ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

ACARAÚ: Muita emoção na homenagem à mulher acarauense no Plenario da Câmara Municipal



A câmara municipal de Acaraú realizou na manhã deste sábado, 26, no plenário vereador José Otalicio M. Rocha, sessão solene em que foram homenageadas dezessete mulheres com a comenda "Poetisa Dinorah Tomáz Ramos".

A comenda foi instituída no ano de 2005 pelo presidente da câmara naquele ano, Edilson Araújo e pela vice presidente Conceição Lucas. A comenda foi criada para homenagear mulheres em destaque no município em suas áreas de atuação.

Na sua 1° edição no ano de 2005, sete mulheres foram agraciadas com a comenda. Já neste ano de 2011, na sua 2ª edição, dezessete mulheres foram homenageadas com a comenda "Poetisa Dinorah Tomáz Ramos", sendo nove homenageadas por serem destaque na área que atuam, seis homenagens especiais e duas homenagens póstumas.

AS HOMENAGEADAS FORAM:

- Maria Gisela Rios Silveira (Educação)
- Maria de Lurdes Ribeiro Ferreira (Saúde)
- Maria de Lurdes Vasconcellos (Cultura)
- Gislene Menezes Alves da Silva (Desporto)
- Lúcia Silva da Penha (Empreendedorismo)
- Ana Rosa Maria Ferreira (Família)
- Tereza de Jesus Fontenele (Funcionaria Pública)
- Maria do Socorro Brandão Everton (Arte)
- Rossana Borborema Ferreira Gomes (Política)
- Maria da Conceição Lucas (Homenagem Especial)
- Maria Honorata Carmo (Homenagem Especial)
- Maria do Livramento Silva Fonteneles (Homenagem Especial)
- Maria de Fatima Fonteneles dos Santos (Homenagem Especial)
- Maria Socorro de Vasconcelos Rocha (Homenagem Especial)
- Maria Alves de Vasconcelos (Homenagem Especial)
- Adriana Maria dos Santos Moura Amaral (Homenagem Postuma) “Comenda recebida por seu filho Joel Ferreira Amaral Filho”
- Maria Josefina Gonçalves Silveira (Homenagem Postuma) “Comenda recebida pelo Sr. José de Paulo Silveira, representante da família”.

Durante a entrega das comendas, foi lido o perfil de cada uma das homenageadas.

Além das homenageadas, estiveram presentes os vereadores que compõem a câmara municipal de Acaraú, O Deputado Estadual Manoel Duca da Silveira “Duquinha”, o atleta paraolímpico Otávio Costa, o secretario municipal de agricultura de Acaraú, Senhor Nacélio Cruz, o ex-vereador Raimundo Elder “Nen”, o vice governador do Distrito Lions Lirial Rolim e sua esposa Hortência Maria Rodrigues Rolim “representantes da família da poetisa Dinorah Tomáz Ramos”, do presidente do conselho tutelar de Acaraú Sr. Teúnas Ramos, além de autoridades do município e convidados.

Discursos:

A escritora Maria de Lourdes Vasconcellos, uma das homenageadas, representou eu seu discurso todas as mulheres que receberam a comenda.

O Deputado Duquinha no uso de suas palavras destacou a inclusão das mulheres em diversas áreas no mundo afora, seja na política, esporte, cultura, forças armadas, educação e em áreas de destaque, e trouxe como exemplo a Marta, melhor jogadora do mundo, a presidente do Brasil Dilma, Cristina Kirchner presidenta da Argentina, entre outras mulheres presidentes e que ocupam cargos importantes.

O Sr. Lirial Rolim, vice governador do Distrito Lions, fez a leitura da mensagem de Tereza Ramos Fonteneles, filha de Dinorah Tomáz Ramos e que recentemente gravou um CD com os poemas de sua mãe.

A câmara municipal de Acaraú homenageou a Poetisa Dinorah Tomáz Ramos, a qual foi recebida pela Sra. Hortência Maria Rodrigues Rolim, representando a família da poetisa.

Depois de todas as homenagens, o presidente da câmara de Acaraú, vereador Paulo Sérgio Gomes de Andrade, com suas palavras homenageou as mulheres que estavam ali presente e todas as mulheres acarauenses pelo dia internacional da mulher. Em seguida a sessão solene desta sábado foi encerrada pelo presidente da casa.

Poetisa Dinorah Tomás Ramos

Nasceu no dia 01 de Outubro de 1906 em Santana do Acaraú. Era sobrinha do poeta Padre Antônio Tomás com quem veio para o Acaraú e aprendeu a ler em três idiomas e a amar a poesia. Foi à primeira mulher vereadora do Ceará, sendo eleita por Acaraú no ano de 1934. Suas obras literárias pertenciam ao Parnasianismo e ao Modernismo. Dinorah foi ainda professora em Acaraú e Sobral aonde também foi vereadora e pertencia a Academia Sobralense de Letras. Recentemente sua filha Tereza Ramos Fonteneles gravou um CD com suas poesias.

Nenhum comentário: