ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

OPERAÇÃO CARNAVAL: Sesa realiza operação de combate a dengue com carros fumacê a partir de hoje


A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) vai desencadear a partit de hoje, segunda-feira (28) uma megaoperação de combate ao mosquito transmissor da dengue na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e litoral cearense (inclusive Acaraú), com a realização de dois ciclos de aplicação de inseticida em 71 localidades, distritos ou sedes de 24 municípios e 14 bairros das regionais I e II da capital. 

A Operação Carnaval utilizará 16 carros fumacê e os equipamentos costais das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) para lançar 11.850 litros de inseticidas em um total de 16.622 quarteirões. O primeiro ciclo de aplicação do inseticida acontecerá antes do Carnaval, de 28 de fevereiro a 5 de março e, o segundo, após o feriado, de 14 a 19 de março.

A ação da Secretaria vai diminuir os riscos de proliferação descontrolada do Aedes aegypti nos municípios que registram maior concentração de pessoas no período do carnaval. O controle químico do mosquito é feito com inseticidas fornecidos exclusivamente pelo Ministério da Saúde e deve ser utilizado exclusivamente em situações de emergência e de forma racional e segura. 

A aplicação do inseticida provoca o desalojamento do mosquito adulto e o atinge em pleno voo, única forma de ter eficácia. A ação do produto só é efetiva quando o inseticida está em suspensão no ar e só mata o mosquito adulto. Com a ventilação a uma velocidade de 6 Km/h, a ação do produto dura de 40 minutos a uma hora e meia.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesa 

Nenhum comentário: