ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quinta-feira, 15 de abril de 2010

PERÍMETRO IRRIGADO: Com apenas 16% explorado, projeto baixo Acaraú já corre risco


O gerente executivo do Perímetro Irrigado Baixo Acaraú, Rogério Paganeli, disse ontem, durante reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- Agropacto, que dos 507 lotes em funcionamento, apenas 26% contam com sistema de irrigação já implantado, ou seja, 2.913,80ha. Informou ainda que existe uma área licitada sem atividade no total de 4.089,91 há e outra área de 1.026,29 há, pronta para licitação.
O projeto fica localizado no municipio de Acaraú com cerca de 70% total de sua área, a 220 km de Fortaleza e beneficia também os municípios de Marco e Bela Cruz.
Os dados referentes a primeira etapa do Projeto que foi iniciado em 2001 e previa a implantação de 8 .335 há de terras irrigáveis e que cultiva frutas, como banana, mamão, laranja e manga, entre outros. Mesmo sem concluir a primeira etapa, a gerência do perímetro anunciou que já está iniciando a segunda etapa do Projeto, que envolverá 4. 570 hectares. Inclusive que o DNOCS já está concluindo o Açude Taquara, que será o responsável pelo abastecimento desta etapa do projeto. O Perímetro hoje é abastecido pelo Rio Acaraú, Açude Edson Querioz, Jaibaras e Araras, o que o torna autosuficiente em água e energia., possuindo a uma subestação que garante o fornecimento elétrico.
A grande reclamação dos produtores foi com relação a sustentabilidade do Projeto. Segundo um dos irrigantes do projeto Baixo Acaraú, Edimar Mesquita de Oliveira, mesmo diante da boa localização estratégica do Perímetro, próximo ao porto de Pecém, o equipamento poderá vir à falência. Isso porque, apenas 9% dos lotes possuem sustentabilidade.

Confira os dados da Primeira etapa do Projeto

PRIMEIRA ETAPA:
Área Bruta: 9.642ha
Área Irrigável: 8.335ha

NÚMERO DE LOTES DISPONÍVEIS PARA IRRIGAÇÃO:
Lotes de Pequeno Produtor: 478 Lotes – 3.872ha
Lotes de Técnicos em Ciências Agrárias: 52 Lotes – 910ha
Lotes de Empresários: 54 Lotes – 3.248ha
Áreas Adjacentes: 199 – 305ha

Com informações do Site AVOL

Nenhum comentário: