Eis uma viagem entre algumas das várias faces da bonita desse sempre Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Acaraú.
A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Acaraú teve inicio na antiga Missão dos Tremembés – Instituída segundo Provisão de 12 de setembro de 1766 e posteriormente transformada em Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Almofala. Diante desse remanescente histórico e de acordo com o decreto geral de 5 de setembro de 1832, a precedente Freguesia emigrou para a nova sede, instalando-se na povoação da Barra do Acaraú.
Essa situação, no entanto, logo se modificou, quando por força da Lei nº 139, de 10 de setembro de 1838, institui-se em Freguesia a capela de Santana, subordinada à matriz de Sobral e a manter a denominação de Freguesia de Nossa Senhora de Santana. Com o advento Lei nº 283, de 15 de dezembro de 1842, reverte-se o quadro anterior, modificando novamente a Freguesia. Retornou, então, à Barra do Acaraú, com a denominação alterada para Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra do Acaraú, local onde posteriormemente seria transformada em Paróquia e edificada a Igreja-Matriz.
Com Informações e Fotos do Blog Acaraú pra recordar! & Blog do Jhonata Adams
Nenhum comentário:
Postar um comentário