ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

terça-feira, 30 de março de 2010

EDUCAÇÃO: Campus de Acaraú leva educação de qualidade à região do Baixo Acaraú

Disponibilizar educação profissional e tecnológica de qualidade, além de desenvolver pesquisas e projetos de extensão, direcionados à comunidade do litoral Oeste, mais especificamente do Baixo Acaraú. Esses são os principais objetivos do campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE), em implantação no município de Acaraú.
 
A nova sede, construída em uma área de 5.839,72 m2,apresenta 65% da construção concluída. As obras contam com um investimento de mais de R$ 3 milhões do governo federal. Entre as instalações físicas da entidade, destacam-se 16 salas de aula, 08 laboratórios (de tecnologia pesqueira e do pescado, de aquicultura, de máquinas e motores, de química, de gastronomia e de informática), blocos de administração, de alojamento e de convivência, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva, piscina, cantina, cozinha, guarita de vigilância e estacionamento.
 
O campus de Acaraú é a primeira instituição da expansão da rede profissional de educação profissional e tecnológica no Ceará a oferecer cursos na área marítimo-portuária. Os cursos que estão previstos serem oferecidos inicialmente pelo campus de Acaraú são: técnico subsequente em Aquicultura e em Pesca e Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Física. Os cursos, cujos planos curriculares estão sendo concluídos, foram definidos por meio de audiências públicas junto a setores produtivos e representantes da sociedade. O primeiro processo seletivo do campus de Acaraú deverá ocorrer até agosto deste ano e as aulas iniciarão no segundo semestre. 
 
O campus de Acaraú está centrado no desenvolvimento dos arranjos produtivos locais, voltados para a área da pesca e aquicultura. A instituição objetiva a implementação da formação de programas de extensão, de divulgação científica e tecnológica e a valorização da pesquisa aplicada, da produção cultural, do empreendedorismo e do cooperativismo. Descentralizando o ensino da capital, a entidade que tem como intuito garantir a fixação dos estudantes em sua região de origem, apresenta duas extensões: o núcleo avançado de Camocim e o campus avançado de Tianguá.
 
“O campus de Acaraú é uma instituição de ensino profissional marítimo- portuária, compromissada com desenvolvimento social, econômico e cultural da região do Baixo Acaraú, tendo como finalidade atender plenamente todos os requisitos de qualidade necessários para um excelente desenvolvimento de suas atividades educacionais”, defende o coordenador de implantação do campus de Acaraú, prof. Amilton Nogueira de Vasconcelos. 
 
Fonte: AVOL

Nenhum comentário: