O Núcleo de Pesquisa Aplicada à Pesca Marinha e Continental e Aquicultura Familiar, Portos e Navegação/Nordeste III, integrado pelos docentes do campus de Acaraú (em implantação) do Instituto Federal do Ceará (IFCE), teve aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em dezembro de 2009, projeto de pesquisa na área de construção naval. Com o título “Catamarã: uma alternativa sustentável para modernização da pesca artesanal no Nordeste do Brasil”, o projeto foi elaborado pelos professores João Vicente Mendes Santana e Toivi Masih Neto em parceria com a UFRJ e UFC.
O grupo visa a desenvolver um protótipo de catamarã em fibra de vidro, para ser utilizado na pesca artesanal. O catamarã é uma embarcação com dois cascos, com propulsão à vela ou motor, que se destaca por sua elevada estabilidade e velocidade em relação às embarcações monocasco. O projeto tem por objetivo a viabilidade técnica e econômica como alternativa para a substituição da frota artesanal pesqueira à vela por uma embarcação mais moderna, mais segura e que ofereça melhores condições de trabalho e, conseqüentemente, melhor qualidade de vida ao pescador artesanal. O protótipo será construído no município de Acaraú, a partir da análise feita por especialistas.
Após a sua construção, a embarcação será testada por um ano, por pescadores artesanais vinculados à Colônia Z-8 de Acaraú. Durante este período, estarão sendo avaliadas a viabilidade técnica e econômica. Com representatividade em todas as regiões do País, os Núcleos de Pesquisa Aplicada à Pesca Marinha e Continental e Aquicultura Familiar, vinculados ao Ministério da Pesca, objetivam o desenvolvimento de projetos, visando à construção e implementação de políticas para a formação humana na área da Pesca e Aquicultura, em integração com a comunidade do litoral. Os docentes do IFCE de Acaraú já tiveram outros projetos direcionados aos pescadores da região, aprovados pelo Ministério da Educação (MEC).
Fonte: AVOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário