Brasil ganhando da Alemanha? Pensou que era só no futebol? Agora, a superioridade também tem outro campo.
Nos dois primeiros meses de 2010, as vendas de carros no Brasil bateram recorde, tirando dos alemães o quarto lugar no ranking dos maiores consumidores de carros do mundo.
Somando janeiro e fevereiro, os brasileiros compraram 413 mil automóveis, quase 10% a mais do que os alemães. Com isso, o Brasil, até então o quinto mercado de automóveis, subiu um degrau.
"Sempre é um gostinho bom bater, superar, competidor ou superar países que estão na frente da gente. Estamos acostumados a ganhar no futebol e estamos começando eventualmente a entrar na mesma vereda, no mesmo caminho para ganhar nos automóveis também", afirma o presidente da Anfavea, Jackson Schaneider.
O desafio da indústria automobilística agora é manter o ritmo das vendas. O governo já avisou que o incentivo do IPI reduzido, que ajudou na recuperação do setor durante a crise, termina dia 31 deste mês, mas isso não é motivo de preocupação para a indústria.
O mercado no Brasil ainda tem muito espaço para crescer. A média é de um automóvel para cada sete habitantes. Na Argentina, essa relação cai para cinco. Na Alemanha, para dois e, nos Estados Unidos, é um carro para cada americano.
Para manter as vendas aquecidas, além do crédito farto a regra é usar muita criatividade para conquistar novos clientes. Vale a pena apostar até na paixão do brasileiro pelo futebol.
"Eu tenho oferta hoje de parcela sendo paga só depois da Copa. A gente assiste a Copa, o Brasil ganha e só depois a gente vai pagar a prestação do carro", diz o gerente comercial de uma concessionária, Regina Vilasanches.
Com informações da Globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário