ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

BAIXO ACARAÚ: Deputado Manoel Duca quer mais investimento para Perímetro Irrigado


O deputado Manoel Duca (PRB) defendeu, na sessão plenária desta quinta-feira (10/02) da Assembleia Legislativa, que mais recursos sejam destinados ao Perímetro irrigado Baixo-Acaraú. Segundo o parlamentar, a iniciativa já se mostrou viável, e por isso precisa ser aprimorada. Ele sugeriu encaminhar requerimento ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, para que sejam ampliados os investimentos para o projeto. 



O Perímetro irrigado Baixo-Acaraú está localizado a 220 quilômetros de Fortaleza, na região norte do Estado, no trecho final da bacia do Rio Acaraú, e contempla os municípios de Acaraú, Bela Cruz e Marco. De acordo com Manoel Duca, o perímetro irrigado é composto por oito mil hectares irrigados, e atualmente possui 32% de sua área cultivada. Segundo ele, o projeto gera três mil empregos diretos, e tem toda a produção absolvida pelo mercado interno. 

O parlamentar entende que o perímetro irrigado é uma iniciativa de sucesso que merece maior atenção das autoridades. Conforme destacou, lá são cultivadas várias culturas como banana, coco, caju, graviola, goiaba e manga. "Hoje o Baixo-Acaraú está sendo impulsionado por essa irrigação". 

"No semiárido só existe produção com irrigação, e com rios perenizados, como o Acaraú e o Jaguaribe, isso é possível", ressaltou. "Ninguém entende porque se deixa faltar recursos onde a experiência está testada, onde foi comprovado que a irrigação funciona", disse.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PV), lembrou que a execução do projeto de irrigação do Baixo-Acaraú contou com o apoio do deputado federal Aníbal (PMDB-CE), que buscou recursos em Brasília para que as obras tivessem continuidade. O parlamentar também parabenizou a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) pelo trabalho na região, que garante o escoamento da produção do perímetro. 

O líder do Governo na Casa, deputado Antônio Carlos (PT), defendeu iniciativas como a citada por Manoel Duca como forma de manter o agricultor no campo. "Os perímetros irrigados são bons exemplos de como isso deve ser executado".

Nenhum comentário: