Uma pesquisa feita junto a seis financeiras de montadoras de veículos apontou as modalidades e taxas de juros oferecidas para compra de um carro novo. No levantamento, quem está pensando em adquirir um veículo pode conferir as condições oferecidas por cada financeira, além do prazo máximo de parcelamento e da taxa para abertura de crédito (ou equivalente).
Há duas modalidades para escolher na hora de financiar um carro. O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é o mais simples e mais utilizado atualmente. Já o leasing cresceu nos últimos anos, de 10% da preferência dos compradores em 2004 para 24% no terceiro trimestre de 2009, de acordo com a Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef).
Segundo Luiz Montenegro, presidente da Anef, as duas modalidades apresentam custos parecidos atualmente. "Ao longo de 2008, o leasing foi mais contratado, por questões de custo. Em dezembro de 2008, o governo reduziu o IOF de 3% para 1,5% e o custo das operações de leasing e CDC ficaram semelhantes", afirmou.
As diferenças ficam por conta do prazo mínimo de 24 meses e não incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para o leasing, enquanto o CDC pode ser contratado por períodos menores e o IOF está incluído no cálculo das parcelas.
Além disso, no leasing o veículo fica em nome da empresa financiadora até o final da operação, quando será possível passar o carro para seu nome mediante uma taxa de transferência que custa R$ 182 (em São Paulo). No CDC, o veículo fica no nome do proprietário durante o financiamento, mas é dado como garantia e alienado até a quitação da dívida.
Segundo Montenegro, como as modalidades têm custo semelhante atualmente, para decidir é preciso verificar o Custo Efetivo Total (CET) da operação e escolher a mais barata. Desde 2007, o Banco Central obriga a financeira a informar o custo total - representado por uma porcentagem, que inclui taxa de juros, tarifas como a taxa de abertura de crédito, impostos, seguros, acessórios e outras despesas cobradas do cliente.
"Na hora de comprar o carro, é preciso fazer a pesquisa de preço e também a pesquisa com relação a linha de crédito. Sempre optar pela que tem custo efetivo mais barato e sempre exigir que informem o CET", disse Montenegro. As taxas informadas no levantamento são uma média nacional, assim é possível encontrar mais baratas e mais caras, dependendo da região.
Confira tabela com os juros em cada financeira
Fonte: Portal Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário