ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ENERGIA EÓLICA: Ceará cai do 1º para 4º lugar em geração


No dia 18 de março terminará o prazo para a inscrição dos projetos de geração de energia eólica que participarão do próximo leilão de energia que o Ministério de Minas e Energia promoverá neste semestre.
Dono do maior banco de ventos do País, o Estado do Ceará tem chance perto de zero de tomar parte desse leilão.
Este blog apurou que os prefeitos dos municípios do litoral cearense recusam-se a emitir documento de anuência aos empreendedores, temendo uma reação do Ministério Público Federal.
Lauro Fiúza Júnior, vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Energia Eólica, não economiza palavras para posicionar-se diante do que considera “uma ameaça aos interesses do Estado”.
Na sua opinião, ou o Governo cearense toma uma posição firme diante do questionamento do MPF, “ou o Ceará, que era o 1º e hoje é só o 4º colocado no ranking, será banido da geração de energia eólica”.
O Rio Grande do Norte é o novo líder, seguido da Bahia e do Rio Grande do Sul.
Na Bahia, além de grandes parques eólicos, instalam-se duas grandes fábricas de equipamentos, ambas multinacionais – a Alston e a Gamesa, “tudo isso gerando investimentos de centenas de milhões de reais e milhares de novos empregos”.
A boa notícia, de acordo com Lauro Fiúza, é a presdo Cearáença de Paulo Henrique Lustosa na presidência do Conselho de Políticas de Meio Ambiente .
“É um grande avanço”, diz ele.

Nenhum comentário: