ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO: 741 alunos do O POVO no Enem foram aprovados


Entre tantas reformulações e incertezas que marcaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, uma iniciativa ajudou na preparação dos alunos: o curso O POVO no Enem, realizado pela Fundação Demócrito Rocha, a partir da Universidade Aberta do Nordeste, em parceria com o Colégio 7 de Setembro e o Estado.

O curso teve 66.466 inscritos, que tiveram acesso, por fascículos e aulas na TV e no rádio (com material disponível no site do curso), a conteúdos importantes, com orientações para o Exame. No fim da primeira chamada do processo seletivo, 741 pessoas que usaram o curso foram aprovadas - 449 nos cursos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e 292 do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Dessas, 343 são de escolas públicas.

Segundo o coordenador geral da Universidade Aberta do Nordeste, que utiliza a perspectiva do ensino a distância, Sérgio Falcão, quando a UFC e o IFCE aderiram ao Enem como seleção para os cursos de graduação, milhares de estudantes se viram diante de um desafio, já que poucas escolas já trabalhavam com a interdisciplinaridade exigida pela prova.

Para muitos, o curso O POVO no Enem foi um complemento às aulas regulares. Para outros, os fascículos e as aulas na TV e no rádio foram a única fonte de estudo. É o caso de Otaci Martins Leitão, de 43 anos, que garantiu vaga no curso de Direito da UFC, atualizando-se com os materiais do curso, após 23 anos de conclusão do ensino médio. Ele comenta que o curso foi fundamental para a conquista.

Os fascículos também foram distribuídos para escolas públicas em todo o Estado, graças à parceria com o Governo do Ceará. E foi assim que a estudante Sâmila Muniz, de 16 anos, recebeu o material na escola em Acaraú, acompanhando as questões e comentários assim como outros colegas. O resultado foi a aprovação no curso de Física no IFCE.

A secretária da Educação do Estado, Izolda Cela, destacou a importância do curso. “Fazemos uma avaliação muito positiva pela pertinência da proposta, pelo formato dinâmico, acessível e de fácil aplicação em contextos de larga escala. A temática foi propícia ao momento em que o processo Enem deu passos largos no sentido de se consolidar como critério seletivo para entrada em universidades públicas”, comentou.

Para 2011, segundo Sérgio Falcão, a expectativa é de um curso diferenciado, com novos recursos, ainda mais interligados com as necessidades dos alunos e do Enem.

ENTENDA A NOTÍCIA

O curso O POVO no Enem foi realizado de abril a setembro de 2010, com a distribuição de 16 fascículos de conteúdo e questões, programas de rádio e de TV, com temas relacionados às áreas do Exame. Todo o curso foi ofertado gratuitamente para os mais de 60 mil inscritos.

Nenhum comentário: