ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quarta-feira, 17 de março de 2010

CONTRIBUINTES AGRACIADOS: Acaraú participa de premiação em Sobral


A região cearense com o segundo maior volume de arrecadação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) recebe, hoje, a cerimônia de entrega do Prêmio Contribuintes Ceará 2009. Logo mais à noite, as 15 empresas que mais recolheram o tributo no Norte do Estado serão homenageadas, assim como as três entidades filantrópicas que mais receberam recursos através do programa Sua Nota Vale Dinheiro e contabilistas. A solenidade ocorre às 20h, no Palace Buffet, em Sobral (Rua José Lopes Pontes, 120, Dom Expedito).

O objetivo da premiação é incentivar a postura fiscal responsável dos contribuintes, por meio do reconhecimento às empresas que realizam o pagamento correto e pontual dos tributos, garantindo ainda a capacidade de investimento do Estado. Resultado de uma parceria entre o governo estadual, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), e o Sistema Verdes Mares (SVM), o Prêmio Contribuintes 2009 conta, ainda, com o patrocínio do Bradesco, da Schincariol, do Moinho Dias Branco, do Banco do Nordeste, da Petrobras e da OI.

A região Norte engloba 52 municípios, dos quais, seis serão representados através de empresas vencedoras do prêmio: Tianguá, Camocim, Itapipoca, Ubajara, Sobral  e em especial, Acaraú, onde oito das 15 homenageadas estão localizadas. A região tem forte destaque na economia estadual por abrigar um dos maiores polos calçadistas do Estado - ressalte-se que os calçados são o item de maior exportação do Ceará.

Entretanto, apesar deste peso no setor calçadista, o Norte cearense também contribui à economia do Estado através de diversos outros setores, que também estão contemplados no Prêmio Contribuintes, com destaque para o de confecções e de alimentos e bebidas. Através de suas empresas, a região foi responsável pela arrecadação de R$ 176,5 milhões entre o período de novembro de 2008 a outubro de 2009, intervalo utilizado como base para a escolha dos estabelecimentos vencedores.

Hoje, recebem a comenda as 10 maiores arrecadadoras de ICMS da região, assim como as que mais recolheram o tributo entre as micros e pequenas empresas inscritas no regime tributário do Simples Nacional. Além disso, a premiação deste ano traz como novidade o reconhecimento aos profissionais de contabilidade de cada região.

"O Prêmio Contribuintes é uma demonstração de que aquele que trabalha corretamente contribui para o desenvolvimento do Estado, tornando-se um parceiro de quem mais precisa, porque é por meio das políticas públicas que o Governo do Ceará pode atender às demandas da sua população", destaca o secretário da Fazenda, Mauro Filho. Ele reforça o trabalho pedagógico desenvolvido com o programa "Sua Nota Vale Dinheiro", que tem incentivado os consumidores a exigirem a nota fiscal na hora da compra, reduzindo os índices de sonegação.

O Contribuintes Ceará, que está em sua terceira edição, distingue as instituições filantrópicas que mais recolheram essas notas, enviando-as à Sefaz e recebendo, em troca, 0,5% do valor delas. "Por entender a importância da arrecadação para a saúde socioeconômica do Ceará, o SVM é parceiro nessa causa. Temos percebido que, ao longo desses três anos, o Prêmio Contribuintes tem tido como honroso retorno uma maior consciência por parte dos cidadãos e do empresariado", ressalta o diretor comercial do Diário do Nordeste, Antônio Vidal.

Nenhum comentário: