Um importante aliado ganhou o Projeto Leite Ceará, elaborado pela Adece com o objetivo de, em curtíssimo prazo e aproveitando as áreas improdutivas dos perímetros irrigados dos Tabuleiros de Russas e do Baixo Acaraú, ambos administrados pelo Dnocs – e por meio de uma pecuária de alto padrão – produzir 400 mil litros diários de leite.
Esse aliado é o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que, na semana passada, ouviu, em seu gabinete, em Brasília, a pormenorizada exposição que lhe fez sobre o projeto o presidente da Adece, Zuza de Oliveira, seu amigo pessoal.
Esse projeto é a sopa no mel da já manifestada intenção do ministro Fernando Coelho de reformular o modelo atual de irrigação do Dnocs e da Codevasf.
“Seu projeto é ótimo. Vamos começar a implementa-lo pelo Ceará. Depois, chegaremos aos outros estados nordestinos”, disse o ministro ao presidente da Adece.
O projeto prevê a ocupação, por empresas pecuaristas, de áreas irrigadas de no mínimo 50 hectares para a plantação de forrageiras.
O uso do pastejo rotacionado alimentará 10 vacas por hectare, com produção média diária de 17 litros por matriz.
Para viabilizar o projeto, o ministro, que convocou o cearense Ramon Rodrigues para a futura Secretaria Nacional de Irrigação, ordenou a elaboração de um contrato que envolverá o seu Ministério e o Governo do Ceará, com a interveniência do Dnocs.
Fonte: Blog do Egidio Serpa
Nenhum comentário:
Postar um comentário