O Ministério da Educação (MEC) liberou na madrugada desta sexta-feira a consulta das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. Os estudantes devem acessar a página do Enem na internet e a consulta é individual, mediante apresentação do CPF.
O exame foi aplicado para mais de 3,5 milhões de estudantes entre os dias 6 e 7 de novembro. A edição 2010 foi marcada por dois erros de impressão: um nos cartões de resposta e outro em parte dos cadernos amarelos de questões. Os problemas causaram confusões e reclamações de muitos estudantes. Na Justiça, o impasse entre o Ministério Público Federal e o MEC provocou ansiedade e apreensão em milhões de jovens.
Em 15 de dezembro, 9.500 prejudicados foram convidados a fazerem um novo exame. No entanto, apenas metade deles compareceu à prova. Aqueles que tiveram a chance mas optaram por não refazer o Enem terão computadas as notas obtidas nos dias 6 e 7 de novembro.
Sisu - A partir de domingo, 16 de janeiro, estarão abertas as incrições no sistema de Seleção Unificada (Sisu). Criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009, o sistema unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes são selecionados a partir da nota obtida no Enem em três chamadas subsequentes. Nesta edição, serão 83.125 vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais. Pode participar do processo de seleção quem fez o Enem 2010.
Confira as universidades que oferecem vagas pelo Sisu
Entre os dia 16 e 18 de janeiro, as inscrições dos candidatos deverão ser feitas exclusivamente pela internet. Os candidatos devem acessar o Sisu e escolher duas opções de curso, elegendo a sua prioridade. Ao logo desse período, o estudante poderá trocar a sua opção caso avalie que tem mais chance de ser aprovado em outra instituição ou em outro curso. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente.
No dia 22 de janeiro, serão divulgados os resultados da primeira chamada. O candidato aprovado na primeira opção é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, prevista para o período de 25 a 27 de janeiro, ele perde a vaga. Aquele que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.
Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições de ensino podem, a critério de cada uma, convocar candidatos com base na lista de espera gerada pelo sistema.
Consulte o resultado do Enem AQUI
Fonte: Revista Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário