A Assembleia Legislativa já começou a se organizar para receber os deputados eleitos em outubro de 2010, para a nova legislatura que inicia no próximo dia 1° de fevereiro. A distribuição dos gabinetes e das bancadas no plenário já estão sendo finalizadas. A administração da Casa espera estar com tudo definido até segunda-feira.
A diretora do Departamento Administrativo, Lise Novaes, disse que os gabinetes estão definidos, faltando apenas saber quem são os suplentes que ficarão no lugar dos deputados que irão se licenciar no início da legislatura para assumirem secretarias no Governo. A dúvida da diretora é se serão chamados os suplentes do partido ou da coligação dos vitoriosos.
A distribuição das salas, informa, não foi feita por sorteio. Segundo Lise Novaes, os gabinetes foram oferecidos primeiramente para os deputados veteranos e os que sobraram foram rateados entre os deputados novatos. "Alguns ficaram no mesmo local (gabinete)", pontua.
Lise Novaes disse que os deputados que não foram reeleitos têm até amanhã para entregarem as salas a fim de que a Assembleia faça alguns reparos necessários, como pintura, assegurando que, na terça-feira, dia 1°, estará tudo pronto.
Mandato
O deputado eleito Mario Hélio (PMN) esteve, ontem, na Assembleia visitando o gabinete que foi destinado para ele. Segundo o parlamentar, sua sala será a que antes pertencia ao deputado Mauro Filho (PSB), o gabinete 302. Mauro Filho, chamado por Cid Gomes para assumir a novamente a Secretaria da Fazenda, não ocupará nenhuma sala na Assembleia já que se licenciará do mandato de deputado estadual.
Outros deputados também estiveram visitando, ontem, o parlamento cearense. A deputada eleita Eliane Novaes (PSB) foi conversar com Roberto Cláudio (PSB) sobre a possibilidade de garantir a coordenação de uma comissão. A parlamentar disse que informou ao colega suas áreas de atuação, pontuando que se interessa bastante pela Comissão de Juventude.
O deputado eleito Paulo Facó (PT do B) também pretende administrar um colegiado. Ele alegou que está sendo estudada a possibilidade de separar a Comissão de Educação, Cultura e Desporto em duas, dissociando a Educação da Cultura e Desporto. Caso isso ocorra, o parlamentar disse estar pleiteando presidir a Comissão de Cultura.
Além disso, os lugares na Mesa Diretora já estão praticamente acertados, conforme a chapa que deverá ser apresentada no dia 1° para a eleição dos cargos. O PSB deverá ocupar os três principais cargos no Legislativo cearense: Roberto Cláudio na presidência, José Sarto na 1° vice-presidência e José Albuquerque com a 1° secretaria do referido colegiado.
A 2ª segunda vice-presidência está destinada ao deputado eleito Tin Gomes (PHS). Terceira e quarta secretarias ficarão para os tucanos, sendo ocupadas por João Jaime e Téo Menezes, respectivamente. O único cargo ainda em aberto na Mesa Diretora é a 2ª secretaria.
Conforme publicou, ontem, o Diário do Nordeste, o bloco formado pelos partidos PMDB, PRP, PTN e PSDC indicou os deputados Lucílvio Girão ou Neto Nunes, ambos do PMDB, para ficarem com o posto citado. Ocorre que até o momento o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) ainda não julgou recurso de Neto Nunes para reverter a decisão do TRE que o tornou inelegível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário