ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

IFCE: Docentes do Programa CERTIFIC/campus de Acaraú realizam pré-inscrições em empresas de pesca e comunidades pesqueiras

  
Os professores do Programa CERTIFIC/campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Eveline Alexandre, Rodrigo de Salles, Socorro Abreu e Joab Dantas estão visitando empresas de beneficiamento do Pescado e comunidades de pesca em Acaraú e Itarema. O objetivo das visitas é a pré-inscrição de profissionais beneficiadores de pescado e redeiros (confeccionadores de apetrechos de pesca) para a capacitação nas áreas, como parte do Programa de Certificação Profissional, Formação Inicial e Continuada – CERTIFIC. A pré-inscrição ocorrerá de 16 de agosto até 10 de setembro.

     Estão sendo visitadas as empresas Monteiro Pescado e Cajucoco Agroinsdústria, em Itarema; a Pesqueira Loiola e Acaraú Pesca, em Acaraú.  Em Acaraú, as comunidades pesqueiras da Barrinha de Baixo, Aranaú, Volta do Rio Acaraú e Cais do Porto; em Itarema, por sua vez, a comunidade de Porto dos Barcos e Torrões.

     Franciene Rodrigues, 24 anos, operadora de beneficiamento do pescado da empresa Cajucoco Agroinsdústria, em Itarema, que realizou sua pré-inscrição no CERTIFIC, informou que deseja no Programa qualificar-se profissionalmente e receber um certificado que comprove sua competência na área. “Você pode ser um ótimo profissional, mas se não tiver um certificado que comprove suas habilidades, aí fica difícil. A certificação ajuda bastante no currículo. Ajuda a abrir portas”, afirmou Franciene Rodrigues.

     Ricardo José de Lima Araújo, presidente da Associação da comunidade pesqueira da Barrinha de Baixo (Praia de Acaraú) e pescador, que também efetivou sua pré-inscrição no Programa para redeiro, defende que as capacitações são importantes para a qualificação do trabalhador da área. “Esse programa garante uma importante formação profissional ao trabalhador de pesca, além de melhorar sua realidade no mercado de trabalho e oportunizar aprimoramento técnico”, ressaltou Ricardo José.

     O professor Rodrigo de Salles, do Programa CERTIFIC/ campus de Acaraú, destaca que são dois os objetivos das ações: “reconhecer o saber prático, ou seja, o saber não-acadêmico, e reintroduzir as pessoas no sistema educacional básico, por meio das parcerias com as Prefeituras de Acaraú e Itarema”, afirmou o docente.

     Conforme a professora Eveline Alexandre, coordenadora do Programa CERTIFIC/ campus de Acaraú, as qualificações possibilitam, além de realização profissional, realização pessoal. “Os profissionais que recebem as capacitações do Programa CERTIFIC melhoram sua auto-estima, uma vez que veem sua profissão lembrada e passam a ter certificação em uma instituição federal de ensino. Esses trabalhadores terão como provar para si mesmos e para o mercado que sabem fazer e fazem bem”, defendeu a coordenadora.

     As pré-inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de setembro com os professores nas suas visitas às empresas ou no anexo administrativo docampus de Acaraú, situado na avenida Cel. Duca da Silveira, s/n, no Centro do município, no antigo prédio do Detran. Não há exigência de nível de escolaridade. São solicitados os seguintes dados: nome, idade, data de nascimento, naturalidade, sexo, RG, CPF, endereço residencial, contatos, profissão e tempo de serviço.

     Os profissionais que não apresentarem Ensino Fundamental completo, concluirão seus estudos na rede pública, por meio da parceria com as Prefeituras de Acaraú e Itarema. No campus de Acaraú, esse público receberá qualificação profissional. O participante só receberá a certificação se estiver com o Ensino Fundamental completo

     A essa primeira etapa, seguir-se-á um evento nos dias 14 e 15 de setembro destinado à apresentação da Rede CERTIFIC. A partir do dia 20, os candidatos preencherão um questionário socioprofissional, composto de questões atinentes a sua experiência. As matrículas serão efetivadas em outubro.


Nenhum comentário: