ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

domingo, 28 de março de 2010

SEMANA SANTA: Bênção, missas e procissão no Domingo de Ramos em Acaraú


Acenando com ramos, a multidão o aclamava ``Rei dos judeus``, ``Hosana ao filho de Davi``. Foi saudando o ``Messias, o libertador``, que o povo recebeu Cristo em Jerusalém, esperançoso de libertação política e econômica imposta pelo governantes romanos. Essa passagem das Sagradas Escrituras é lembrada neste domingo, 28, celebrado pelos cristãos católicos como Domingo de Ramos.

É a abertura oficial dos ritos litúrgicos da Semana Santa. As paróquias da Arquidiocese de Fortaleza vão lembrar a data com procissões e missas pela manhã e à tarde. O arcebispo da Capital, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, vai participar da procissão que sairá às 8 horas da Igreja do Cristo Rei, na Aldeota, seguindo até a Catedral Metropolitana. Antes de iniciar a caminhada dos fiéis, dom José Antônio abençoará os ramos e, na Catedral, presidirá a concelebração eucarística com início previsto para as 9 horas.

``Neste Domingo, aclamamos Jesus como o Messias que vem realizar as promessas dos profetas e instaurar definitivamente o Reino do Deus da vida: justiça para os pobres e marginalizados; participação de todos nos bens e na construção da sociedade; convivência fraterna na partilha; paz entre as nações; diálogo aberto e sincero entre as culturas. Jesus é aclamado Rei e se entrega para a sua morte``, explica o padre Raimundo Nonato de Oliveira Neto.

Pároco da Igreja de São Vicente de Paulo, no bairro Dionísio Torres, ele lembra que no Domingo de Ramos, início da Semana Santa, proclamamos dois Evangelhos: o que se refere à festa dos judeus com a chegada de Cristo em Jerusalém e o que relata a Paixão de Jesus com o seu julgamento e condenação à morte na cruz.

O vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Regional Nordeste I, dom José Haring (bispo de Limoeiro do Norte), ressalta ainda os três momentos da celebração deste domingo: a bênção dos ramos, a procissão (lembrando a chegada de Cristo a Jerusalém) e a Paixão. É a preparação para o momento da Páscoa.

Secretária da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, no bairro Otávio Bonfim, Lúcia Maciel diz que não perde as celebrações da Semana Santa, a partir do Domingo de Ramos. Muitos viajam, saem da cidade para se divertir e esquecem das celebrações. Para mim é muito importante participar de todos os momentos``, disse.


PROGRAMAÇÃO

Catedral Metropolitana (Centro) - 9 horas - chegada da procissão de ramos e concelebração eucarística presidida pelo arcebispo dom José Antônio.

Paróquia de Nossa Senhora das Dores (Otávio Bonfim) - 6h30min, 17 horas e 19 horas - missas.

N.S. de Fátima - 7h, 9h, meio-dia, 17h e 19h - missas dos ramos.

Paróquia de N.S. de Nazaré (Montese) - 16h - Procissão e bênção. Missas às 8h, 16h30min, 18h e 19h30min.

Paróquia de São Vicente de Paulo - 8 horas & Bênção, procissão e missa. Outras missas: 11h30min, 17h30min e 19h30min.

Paróquia do Cristo Rei - 8 horas - bênção dos Ramos pelo arcebispo dom José Antonio e procissão para a Catedral. Haverá missas às 11h, 17h e 19h. 

Interior

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Acaraú - Missa de Ramos, bênção dos Ramos pelo Monsenhor Edson Magalhães e procissão para a Matriz.

Com informações do Jornal O POVO

Nenhum comentário: