
Na última quarta-feira (13), a Aprece reuniu dezenas de prefeitos para tratar sobre o balanço do Censo 2010 e as adequações necessárias de limites territoriais de municípios cearenses. O evento, aberto pela presidente da Associação, Eliene Brasileiro, contou com a participação do chefe da unidade estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Francisco Lopes, do presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa, Luís Carlos Mourão, e da diretora do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Eveline Barbosa.
Na ocasião, foi apresentado um trabalho técnico realizado pelo Ipece que demonstra que 48 municípios deverão sofrer adequações territoriais e que o trabalho do Censo deverá contribuir para essa alteração, auxiliando a traçar as malhas de limites municipais.
Diante desta notícia, os gestores municipais demonstraram diversas dúvidas sobre a questão. A principal delas é se a remarcação territorial já seria válida para este ano e se isso trará prejuízos para as prefeituras. Na tentativa de esclarecer os questionamentos, o chefe da unidade estadual do IBGE, Francisco Lopes, garantiu que as alterações não passarão a vigorar de imediato e nem farão parte do resultado oficial do Censo 2010, que será divulgado no próximo dia 03 de novembro.
Ao final da reunião, a Aprece e os demais órgãos presentes firmaram um convênio para que essa questão seja discutida em conjunto com os municípios. A Assembleia Legislativa se comprometeu a convocar os prefeitos dos municípios que poderão sofrer alterações de limites territoriais para um debate. A expectativa de todos é que a questão seja resolvida em comum acordo entre as partes e que traga benefícios para a população.
Fonte: APRECE
Nenhum comentário:
Postar um comentário