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segunda-feira, 21 de março de 2011

AUTOMOTIVO: Família Uno cresce com as versões 2P e Sporting


família Uno mal cresceu e o aumento de seus emplacamentos já é tão perceptível na tabela quanto significativo. Em fevereiro, a alta de mais de 30% das vendas do modelo foi influenciada pelas novasversões do compacto com apenas duas portas. Além dessas opções mais em conta, a Fiat também já havia lançado em dezembro de 2010 a versão Sporting. Com esse leque variado, o compacto quebrou a hegemonia do Volkswagen Gol, líder há mais de 20 anos, e foi o carro mais vendido do Brasil no mês passado.

Vale lembrar que o número de vendas do Uno inclui a comercialização do veterano Mille, que responde atualmente por cerca de 40% do total vendido. O mesmo ocorre com o Gol, que tem a ajuda da geração G4 para despontar no ranking. Segundo a Fiat, a nova versão 2P respondeu em seu primeiro mês de vendas por 30% do mix de vendas do compacto. A missão da marca agora é ficar atenta às ações da Volks, que não vai deixar barato a queda do topo em fevereiro.

Menos portas, mais barato
A novo Uno com duas portas é esperado desde julho do ano passado, conforme havia sido anunciado pela montadora durante o lançamento do carro, realizado em maio de 2010. Mas ele chegou só agora. Segundo a marca, o atraso ocorreu por conta da alta demanda no modelo quatro portas, ao passo que sua linha de montagem em Betim (MG) ainda não estava preparada para receber a produção de mais uma versão. Com a devida adequação na fábrica, a Fiat agora tem um produto mais em conta.

A carroceria duas portas está disponível para todas as opções de acabamento do novo Uno – Vivace, Way, Attractive, Way 1.4 e Sporting – e parte de R$ 26.490 (o Uno Vivave 4p começa em R$ 29.140), valor que o coloca como um dos carros mais baratos do Brasil. As mudanças no veículo, exceto pela diminuição dos acessos, é ínfima. A readequação da cabine ficou limitada as alterações dos assentos frontais, que agora rebatem, e o acabamento da seção traseira, livre da dobra na coluna central devido à ausência das portas.

Com duas ou quatro portas, o Uno anda do mesmo jeito. O modelo com menos acessos ao interior ainda tem a vantagem de ser 11 kg mais leve, mas isso não é o suficiente para fazer alguma diferença no desempenho. O motor 1.0 flex gera até 75 cv a 6.250 RPM e 9,9 kgfm de torque em 3.850 giros, enquanto o propulsor 1.4, também bicombustível, desenvolve 88 cv (com etanol) e 12,4 kgfm. Já o câmbio tem opção apenas manual de 5 marchas.
Uno Esportivo

Além das opções variadas de personalização, o novo Uno também conta desde o final de 2010 com a versão Sporting, série também disponível em outros carros da Fiat, como o Bravo e Strada. Não espere, porém, topar com um carro de sangue quente. O modelo tem apenas a roupa esportiva e sensiveis ajustes na suspensão para transmitir uma sensação digamos, mais excitante ao condutor. Mas é pouca coisa. Vale mais pelo visual.

Oferecido apenas com motor 1.4, o Uno Sporting vem caracterizado com ponteira dupla de escapamento, adesivos nas laterais e chamativas rodas aro 15”, cujo desenho é parecido com o conjunto usado no invocado Punto T-Jet. O pacote de itens de diferenciação inclui ainda os pneus mais largos – 185/60 R15 – que os das séries anteriores, diferentes opções de pintura (o Laranja Nemo é o destaque) e mais detalhes visuais exclusivos, como o interior com decoração de painel e bancos em dois tons e os três pequenos quadrados à frente da grade, a marca registrada do carro, com moldura interna vermelha.

A versão ainda traz de série direção hidráulica, faróis de neblina, trava e vidros elétricos, computador de bordo, entre outros componentes. No entanto, rádio, airbag duplo frontal e freios ABS são oferecidos como opcionais.

Curiosamente, o Uno Sporting é mais lento que o Uno Attractive na aceleração do 0 aos 100 km/h: 10,8 segundos contra 11,2 s no modelo “esportivo”. Os dois carros têm o mesmo motor com as mesmas especificações. “Isso acontece por causa do ajuste de suspensão do Uno Sporting. Ele pode perder do Attractive na arrancada, mas certamente venceria em autódromos por ser mais equilibrado para o uso esportivo”, explica Silvio Piancastelli, diretor de Engenharia de Produto da Fiat. Nos os dois modelos, a velocidade máxima é 172 km/h.

Mas o que tem nessa suspensão afinal? A Fiat diz que as molas ficaram mais curtas, o que deixou o Uno 20 mm mais baixo. Não só isso, o veículo também ganhou reforço nos amortecedores e no eixo de torção traseiro. Houve ainda o aumento do diâmetro (foi de 16° para 17°) da barra estabilizadora dianteira. A sensação transmitida ao condutor é de que o carro ficou ligeiramente mais firme, mas para sentir a mudança de comportamento é preciso prestar muita atenção. Em suma, o Sporting é mais uma forma descontraída do novo Uno, à vendas nas lojas da marca por R$ 32.170 com duas portas e R$ 33.970 na opção 4P.
Fonte: Portal IG

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