Segundo pesquisa divulgada ontem, terça-feira (14), pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), sobre a proliferação do uso de drogas nas diversas cidades do Brasil, o Ceará é um dos estados em destaque no combate a drogas como o crack.
A pesquisa investigou como o crack está presente nos municípios do País, como o Poder Público municipal está organizado para enfrentar este problema e qual a participação da União e dos Estados.
Em um dos aspectos pesquisados, o combate ao crack e outras drogas mesmo sem ter um programa institucionalizado é um item de destaque no Ceará. De acordo com a pesquisa, o Estado possui 58,9% dos municípios atuando no combate às drogas.
No estado da Ceará, 117 municípios responderam à pesquisa realizada pela CNM, o que representa 63,5% de participação dos entes. Destes, 24 (20,5%) possuem o CAPS, com um total de 263 profissionais de saúde atuando, e 12 Municípios têm programas de combate ao crack e outras drogas, dos quais 7 já estão com este programa aprovado pelas respectivas câmaras de vereadores. As principais ações desenvolvidas são: a prevenção ao uso e consumo de drogas, a mobilização e orientação a população e a realização de estudos e pesquisas. Apenas 2 Municípios declararam que recebem apoio financeiro do governo federal e 1 de outras instituições. Os outros 9 declaram que não recebem apoio nenhum.
Mesmo não tendo programas, 69 Municípios declaram que realizam ações de combate ao crack. As principais ações são: a mobilização e orientação a população executadas por 63 Municípios; 58 fazem a prevenção ao uso de crack; e em 22 deles há o atendimento a familiares e amigos de usuários e dependentes. Destes, 57 Municípios declaram que não recebem apoio financeiro de nenhuma outra esfera de governo. Somente 3 Municípios já fizeram convênios com o governo federal no âmbito do programa de combate ao crack e 25
Municípios ajudam financeiramente outras instituições ou entidades que realizam ações em prol de dependentes ou usuários de outras drogas ou do crack.
Municipios que respoderam a pesquisa foram:
Acarape, Independência, Ipaumirim, Altaneira, Irauçuba, Amontada, Itapiúna, Aquiraz, Aracati, Itatira, Aracoiaba, Jaguaretama, Araripe, Jaguaruana, Barreira, Jardim, Barro, Jati, Barroquinha, Jucás, Beberibe, Limoeiro do Norte, Boa Viagem, Maranguape, Canindé, Massapê, Capistrano, Milagres, Cariré, Miraíma, Caririaçu, Moraújo, Cariús, Carnaubal, Orós, Cascavel, Pacujá, Catunda, Paracuru, Chorozinho, Paraipaba, Crato, Pedra Branca, Croatá, Pindoretama, Eusébio, Porteiras, Farias Brito, Potengi, Fortaleza, Potiretama, Graça, Quixadá, Granja, Redenção, Granjeiro, Russas, Guaiúba, Santana do Cariri, Guaramiranga, São Luís do Curu, Horizonte, Ubajara, Ibaretama, Uruburetama,Iguatu, Itarema, Morrinhos e Acaraú.
Quem quiser acessar todas informações da pesquisa basta acessar AQUI
Fonte: Jornal O POVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário