A Universidade de Fortaleza (Unifor) recebeu, ontem à tarde, convidados ilustres. Deputados estaduais saíram dos seus gabinetes para apreciar o mundo das artes, prestigiando as exposições montadas em comemoração aos 60 anos da Nacional Gás. As mostras "Brasiliana Itaú" e "Brassaï: Paris la nuit" - partes do Projeto Caminhos da Arte - estarão em cartaz até 1º de maio, respectivamente, no Espaço Cultural Unifor e no Espaço Cultural Unifor Anexo.
O chanceler Airton Queiroz deu as boas vindas aos parlamentares e falou sobre o sucesso das mostras que, juntas, já receberam mais de 28 mil visitantes. "A visita dos deputados é mais uma maneira de divulgar o trabalho, de abrir os olhos da sociedade para o tanto de arte e história que há em cada uma das obras", declarou o chanceler Airton Queiroz.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), ficou encantado com a qualidade e com o zelo dado aos resquícios históricos tão importantes à identidade cultural do povo. "Viemos para conhecer melhor o Projeto Caminhos da Arte e valorizarmos a iniciativa da Unifor com o ensino de qualidade", ressaltou. Também participaram da visita os deputados Wellington Landim (PSB), Neto Nunes (PMDB), José Sarto (PSB), Tin Gomes (PHS), João Jaime (PSDB), Téo Menezes (PSDB), Júlio César Filho (PTN), Daniel Oliveira (PMDB) e Paulo Facó (PTdoB).
Os parlamentares assistiram atentos à explanação dos monitores, fizeram questionamentos, contaram causos históricos, enfim, tiveram a experiência de um retorno à sala de aula, em uma prazerosa volta no tempo.
Para a reitora da Unifor, Fátima Maria Fernandes, a presença dos parlamentares é importante para a divulgação do Projeto, das atividades realizadas na Universidade. "Os políticos são formadores de opinião, estão sempre em contato com a população. Podem estimular a vinda de mais pessoas", afirma.
Grandiosidade
Para o deputado Tin Gomes, o projeto do Grupo Edson Queiroz chama atenção pela sua grandiosidade. "É a grandeza de propósito, mais que a dos gastos, que me impressiona. Eles poderiam ter se restringido ao município de Fortaleza, mas foram além". Ele pontuou que seria interessante se mais empresas copiassem esta ação da Nacional Gás e investissem mais na educação e cultura das crianças e dos jovens.
Encantamento
Enquanto os parlamentares visitavam as exposições, cerca de 400 estudantes, de dez escolas municipais do Interior do Ceará, também fizeram um "tour" pelo Projeto Caminhos da Arte.
A cada dia, centenas de meninos e meninas circulam nos corredores do Espaço Cultural da Unifor. Pelo menos uma instituição de ensino de cada um dos 184 municípios do Ceará será contemplada. Ontem foi a vez de alunos de Araripe, Caririaçu, Crato, Icó, Cruz, Bela Cruz, Parambu, Marco, Itaitinga e Acaraú. A aluna Lívia Rodrigues, 9, da Escola de Ensino Fundamental Francisco Ferreira Siqueira, em Itaitinga, disse ter muito o que contar quando chegar em casa. "Aprendi muito, mais que imaginava", diz.
Fonte: Jornal Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário