intel, o grupo é composto por 28 estudantes representando 18 projetos que foram finalistas das duas principais feiras nacionais – Febrace (São Paulo, SP) e Mostratec (Novo Hamburgo, RS).
A Intel ISEF deste ano acontecerá em Los Angeles, EUA, entre os dias 8 e 13 de maio contando com a participação de 1.500 estudantes que apresentarão projetos de 60 diferentes países concorrendo a mais de US$ 4 milhões em bolsas de estudos e outros prêmios.
A Delegação que representou o país em 2010 alcançou número recorde de premiados da história da participação brasileira na competição. Com 19 premiações e duas menções honrosas, o grupo se classificou como terceiro país mais premiado, atrás das equipes norteamericana e chinesa. Cinco estudantes brasileiros foram premiados em 1º e 2º lugar em diversas categorias, e foram homenageados pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), que batizou asteroides em homenagem aos vencedores.
“Talento, curiosidade e oportunidade são ingredientes fundamentais para o desenvolvimento de um cientista. Ao estudante, cabe o talento e a curiosidade, já as oportunidades devem ser geradas pela sociedade. A Intel patrocina e apoia feiras de ciências no Brasil e em todo o mundo para gerar oportunidades a esses futuros cientistas. A Intel Brasil enviará 28 estudantes que representarão 18 ideias brasileiras na Intel ISEF. Ao todo, já enviamos mais de 700 jovens para este intercâmbio cultural e científico”, explica Fernando Martins, presidente da Intel Brasil.
A ISEF é realizada desde 1950 e já revelou milhares de projetos inovadores, patentes e cientistas brilhantes para todo o mundo. E desde 1996, a feira conta com o patrocínio da Intel e traz o nome de Intel ISEF - Intel International Science and Engineering Fair.
Febrace e Mostratec -Para a composição da Delegação Brasileira de jovens que representará o Brasil internacionalmente neste ano, a Intel contou com a parceria das duas maiores feiras pré-universitária do Brasil – Febrace (São Paulo) e Mostratec (Porto Alegre).
A nona edição da mostra de projetos da Febrace, que aconteceu de 22 a 24 de março, recebeu mais de 300 projetos finalistas de todo o Brasil. Todos foram avaliados por profissionais do mercado e por pesquisadores mestres e doutores da Universidade de São Paulo e universidades parceiras. Dos projetos apresentados, nove foram selecionados para competirem na Intel ISEF vindos dos estados de Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A
25ª edição da Mostratec, que aconteceu entre 18 e 23 de outubro de 2010, recebeu mais de 300 projetos finalistas de todo o Brasil. Para se qualificarem para a Intel ISEF, todos os projetos nacionais foram avaliados por profissionais do mercado, pesquisadores mestres e doutores da Fundação Liberato. Dos projetos apresentados, nove foram selecionados vindos dos estados de Ceará, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Ceará.: Projeto: Projeto Energia Positiva – A utilização de pequenos aerogeradores na produção e consumo sustentável do potencial eólico de Acaraú. Acarau, CE. Estudantes: Arbiston de Sousa Borges, Rivan Rocha Pará. O projeto consiste num aerogerador doméstico capaz de aproveitar satisfatoriamente a energia cinética oferecida pelos ventos e convertê-la em energia elétrica por meio do uso de sucata para o barateamento dos custos da estrutura. Projeto: Utilização da robótica educacional como auxílio no processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas
Perfil-A Intel (NASDAQ: INTC) é líder mundial em inovação. A empresa projeta e fabrica as tecnologias essenciais que servem como base para os dispositivos computacionais de todo o mundo. [www.twitter.com/intelbrasil].
Fonte: Portal Fator Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário