ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

IFCE:Campus de Acaraú promove I Encontro Regional de Pesquisa

Socializar informações referentes aos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na área da pesca, aquicultura, portos e navegação nos Núcleos de Pesquisa Aplicada à Pesca Marinha e Continental e Aquicultura Familiar da Região Nordeste, além de discutir problemas e perspectivas relacionadas às futuras ações dos Núcleos. Esses são os principais objetivos do I Encontro Regional de Pesquisa Aplicada a Pesca e Aquicultura dos Núcleos Nordeste e o II Encontro de Pesquisa Aplicada a Pesca e Aquicultura do Núcleo Nordeste III.
 
A abertura do evento ocorrerá às 19h do dia 30 de agosto, no auditório da 3ª CREDE (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação), situado na rua Santo Antônio, s/n, bairro Outra Banda, onde acontecerá todo o evento, que se encerrará no dia 03 de setembro. Os encontros são organizados pelo campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE), em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Prefeitura de Acaraú e Núcleos Nordeste 1, 2, 4 e 5.
 
A programação inclui apresentação das atividades e projetos dos Núcleos, palestras, debates, mesas-redondas, plenárias, exposições artesanais e visitas técnicas. O evento faz parte da Política de Formação Humana na área da Pesca Marinha, Continental e Aquicultura Familiar/ Portos e Navegação.
 
Os encontros têm por finalidade discutir limites e possibilidades dos Núcleos de Pesquisa Aplicada frente aos objetivos da Política de Formação Humana; discutir ações desenvolvidas e em andamento no âmbito da pesquisa aplicada à pesca; conhecer as principais demandas dos setores pesqueiro e aquícola da região de Acaraú no que diz respeito às ações dos núcleos de pesquisa aplicada; elaborar documento com propostas de implementação de políticas para melhoria de qualidade de vida dos pescadores e pescadoras; e apresentar proposta para participação das lideranças no II Encontro Nacional dos Núcleos de Pesquisa aplicada à Pesca.
 
Ao final do evento, os participantes receberão certificados e será elaborado um documento com o registro das discussões e sugestões. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (88)3661.1682

Confira a programação:

Dia 30 de agosto de 2010 (segunda-feira)
18:00 – Acolhida dos participantes e credenciamento
19:00 - Solenidade de Abertura
20:00 – Palestra de Abertura do Coordenador Nacional da Política de Formação Humana nas Áreas de Pesca Marinha, Continental e Aqüicultura Familiar, Portos e Navegação. (Dr. Edmar Almeida de Moraes – MEC/SETEC)
21:00 – Coquetel (participação da Banda Municipal de Acaraú)

Dia 31 de agosto de 2010 (terça-feira)

Manhã
08:00 – Apresentação da Programação e Objetivos do Encontro
08:30 – Apresentação das ações do Núcleo de Pesquisa Aplicada Nordeste III (Prof. Liznando Fernandes da Costa – IFRN – Campus Macau)
09:00 – Apresentação das ações do Núcleo de Pesquisa Aplicada Nordeste II (Prof. Álvaro José de Oliveira – IFAL)
09:30 - Apresentação das Ações do Núcleo de Pesquisa Nordeste – I (Prof. Francisco Messias Alves Filho, IF – Sertão Pernambucano)
10:00 – Intervalo
10:20 – Palestra: Pescando a Cidadania – Prof. Dr. Leão Xavier da Costa Neto – IFRN/Campus Macau
11:20 – Debates
12:00 Intervalo para o almoço

Tarde
14:00 – Apresentação das ações do Núcleo de Pesquisa Aplicada Nordeste II (Prof. Onaldo Montenegro Júnior – IFPB – Campus Cabedelo)
14:30 - Apresentação das ações do Núcleo de Pesquisa Aplicada Nordeste II (Profa. Maria Efigênia Queiroz de Farias- IFPE)
15:00 - Apresentação das ações do Núcleo de Pesquisa Aplicada Nordeste IV (Prof. Tito Carvalho Tsuji – IFMA)
15:30 – Apresentação das Ações do Núcleo de Pesquisa Nordeste – I (Prof. João Bosco Silva Rocha, IFBA – Campus Valença)
16:00 – Intervalo
16:20 – Apresentação das ações do Núcleo de Pesquisa Aplicada Nordeste V (Prof. Euro Araújo – IF Baiano)
16:50 – Debates
17:30 – Informes e encerramento das atividades do dia

Dia 01 de setembro de 2010 (quarta-feira)
Manhã
08:00 - Visita às obras do IFCE – Campus Acaraú
08:30 - Apresentação das Ações do Núcleo de Pesquisa Nordeste – I (Prof. José Milton Moreira Carriço, IFSE)
09:00 – Apresentação das ações do Núcleo de Pesquisa Aplicada Nordeste IV (Prof. Cícero Romão Batista Vasques Reis - IFPI)
09:30 – Apresentação das ações do Núcleo de Pesquisa Aplicada Nordeste III (Prof. João Vicente Mendes Santana - IFCE – Campus Acaraú)
10:00 – Intervalo
10:20 - Palestra: A Importância Estratégica da Pós-Graduação no Fortalecimento dos Núcleos de Pesquisa Aplicada a Pesca e Aqüicultura (Prof. Dr. Vicente de Paulo Santos - Instituto Federal Fluminense, Coordenador do NUPA Sudeste – I)
11:20 - Debates
12:00 – Intervalo para o almoço

Tarde
14:00 às 18:00 – Visita da delegação do MEC/SETEC e Coordenadores dos Núcleos de Pesquisa:

1)    Visita ao Parque Eólico da IMPSA – Praia do Morgado/Acaraú - 15h

2)    Visita a Aquacrusta Marinha - Cacimbas/Acaraú - 16h


Dia 02 de setembro de 2010 (quinta-feira)

Manhã
08:00 – Palestra: Pesquisa e Inovação na Aqüicultura Brasileira – Agenda Prioritária: (Palestrante Prof. Dr. Walter Moreira Maia Júnior - UFPB)
09:00 – Debate
09:40 – Intervalo
10:00 – Mesa redonda tendo com tema “Pesquisa Aplicada e Cooperação Interinstitucional”, com a participação do IFCE, UFC, MPA, Labomar e Outras Instituições presente. - Mediador, Prof Marcio Bezerra.
11:00 - Debate
12:00 – Intervalo para o almoço

Tarde
14:00 – Mesa redonda tendo como tema A situação atual do setor pesqueiro e aquicola e a questão portuária no Ceará e região de Acaraú. Secretaria Municipal de agricultura e Pesca de Acaraú, Colônia de Pescadores Z-2, ACCN, Sindicato dos Armadores de Pesca, Representantes dos Aquicultores e demais Representantes dos Setores. Mediador, Prof Marcio Bezerra
15:00 – Debate
16:00 – Intervalo
16:20 - Solenidade de desmembramento dos Núcleos de Pesquisa da região Nordeste
17:00 - Informes e encerramento das atividades do dia

Dia 03 de setembro de 2010 (sexta-feira)
Manhã:
08:30 – Plenária para a elaboração de documento contendo sugestões e propostas de implementação de políticas para melhoria de qualidade de vida dos pescadores e pescadoras, a ser apresentado no II Encontro Nacional, em Cabedelo - PB
10:00 – Intervalo
10:20 – Elaboração e apresentação do documento contendo sugestões e propostas de implementação de políticas para melhoria de qualidade de vida dos pescadores e pescadoras, a ser apresentado no II Encontro Nacional, em Cabedelo - PB
11:30 –  Solenidade de encerramento do evento.

Jornalista responsável:
Edson Costa (RP 02112 JP CE)
IFCE/ Campus de Acaraú

Nenhum comentário: