ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

EMATERCE: Extensionistas do Ceará visitam rotas do turismo regional e rural em MT



Extensionistas da Empresa de Assistência técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) estiveram na terça-feira (28.09), visitando a comunidade São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, conhecendo o artesanato, ceramistas, as danças do siriri, cururu e a pesca na região. Os visitantes vão percorrer rotas do turismo regional e rural na Baixada Cuiabana e no município de Campo Verde (131 km ao Sul da Capital). Esse intercâmbio é uma parceria da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), secretaria municipal da Agricultura de Cuiabá e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

As extensionistas representam as cidades de Fortaleza, Crato, Juazeiro e Acaraú. A gerente da Ematerce, Maria Elcileide Nogueira fala que a intenção é implantar no Nordeste projetos de turismo rural na agricultura familiar visando a melhoria da renda dos produtores. Ela explica que na cidade de Crato foi criada uma rota do turismo rural com o plantio de flores tropicais que são vendidas para as floriculturas e funerárias da região. Em torno de 16 produtores que antes trabalhavam na extração do carvão e na coleta de pequi agora produzem mais de 700 quilos de flores por mês.

Segundo Maria, o grupo formado por quatro extensionistas veio buscar experiências principalmente na área do turismo rural, conhecendo seus efeitos econômicos e sociais no município. A Ematerce, encaminhou extensionistas também para os Estados do Amazonas, Espírito Santo e Santa Catarina para verificar in loco o trabalho que vem sendo executado pelos agricultores familiares para atender turistas do Brasil e do exterior.

O Governo Federal por meio do MDA elaborou um livro intitulado Caminhos do Brasil Rural – Agricultura Familiar, Turismo e Produtos Associados. A região Centro-Oeste foi representada no livro com as comunidades ribeirinhas São Gonçalo e Bom Sucesso, município de Campo Verde com o assentamento 14 de Agosto, que enfoca o trabalho do homem do campo e o turismo rural com a trilha do alimento, cavalgada, passeio pelo rio, ordenha e outros.

Os municípios de Cáceres, Curvelândia, Rio Branco, Salto do Céu, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste e Reserva do Cabaçal compõem a Rota das águas. A coordenadora regional da Empaer em Cáceres, Elicinéia Aparecida Fortes, apresentou os pontos turísticos da região e falou sobre o projeto que está sendo executado para o desenvolvimento e implantação do turismo rural no Pantanal Mato-grossense.

O diretor da Agricultura da Prefeitura de Cuiabá, Geraldo Donizeti Lúcio está acompanhando o grupo, e nesta terça-feira (28.09) estão no município de Campo Verde, no dia 29.09, vão conhecer a transpantaneira e quinta-feira (30.09), estarão em Nobres. Conforme Lúcio, esse intercâmbio é uma troca de conhecimento entre os Estados que vai possibilitar a interação entre o turismo e agricultura familiar promovendo o resgate de culturas tradicionais, a valorização da gastronomia e da produção sustentável de alimentos.

Nenhum comentário: