Desde o início da crise econômica mundial, em setembro de 2008, até fevereiro deste ano, o preço do carro usado já despencou 18,4%.
É o que mostra estudo da AutoInforme/Molicar, ao analisar os preços de 2.900 versões de veículos vendidos no mercado interno, fabricados no país e importados, nos últimos dez anos.
No mesmo período (29 meses), o preço dos novos teve redução de 3,43%.
Lojistas e shoppings especializados na venda de usados reclamam que o mercado ainda não se recuperou dos efeitos da crise.
Facilidades e promoções oferecidas pelas concessionárias para a compra de modelos novos, aliadas às medidas de restrição para financiamento (anunciadas pelo BC em dezembro), dificultam a recuperação do mercado, segundo afirmam consultores e comerciantes.
"Com o socorro do governo ao setor de novos, o consumidor prefere o zero porque os preços são convidativos (com a retirada do IPI), há juros mais baixos e maiores prazos de pagamento. Isso empurrou o setor de usados ainda mais para o fundo do poço", diz o consultor Joel Leite, da AutoInforme.
Os juros mensais dos carros novos variam de 1,6% a 2%, na média, segundo dados da Anefac (associação dos executivos de finanças), enquanto os dos usados (mais de três anos de uso) ficam entre 2,8% e 4,5%.
"Em 2010, as taxas estavam entre 15% e 20% menores. Com as medidas do governo, o consumidor mais punido é o de baixa renda. A classe média tem o usado para dar de entrada e melhorar as condições do financiamento", diz Miguel de Oliveira, vice da Anefac.
Os modelos mais encalhados, segundo os lojistas, são os usados na faixa de R$ 50 mil a R$ 80 mil e os "carros para famílias" -veículos maiores e menos esportivos.
Com informações da Folha Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário