ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

IFCE: Docentes do campus de Acaraú coordenam construção de embarcação

 
Iniciação à Carpintaria Naval: esse é o título de um projeto de Formação Inicial e Continuada (FIC) direcionado a alunos de comunidades pesqueiras da região de Acaraú. O projeto é coordenado pelos professores Toivi Masih Neto, da área de Aquicultura, e Maurício Aguilar Nepomuceno de Oliveira, da área de Construção Naval do campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em Acaraú. Cerca de seis alunos estão trabalhando na construção de um catamarã (vela para a pesca) e, ao final, receberão certificado de extensão de 350 horas/ aula emitido pelo campus do IFCE em Acaraú.
O catamarã, construído em madeira coberto com fibra de vidro, mede 8 m de comprimento, 4,70m de largura e 1,30m de pontal, utiliza a técnica do Strip Planking, processo de fabricação com ripas emendadas, utilizando colagem com resina epoxy. Esse sistema de construção é diferente do sistema tradicional, de calafetamento, em que os espaços entre as ripas são preenchidos com estopa ou algodão endurecidos com massa.
  Conforme Prof. Maurício Aguilar, a técnica é inovadora e possui inúmeras vantagens. “No sistema tradicional, mais ou menos a cada dois anos, você tem que calafetar de novo, um trabalho demorado e além disso no final sempre faz água por um algum calafete mal feito. No método de strip planking, com revestimento em fibra de vidro, a embarcação fica mais resistente,  utiliza menos madeira e certamente não entrará agua”, defendeu.
Segundo Prof. Toivi Masih, a ação tem como finalidade a formação de carpinteiros navais e modificar a atividade de pesca na região, além de oportunizar o conhecimento de uma nova técnica e geração de renda. “Ao final das atividades, os alunos pretendem montar uma associação para fabricarem embarcações com a nova técnica a fim de comercializarem o produto”, afirma.
Os alunos, indicados pelos líderes das Associações Comunitárias das comunidades pesqueiras da Barrinha de Baixo, Aranaú e Curral Velho, localizadas em Acarau, passam por aulas práticas e teóricas. As atividades iniciaram no dia 05 de agosto e a conclusão está prevista para dezembro.
O catamarã que está sendo construído sob orientação dos docentes do campus de Acaraú, está orçado em R$ 50 mil. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Pesca da Prefeitura Municipal de Acaraú. As aulas teóricas ocorrem às segundas, quartas e sextas pela manhã e os alunos trabalham de segunda a sexta de 8h às 17h. O Local das atividades é a oficina do Dedé Isopor, localizado no bairro Outra Banda, no município.

Nenhum comentário: