ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

CENSO 2010: Acaraú está entre as 36 cidades do estado que a população cresceu


Se em 44 municípios cearenses visitados pelo Censo 2010 a população ficou abaixo da esperada, em 36 cidades ela aumentou. A referência é a contagem realizada em 2007. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que, até agora, 8.042.462 cearenses foram entrevistados - 94% da população. Segundo Francisco Lopes, chefe estadual do IBGE, mesmo com tendência de estabilização populacional, alguns municípios apresentam incremento demográfico.

Entretanto, esse crescimento é inferior a anos anteriores. Entre os municípios com crescimento populacional, estão Eusébio, Brejo Santo, Itaitinga, Palmácia e Acaraú. De acordo com Francisco Lopes, “antes, todos os municípios cresciam muito porque a taxa de fecundidade (número médio de filhos que as mulheres de 15 a 49 anos têm) era alta. Essa taxa era de seis. Hoje, é menor que dois”. Além da fecundidade, o número de pessoas por domicílio também diminuiu. “O número médio era de cinco. Hoje, são três”, acrescenta.

Sobre as críticas feitas por prefeitos ao método de pesquisa utilizado pelo IBGE na edição de 19 de outubro do O POVO, Francisco explicou que, “terminada a fase de coleta (de dados pelos agentes recenseadores), vamos fazer a verificação de domicílios que estão vagos, de usos ocasionais e fechados. Esse dado está em andamento”. Em entrevista ao O POVO, Adelmo Aquino, prefeito de Alto Santo, cuja população ficou abaixo da estimativa, disse que a cidade perderia cerca de R$ 200 mil de receita do Fundo de Participação dos Municípios caso o IBGE deixasse de incluir na contagem uma faixa da população que não teria sido entrevistada.

Crescem os desafios
 
Segundo prefeitos das cidades com incremento populacional, esse aumento se refletirá na concepção e implementação das políticas públicas. Prefeito de Itarema, que tem cerca de 36 mil habitantes, Robério Monteiro menciona a segurança como um dos desafios. “Aqui há 56 agentes Pró-Cidadania e 20 guardas municipais. O efetivo policial é pouco”, admitiu. 

Em Jardim, o crescimento é reflexo da política pública. O prefeito Fernando Luz esclarece: “Tinha havido um decréscimo por causa do êxodo rural. Por isso houve esse crescimento. Investimos em melhores condições de vida para a população do campo, que representa 60% da população”. Fernando destaca, porém, que há muitas deficiências na gestão de Jardim. E uma delas está relacionada à segurança, pois a cidade fica próximo ao Polígono da Maconha, tanto que o investimento maior foi em segurança.

O desafio agora é outro. Com pouco mais de 28 mil habitantes, espera ultrapassar os 30 mil no Censo 2010 para garantir um acréscimo de 10% à receita da cidade. O dinheiro vem do FPM, que, hoje, é responsável por 70% do orçamento do município. O resultado do Censo será divulgado dia 4 de novembro.

E-MAIS 

OS 36 MUNICÍPIOS
 
> A pesquisa do Censo 2010, realizada pelo IBGE, se encerra dia 30 de outubro. Até agora, 8.042.462 cearenses foram entrevistados. Eles correspondem a 94% da população e estão distribuídos por 110 municípios. Por enquanto, 59,7% dos municípios foram percorridos por equipes do IBGE.

> Os 36 municípios que apresentam crescimento populacional são: Eusébio, Brejo Santo, Itaitinga, Palmácia,  Nova Olinda, Catarina, Pires Ferreira, Senador Sá, Barbalha, Groaíras, Arneiroz, Crato, Guaramiranga, Pindoretama, Russas, Mauriti, Ubajara, Itapajé, Potengi, Lavras da Mangabeira, Tejuçuoca, Guaiúba, Itarema, Penaforte, Tururu, Chorozinho, Paraipaba, Campos Sales, Marco, Jardim, Aquiraz, Itatira, Baixio, Tianguá, Miraíma e Acaraú.

Nenhum comentário: