ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

terça-feira, 18 de maio de 2010

TECNOLOGIA: Qual a diferença entre LCD, PLASMA ou LED?



Com a aproximação da Copa do Mundo de 2010 a venda de televisores com tecnologia de ponta, deu uma guinada expressiva no gráfico das vendas nas lojas de eletro por todo o Brasil. Muitas pessoas tem me questionado: “E então Sylvio, qual a que devo comprar?” Para responder a esta pergunta, caí em campo e fui buscar subsídios direto na fonte, e testando as particularidades de cada tecnologia: LCD, PLASMA e LED. Vamos nos livrar do “tecniquês”, e no bom português esclarecer e apontar qual a melhor escolha. 
1) LCD: (em inglês liquid crystal display): Esta tecnologia foi a pioneira no “afinamento” das telas, substituindo os pesados monitores CRT (Raios Catódicos) dos computadores e depois nos televisores. As TVs de LCD são mais indicadas para salas iluminadas, isso significa que você pode assistir ao seu programa com uma janela atrás da sua TV que você não verá nenhum reflexo na imagem, diferente da de plasma. Também são indicadas pra quem vai ligar o PC nela ou jogar aqueles games mais parados, como os de antigamente, pois imagens estáticas costumavam manchar as TVs de plasma mais antigas. Você também pode encontrar LCDs disponíveis em tamanhos menores, o que é difícil encontrar nos modelos de plasma. 
2) PLASMA: As tvs de plasma são mais indicadas pra ambientes escuros devido à fidelidade de cores e maior contraste, o que é muito bom pra quem gosta de cinema, pois oferecem cores mais vivas e não depende de luz pra que isso ocorra, ou seja, elas têm uma qualidade de imagem muito boa. Também são muito boas pra quem gosta de assistir esportes e games mais modernos, pois elas oferecem o que é chamado de “resolução dinâmica”, que nos proporciona melhor qualidade em cenas de movimento. Além disso, as TVs de plasma são super indicadas pra ambientes amplos, pois são muito mais fáceis e mais baratas de serem produzidas em tamanhos maiores. 
3) LED: As telas das TVs de LED são muito mais brilhantes, com o contraste muito melhor e as cores muito mais vivas quando comparadas ao modelo das de LCD, ou seja, têm uma imagem muito melhor, pois são feitas com diodos em emissores de luz (LED). Essas TVs também podem ser bem mais finas do que as outras (já existem com apenas 3 cm de espessura). Essas TVs atendem às normas Eco-friendly pois não necessitam de lâmpadas CCFLs e são completamente livres de mercúrio. Não utilizam chumbo pra fixação de componentes e faz com que o descarte e reciclagem das TVs possam ser feitos de forma segura e sem impacto para o meio ambiente. Os televisores de LED também atendem às normas Energy Star, pois possuem um nível baixíssimo de consumo de energia de até 40% menor do que as TVs de LCD do mesmo tamanho. 
NOSSA ESCOLHA: LED! Sem medo de ser feliz. As TVS de led são ecologicamente corretas e tecnicamente perfeitas! E o Brasil na tela de LED, vai brilhar muito mais nesta Copa. É olho na tela, olho no gol, e partir pro abraço! 

Sylvio MontenegroConsultor em Tecnologia da Informação

Fonte: Blog do Egidio Serpa

Nenhum comentário: