ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ESTIAGEM: Trabalhadores rurais ocupam Superintendência do INCRA em Fortaleza

Cerca de 500 pessoas vindas de diversos municípios do Ceará, coordenados pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (FETRAECE), chegaram desde o início da manhã desta terça-feira (09/11) à Superintendência do INCRA/CE, em Fortaleza. A previsão é de que o número de pessoas aumente, podendo chegar a 700 pessoas.

São Agricultores acampados e assentados que vieram cobrar do Governo do Estado e do INCRA as medidas emergênciais de enfrentamento da estiagem/seca, além de assistência técnica para os assentamentos, crédito e desapropriações. 

Foi idealizada uma pauta que contempla as reivindicações dos trabalhadores rurais que será negociada com representantes do Governo do Estado e com INCRA. 

Já na tarde desta terça-feira, foi realizada a audiência na Secretaria do Desenvolvimento Agrário com várias entidades e órgãos do Governo do Estado. Na reunião foram discutidos e dado encaminhamentos aos pontos da pauta relacionados ao enfrentamento da seca/estiagem.

Estiveram presentes na audiência representantes da FETRAECE, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, da Defesa Civil e de outras entidades: Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH) e Superintendência de Obras Hidráulicas do Governo do Estado do Ceará (SOHIDRA) além de outras entidades.

Dentre os pontos negociados está a inclusão dos municípios cearenses que estão fora do semiárido legal nas políticas de convivência com o semiárido fomentadas pelo Governo do Estado do Ceará, inclusive no Programa Cisterna de Placas: Acaraú, Amontada, Barroquinha, Beberibe, Bela Cruz, Camocim, Cascavel, Chaval, Cruz, Fortim, Jijoca de Jericoacoara, Granja, Guaiuba, Itaitinga, Itarema, Moraújo, Marco, Martinópole, Morrinhos, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu, Senador Sá, Tururu, Trairi, Uruoca e Viçosa do Ceará. 

Com informações da FETRAECE 

Nenhum comentário: