ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

sexta-feira, 14 de maio de 2010

DENÚNCIA: Comunidade do Espraiado em Acaraú é "vendida" para empresa de energia eólica






A comunidade praiana de Espraiado no município de Acaraú esta em polvorosa, tudo pelo fato de que o empresário Dedé Filomeno, tio do deputado estadual João Jaime Neto e irmão do ex-prefeito de Acaraú, João Jaime Ferreira Gomes Filho, ao vender um terreno que lhe pertencia na comunidade de Espraiado onde uma empresa de energia eólica pretende instalar naquele local um parque eólico, incluiu na negociação todo o território da comunidade de Espraiado sob o pretexto de que ali, onde vive mais de 2.000 habitantes a mais de 200 anos, seria a "fazenda espraiado" pertencente a sua família. Moradores apreensivos com a situação, dizem estarem sendo coagidos para que aceitem acordos com a empresa. Uma comissão esteve hoje na sessão da câmara municipal de Acaraú para denunciar a situação que estão vivendo e pedir ajuda aos eleitos pelo povo para defender a comunidade.

CLIMA TENSO

Sem terem sido comunicados com antecedência, sem um estudo sobre o impacto do parque eólico na comunidade e com medo de verem a comunidade pesqueira se acabar, moradores da comunidade de Espraiado estão em pé de guerra. Ameaçados, moradores se dizem preparados para enfrentar todo e qualquer tipo de ameaça com pau e pedras se for preciso.

IMPACTO AMBIENTAL

Aos olhos nus, da para se perceber que a intervenção do homem na região de Espraiado esta prejudicando a quem tem como meio de vida a pesca, devido à abertura de canais, estradas e desmatamento para instalações de torres de energia, o mar esta avançando sobre as pesqueiras e com isso reduzindo o ganha pão de cada dia da comunidade de Espraiado em Acaraú.


BRIGA JURÍDICA

Após ouvir o desabafo acalourados de vários moradores que se deslocaram até a câmara municipal para pedir apoio aos vereadores, O vereador Paulo Andrade (PMDB) colocou a câmara municipal a disposição de toda a comunidade e aconselhou aos moradores encaminhar à justiça, uma ação civil pública contra todos esses absurdos vividos pelos mesmos e orientou a população de Espraiado a entrar no ministério público com o pedido de usucapião a fim de garantir o direito de todos sobre o que de fato já lhes pertencem.

6 comentários:

Tidi disse...

Rapaz,

Em meio a essa denúncia me veio a mente o filme AVATAR!!! Como se assemelha o interesse econômico e o genocídio de um povo. Pois é uma vila de pescadores e se a maré está devastando as pesqueiras, devido ao processo de terraplanagem para montagem das torres. E os pescadores vão viver de que agora, hem ?!?!?
E a gente sabe que poucos são os empregos gerados.
QUE DEUS SALVE AQUELA VILA LINDA!!!

Tidi disse...

PARABÉNS ERASMO PELA CORAGEM QUE VC TEM!!!

Unknown disse...

VALDENIR DISSE:
LINDA MESMO...!!!!
É UMA DAS PRAIAS MAIS LINDA DE ACARAÚ...TODOS QUE A VISITAM...FICAM MARAVILHADOS...EXTASIADOS...!!!!
E NÃO VAMOS MESMO DEIXAR QUE NENHUM INTRUSO SE APROXIME DELA...QUERENDO ROUBAR O QUE É NOSSO POR DIREITO...!!!
VENHA CONHECER...E VERÁ COMO ELA É BELA...!!!
OBRIGADA ERASMO...POR ESSA REPORTAGEM...!!!!
VALDENIR ALVES

Anônimo disse...

sou de fortaleza minha esposa e da comunidade dos praiados tenho muito orgulho desta comunidade,pois gosto muito,praias lindas,e maguezais belos, e com muito esfosso estao reformando a igreja local, e gosto tambem do peixe fresco,estou na torcida por melhorias na comunidade do ESPRAIADOS um aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaabraço atodos. toimmmmmmmmm.

Anônimo disse...

naci naquela praia linda meu pai è pescador, espraido è nosso por direito como alguem pode querer destruir. um lugar daquele, gente com tanta esprança de progresso so que o progresso vem junto com a destruiçao. ganancia è nao pensa no futuro dos propios filhos.

Diego Bruno Alves disse...

minha Mãe Maria Leudimar Alves e de Espraiado mas saiu de la muito criança ainda pois avia perdido sua mãe Raymunda Firmina Alves então seu pai Barnabé Abreu Alves a levou para Fortaleza e a deixou com uma senhora para cria-la e ate hoje ela não tem noticia de ninguém lembrando qui isso faz um tempão minha mae e de 1965.